/

Encontrados misteriosos “vasos da morte” numa floresta remota do Laos

1

Investigadores descobriram 15 locais no país do Laos, no Sudeste Asiático, que continham mais de cem enormes jarros de pedra de há cerca de mil anos. Acredita-se que os potes tenham sido usados ​​para armazenar os mortos.

Foram encontrados milhares de jarros semelhante em todos os vales e colinas do planalto central de Xiangkhoang, mas as suas origens e propósitos têm intrigado os arqueólogos há muito tempo. Uma teoria propõe que os corpos foram colocados dentro durante um conjunto complexo de práticas funerárias.

A última descoberta indica que os frascos foram espalhados por uma área maior do que se pensava anteriormente, de acordo com uma equipa de arqueólogos da Universidade Nacional Australiana. No total, identificaram 137 frascos individuais numa área florestal remota e montanhosa com a ajuda de autoridades do governo do Laos.

“Os novos sítios foram visitados apenas por caçadores de tigres ocasionais. Agora redescobrimos, esperamos construir uma imagem clara sobre a cultura e como se livrava dos seus mortos”, disse Nicholas Skopal, um dos membros da ANU em comunicado.

Outro membro da equipa da ANU, Dougald O’Reilly, diz que a distribuição mais ampla pode significar que as práticas funerárias associadas também eram mais comuns do que os especialistas supunham.

“É evidente que os potes, alguns a pesar várias toneladas, foram esculpidos em pedreiras e de alguma forma transportados, muitas vezes vários quilómetros até aos seus locais atuais”, disse O’Reilly. “Mas a razão pela qual estes locais foram escolhidos como o local de descanso final para os jarros ainda é um mistério. Além disso, não temos evidências de ocupação nesta região.”

Ao lado dos potes, os arqueólogos também encontraram discos esculpidos, que podem ter funcionado como algum tipo de marcador de enterro. Curiosamente, o lado dos discos que continham as esculturas elaboradas foi encontrado virado para baixo. Entre as esculturas, a equipa identificou círculos concêntricos, figuras humanas e criaturas. “O entalhe decorativo é relativamente raro nos locais dos jarros e não sabemos por que alguns discos têm imagens de animais e outros têm desenhos geométricos”, disse O’Reilly.

Além disso, os locais também estavam cheios de outros artefactos, incluindo cerâmicas, contas de vidro, ferramentas de ferro, jóias, equipamentos de fabricação de panos e vários frascos em miniatura.

ZAP //

1 Comment

  1. Esse método de utilizar vasos como “caixões” é comum em antigas culturas indigenas da América do Sul. Contudo aqui os vasos eram confeccionados em cerâmica. Nesses enormes vasos eram depositados os mortos com os joelhos flexionados e bastante compactos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.