/

Partido de Modi a caminho de resultado histórico na Índia

narendramodiofficial / Flickr

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o seu partido nacionalista hindu lideram a contagem de votos nas legislativas do país.

Às 10h05 (05h35 em Lisboa), o Partido Bharatiya Janata (BJP, ou Partido do Povo Indiano, no poder) liderava a contagem em 277 círculos eleitorais, enquanto o seu principal rival, o Congresso Nacional Indiano, dominava em 55, de acordo com o ‘site’ da comissão eleitoral indiana.

A câmara baixa do Parlamento indiano conta 542 lugares, sendo que para formar governo um partido ou coligação precisa de 272 assentos. A contagem dos votos arrancou às 08h00, depois de um escrutínio organizado em sete fases.

O partido nacionalista hindu de Narendra Modi está a caminho de uma vitória histórica nas eleições legislativas indianas. No Twitter, o primeiro-ministro escreveu “juntos crescemos”. “Juntos construíremos uma Índia forte e inclusiva. A Índia ganha outra vez!

A confirmar-se este resultado, será a primeira vez desde 1984 que um partido alcança a maioria absoluta por duas vezes consecutivas no Lok Sabha, a câmara baixa do Parlamento indiano.

Durante seis semanas, entre abril e maio, 67% dos 900 milhões de eleitores indianos participaram na maior eleição já realizada no país. As eleições tiveram início em 11 de abril, e foram vistas como um referendo a Modi, cujas reformas económicas não tiveram grande êxito, mas muito popular no país de 1,3 mil milhões de pessoas.

Com 68 anos, o filho de um vendedor de chá em Gujarat chegou ao poder em 2014 e enfrentou neste escrutínio vários poderosos partidos regionais e o partido do Congresso, liderado pelo herdeiro da dinastia política Nehru-Gandhi, Rahul Gandhi.

De acordo com várias sondagens, divulgadas no domingo, Modi e o BJP vão conseguir um novo mandato de cinco anos.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.