Japoneses alugam cada vez mais carros. E não é para conduzir

No Japão, vários carros estão a ser alugados, mas não para serem conduzidos. Os japoneses usam os veículos como espaço de trabalho, para dormir ou até mesmo para carregar telemóveis.

Num país cada vez mais densamente populado, os japoneses procuram novos espaços privados onde possam fazer vários tipos de tarefas. Um dos locais de eleição dos nipónicos parecem ser os carros alugados. Tudo começou quando as empresas de aluguer de carros notaram que os veículos estavam a ser devolvidos sem que tenham sido conduzidos.

Para tentarem descobrir o que se estava a passar, duas das maiores empresas fizeram inquéritos aos seus clientes. As descobertas espantaram tudo e todos, após terem percebido que os seus consumidores estavam a usar os carros para vários tipos de tarefas de quotidiano, lazer e até mesmo trabalho.

De acordo com o The Asahi Shimbun, alguns clientes confessaram usar os carros para tirar sestas, trabalhar, armazenamento, carregar telemóveis, comer, falar ao telemóvel e ver televisão. Em alguns episódios mais peculiares, usavam os carros para se mascararem para o Halloween ou para praticar rap.

https://twitter.com/james_riney/status/1146925498913550337

Carros alugados são um verdadeiro fenómeno no Japão, com muitos asiáticos a preferirem alugar carros em vez de terem veículo próprio. Para além de serem acessíveis e fáceis de localizar, podem ser alugados por apenas quatro dólares por meia hora.

Em média, um carro passa 90% da sua existência estacionado. Empresas como a Uber prometiam resolver este problema, mas só vieram piorá-lo ao acrescentar mais carros nas ruas.

Aluguei um carro para comer uma refeição embalada que comprei numa loja de conveniência porque não encontrei nenhum outro lugar para almoçar”, contou um funcionário que mora em Saitama, perto de Tóquio.

“Normalmente, o único lugar onde posso tirar uma soneca enquanto visito os meus clientes é um cibercafé em frente à estação, mas alugar um carro para dormir é apenas algumas centenas de ienes, quase o mesmo que ficar no cibercafé”, disse outro cliente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …