/

O super-vulcão de Nápoles espalhou cinza por todo o Mediterrâneo

1

Uma erupção na super-caldeira dos Campos Flégreos, em Nápoles, originou, há 29.000 anos, uma camada de cinzas vulcânicas tão intensa que os sedimentos espalharam-se por todo o Mar Mediterrâneo, revelou um novo estudo.

A erupção da formação desta caldeira, há 40.000 anos, é considerada a maior erupção conhecida na Europa nos últimos 200 anos, recordam os autores na nova publicação, cujos resultados foram no fim de abril publicados na revista Geological Society of America.

Pouco ou nada se sabe das outras grandes erupções deste super-vulcão italiano antes da formação da sua caldeira mais recente, registada há 15.000 anos.

Na nova investigação, liderada por Paul Albert, da Universidade de Orxford, nos Estados Unidos, os cientistas estudaram uma erupção que data de há 29.000 anos. Os especialistas confirmaram que a erupção oriunda dos Campos Flégreos espalhou uma camada de cinzas vulcânicas por todo o Mediterrâneo, noticia a agência Europa Press.

A informação sobre as grandes erupções explosivas é estabelecida principalmente a partir de investigações geológicas dos depósitos expostos que são encontrados em torno do vulcão fonte, neste caso, no super-vulcão napolitano.

Desde o fim da década de 1970, uma camada de cinzas vulcânicas dispersa, com cerca de 29.000 anos, foi várias vezes identificada em sedimentos marinhos e lacustres em todo o Mediterrâneo, dando conta da ocorrência de uma erupção de grande magnitude.

Apesar da sua distribuição generalizada e a idade relativamente jovem, não se encontrou nenhuma evidência clara de que esta dispersão de cinzas estivesse associada a um dos grandes vulcões desta região de Itália – até então.

As análises químicas detalhadas levadas a cabo pela equipa de cientistas num depósito de erupção encontrado a cinco quilómetros a nordeste da caldeira dos Campos Flégreos revelou que o depósito é totalmente consistentes com a composição distintiva da camada de cinzas espessa.

Estes dados, comparados com a nova datação do depósito da erupção perto da fonte, confirmam que os Campos Flégreos são os responsáveis pela enorme camada de cinzas.

As restrições sobre o tamanho da erupção foram determinadas pela equipa a partir de modelos computorizados de dispersão de cinzas que integrava as espessuras dos depósitos de erupção de fonte próximos, neste estudo denominados de Masseria del Monte Tuff, bem como as cinzas encontradas em todo o Mediterrâneo.

ZAP //

1 Comment

  1. Bom dia.
    “…a maior erupção conhecida na Europa nos últimos 200 anos…”
    Corrijam, conforme o original,…200 000 anos.
    Cumprimentos

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.