Metro do Porto e STCP disponíveis para alargar horário nas noites de fim de semana

Metro do Porto

-

A Metro do Porto e a STCP anunciaram esta terça-feira estar “totalmente abertas e disponíveis” para estudar o alargamento de horários nas noites de fim de semana, defendido pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

Em resposta escrita enviada à Lusa, fonte de ambas as empresas de transportes públicos afirmou também que a Metro do Porto e a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) estão igualmente disponíveis para “trabalhar em conjunto com a Câmara do Porto na implementação” do alargamento do horário.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou na semana passada, numa reunião pública do executivo, desejar ver os transportes públicos a circularem na cidade 24 horas às sextas-feiras e aos sábados.

Rui Moreira, que falava a propósito do problema do estacionamento automóvel na baixa da cidade durante a noite no fim de semana, lembrou que a promoção do funcionamento noturno do metro e da STCP foi uma das questões que levantou em campanha eleitoral.

Promessa eleitoral

De acordo com o manifesto eleitoral do independente, a ideia é “promover o funcionamento noturno contínuo do metro nas noites de sexta-feira, sábado e vésperas de feriado, na Linha Amarela (Hospital de S. João/Gaia) e na Linha Azul (estádio do Dragão/Senhora da Hora), à semelhança do que sucede em diversas cidades europeias, promovendo, simultaneamente e em articulação com a STCP, o reforço do serviço madrugada em complemento à rede do metro”.

Esta medida, “que visa a redução da sinistralidade, a redução da necessidade de policiamento noturno excessivo nos canais de saída do centro da cidade e a redução da poluição, tem como efeito um incremento geral da sustentabilidade da cidade, com efeitos também ao nível do turismo”, sustenta o documento.

A STCP tem já uma rede de madrugada, sendo que nas noites de sexta-feira e sábado a procura é “muito razoável”.

Já o metro “transporta cerca de três milhões de clientes por ano às sextas-feiras e sábados à noite”, apesar de fechar à 1h30.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Norte-americano morre após overdose de guloseimas

Um homem de 54 anos morreu na sequência de uma paragem cardíaca causada por hipocaliemia severa. A ingestão de alcaçuz preto em altas quantidades é apontada como a causa da morte. Um norte-americano de 54 anos, …

Cidade brasileira de Manaus pode já ter atingido a imunidade de grupo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, sugere que a cidade brasileira de Manaus, a capital do estado do Amazonas, pode já ter atingido a imunidade de grupo para o novo coronavírus …

Segunda vaga da covid-19 aumenta fosso entre ricos e os pobres em Madrid

A capital de Espanha foi a mais atingida da Europa ao nível de contágios e mortes por covid-19, situação que levou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, a decretar o bloqueio parcial …

Sobrinho de Pablo Escobar terá encontrado 18 milhões escondidos na parede do apartamento do traficante

Um sobrinho do traficante colombiano Pablo Escobar disse que encontrou 18 milhões de dólares em dinheiro escondidos dentro de uma parede de um dos apartamento do seu tio. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Bebé nasce durante voo (e companhia aérea oferece-lhe "passagem vitalícia")

Foi durante uma viagem de avião que uma menina resolveu vir ao mundo A mãe da bebé viajava num voo da Egyptair quando entrou em trabalho de parto e teve direito a um presente inesperado. …

Pelo menos 22 mortos em queda de avião militar na Ucrânia

Pelo menos 22 pessoas morreram, esta sexta-feira, na queda de um avião militar no este da Ucrânia, entre as quais estudantes de uma escola militar, havendo ainda registo de dois feridos graves. "Vinte mortos e dois …

Empresas espanholas terão de pagar despesas dos funcionários em teletrabalho

A lei não se aplicará se o teletrabalho tiver sido forçado pela pandemia de covid-19, mas a empresa terá de assumir, porém, as despesas dos funcionários que estejam a trabalhar à distância. De acordo com o …

Benfica: empresário de Everton já fala sobre futuro

"Não sei se vai sair daqui a um ano ou dois anos". Márcio Cruz confessa que o brasileiro ficou "muito chateado" quando o Benfica ficou fora da Liga dos Campeões. Everton é um dos reforços mais …

Direita religiosa está a "sabotar" a luta contra a covid-19 na Coreia do Sul

A relutância da direita religiosa sul-coreana em obedecer às regras sanitárias está a deixar o Governo preocupado. Teme-se uma segunda vaga do novo coronavírus no país. O facto de a Coreia do Sul ter suspendido os …

Greve climática no Ártico. Em protesto, Mya-Rose sentou-se num bloco de gelo durante 5 horas

Na greve climática mais a norte do mundo, Mya-Rose Craig, ornitóloga e defensora da natureza, clima e igualdade de direitos, foi fotografada a protestar em cima de um bloco de gelo no Ártico, a norte …