Encontrados misteriosos “vasos da morte” numa floresta remota do Laos

Investigadores descobriram 15 locais no país do Laos, no Sudeste Asiático, que continham mais de cem enormes jarros de pedra de há cerca de mil anos. Acredita-se que os potes tenham sido usados ​​para armazenar os mortos.

Foram encontrados milhares de jarros semelhante em todos os vales e colinas do planalto central de Xiangkhoang, mas as suas origens e propósitos têm intrigado os arqueólogos há muito tempo. Uma teoria propõe que os corpos foram colocados dentro durante um conjunto complexo de práticas funerárias.

A última descoberta indica que os frascos foram espalhados por uma área maior do que se pensava anteriormente, de acordo com uma equipa de arqueólogos da Universidade Nacional Australiana. No total, identificaram 137 frascos individuais numa área florestal remota e montanhosa com a ajuda de autoridades do governo do Laos.



“Os novos sítios foram visitados apenas por caçadores de tigres ocasionais. Agora redescobrimos, esperamos construir uma imagem clara sobre a cultura e como se livrava dos seus mortos”, disse Nicholas Skopal, um dos membros da ANU em comunicado.

Outro membro da equipa da ANU, Dougald O’Reilly, diz que a distribuição mais ampla pode significar que as práticas funerárias associadas também eram mais comuns do que os especialistas supunham.

“É evidente que os potes, alguns a pesar várias toneladas, foram esculpidos em pedreiras e de alguma forma transportados, muitas vezes vários quilómetros até aos seus locais atuais”, disse O’Reilly. “Mas a razão pela qual estes locais foram escolhidos como o local de descanso final para os jarros ainda é um mistério. Além disso, não temos evidências de ocupação nesta região.”

Ao lado dos potes, os arqueólogos também encontraram discos esculpidos, que podem ter funcionado como algum tipo de marcador de enterro. Curiosamente, o lado dos discos que continham as esculturas elaboradas foi encontrado virado para baixo. Entre as esculturas, a equipa identificou círculos concêntricos, figuras humanas e criaturas. “O entalhe decorativo é relativamente raro nos locais dos jarros e não sabemos por que alguns discos têm imagens de animais e outros têm desenhos geométricos”, disse O’Reilly.

Além disso, os locais também estavam cheios de outros artefactos, incluindo cerâmicas, contas de vidro, ferramentas de ferro, jóias, equipamentos de fabricação de panos e vários frascos em miniatura.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Esse método de utilizar vasos como “caixões” é comum em antigas culturas indigenas da América do Sul. Contudo aqui os vasos eram confeccionados em cerâmica. Nesses enormes vasos eram depositados os mortos com os joelhos flexionados e bastante compactos.

RESPONDER

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …