/

Isabel dos Santos diz que tem pagamento à CGD “em dia”

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

A filha do ex-presidente de Angola usou o Twitter para garantir que tem todos os pagamentos do empréstimo de 125 milhões de euros concedido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) em 2009 “em dia”.

A reacção, ao início da tarde deste sábado, surgiu depois de o jornal Correio da Manhã ter feito manchete com o empréstimo utilizado para a aquisição de ações da operadora Zon (actual Nos). O financiamento original foi feito no final de 2009 e mereceu um parecer condicionado da Direção-Geral de Risco da Caixa.

Através da sua conta no Twitter, a empresária angolana precisa que do financiamento “60% [está] amortizado” e que atualmente “o valor das ações da Nos que servem de colateral têm um valor de mercado cerca de 10 vezes superior ao valor líquido do financiamento”.

https://twitter.com/isabelaangola/status/1132280427333468161?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed&ref_url=https%3A%2F%2Fcdn.embedly.com%2Fwidgets%2Fcard.html%23sid%3D89251f0677d541a085a8fee8fa045623

Citando um relatório do Banco de Portugal de 2011 sobre créditos da Caixa Geral de Depósitos para a compra de ações, o Correio da Manhã refere que, neste caso, o financiamento foi concedido pelo banco público à Kento Holding Limited, sociedade do Grupo Fidequity, detido por Isabel dos Santos.

O jornal adianta que o referido relatório indica que o crédito foi concedido pelo prazo de sete anos, com três anos de carência de capital, e pagamento de juros à taxa Euribor a seis meses, mais um spread de 2%.

Para pagamento do empréstimo, escreve ainda o jornal citando o relatório, “as garantias consistem no penhor financeiro das ações adquiridas, num depósito a prazo (no valor inicial de 14,425 milhões de euros), a remunerar em condições de mercado, e o aval da engenheira Isabel dos Santos, consubstanciado numa livrança subscrita pela Kento e avalizada pela própria”.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.