/

Notas nos exames de Português e Matemática sobem. Só Filosofia não chegou à positiva

Valter Campanato / ABr

As médias subiram na maioria das disciplinas levadas a exame na 1ª fase, incluindo Português e Matemática. Filosofia foi a única disciplina cujos resultados não conseguiram chegar aos dez valores.

As médias da 1ª fase dos exames nacionais pelos alunos do 11.º e 12.º anos do Ensino Secundário subiram na maioria das disciplinas e, num total de 22 provas, apenas a Filosofia a média não chegou à nota positiva, tendo ficado nos 9,8 valores (quando no ano passado tinha chegado aos 11,1), avança o semanário Expresso.

De resto, todas as médias são positivas, destacando-se a subida em todos os exames de Matemática, disciplina que tradicionalmente apresenta médias mais baixas.

O exame de Matemática A passou de uma média de 10,9 para 11,5 valores. No caso da Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS) a classificação média subiu oito décimas – de 10,2 para 11 valores – e na Matemática B, a média saltou de 12,2 valores para 14,6.

Recorde-se que, no mês passado, a sociedade a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) classificou o exame nacional da disciplina como “uma prova pobre que não avalia de forma equilibrada a aprendizagem prevista no currículo”.

Quanto à mais concorrida das provas – o exame de Português, obrigatório em todos os cursos orientados para prosseguir os estudos- a média subiu de 11 para 11,8 valores.

Também História A, que nos últimos anos tem dado trabalho aos alunos do Secundário, chegou este ano à positiva. A média passou de 9,5 para 10,4 valores. A classificação média também subiu a História da Cultura e das Artes, Geometria Descritiva A.

Relativamente às disciplinas que tiveram descida das notas, destaca-se de forma significativa o exame de Geografia A, assim como o exame de Física e Química (as médias caíram 6 pontos, de 10,6 valores para 10,0, ficando na linha de água da positiva) e ainda Biologia e Geologia, com uma diminuição de duas décimas (agora nos 10,7 valores).

Quanto à taxa de reprovação, esta foi maior nos exames de Físico-Química (14% – mais 4% do que no ano passado), Matemática A (12% – menos 2%) e História A (11% – menos 2%).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.