/

Japoneses alugam cada vez mais carros. E não é para conduzir

No Japão, vários carros estão a ser alugados, mas não para serem conduzidos. Os japoneses usam os veículos como espaço de trabalho, para dormir ou até mesmo para carregar telemóveis.

Num país cada vez mais densamente populado, os japoneses procuram novos espaços privados onde possam fazer vários tipos de tarefas. Um dos locais de eleição dos nipónicos parecem ser os carros alugados. Tudo começou quando as empresas de aluguer de carros notaram que os veículos estavam a ser devolvidos sem que tenham sido conduzidos.

Para tentarem descobrir o que se estava a passar, duas das maiores empresas fizeram inquéritos aos seus clientes. As descobertas espantaram tudo e todos, após terem percebido que os seus consumidores estavam a usar os carros para vários tipos de tarefas de quotidiano, lazer e até mesmo trabalho.

De acordo com o The Asahi Shimbun, alguns clientes confessaram usar os carros para tirar sestas, trabalhar, armazenamento, carregar telemóveis, comer, falar ao telemóvel e ver televisão. Em alguns episódios mais peculiares, usavam os carros para se mascararem para o Halloween ou para praticar rap.

https://twitter.com/james_riney/status/1146925498913550337

Carros alugados são um verdadeiro fenómeno no Japão, com muitos asiáticos a preferirem alugar carros em vez de terem veículo próprio. Para além de serem acessíveis e fáceis de localizar, podem ser alugados por apenas quatro dólares por meia hora.

Em média, um carro passa 90% da sua existência estacionado. Empresas como a Uber prometiam resolver este problema, mas só vieram piorá-lo ao acrescentar mais carros nas ruas.

Aluguei um carro para comer uma refeição embalada que comprei numa loja de conveniência porque não encontrei nenhum outro lugar para almoçar”, contou um funcionário que mora em Saitama, perto de Tóquio.

“Normalmente, o único lugar onde posso tirar uma soneca enquanto visito os meus clientes é um cibercafé em frente à estação, mas alugar um carro para dormir é apenas algumas centenas de ienes, quase o mesmo que ficar no cibercafé”, disse outro cliente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.