//

“Faço de ti um heterossexual à chapada”. Homem ataca jovem em dia de Orgulho Gay em Barcelona

No mesmo dia em que se realizava o Pride Barcelona 2019, um jovem homossexual foi vítima de um ataque homofóbico no interior de um restaurante McDonald’s localizado na mesma cidade onde decorria o evento.

Num vídeo, filmado e partilhado esta sexta-feira nas redes sociais, é possível assistir ao ataque verbal. O homem critica a roupa do jovem, que vestia uns calções, sapatilhas brancos e uma t-shirt florescente, e este chama o segurança do estabelecimento.

“Tenho de suportar que um tipo me venha dizer que não posso andar assim vestido?”, pergunta o jovem ao segurança, enquanto o atacante está à sua frente. “Eu só disse que estás num sítio público”, rebate o homem

A discussão continua à frente do segurança do restaurante que assiste passivamente ao momento. “Então tenho de andar como tu queres. É o dia do orgulho gay”, explica o jovem.

Neste momento que o homem vestido com roupa preta passa ao ataque e às ameaças: “É-me indiferente! Também é o dia de dar chapadas. Queres ver como te dou umas quantas? Faço de ti um heterossexual à chapada”.

Mas as ameaças não ficam por aqui. “Não tens guarda-costas? Quando sair, dou-te umas chapadas e passa-te a paneleirice”, acrescenta. A certo ponto, e perante a atitude impávida e serena do segurança, aproxima-se um outro homem e leva o atacante para fora do espaço.

A organização do Pride Barcelona condenou o sucedido no Twitter. ”Estamos completamente indignados com o grave episódio de homofobia que aconteceu ontem num estabelecimento perto da Plaza Universitat. A vítima tem todo o nosso apoio para fazer a denúncia”, lê-se no tweet.

https://twitter.com/PrideBarcelona/status/1144513988220411904

A presidente da Câmara de Barcelona, Ada Colau, também condenou a agressão e disse que “Barcelona é uma cidade orgulhosamente diversificada” e que defenderá “o género e a liberdade sexual de todas as pessoas”.

No início do mês, o Observatório Contra a Homofobia (OCH) da Catalunha alertou sobre um aumento de 30% nas agressões contra pessoas LGBTI registadas no ano passado. No total, foram registados 70 casos, acrescentando ameaças, insultos e agressões de diferentes proporções. “Há um surto de violência contra pessoas LGTBI por parte de jovens no campo da vida noturna, antes ou depois do lazer”, disse a entidade, que também alertou sobre a idade dos agressores.

A maioria dos cidadãos que comentaram sobre o episódio, concordaram que esta cena é o melhor exemplo de por que em 2019 é tão necessária a celebração do Pride e a luta pelos direitos das pessoas. com diversidade de género e orientação sexual.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.