/

Coreia do Norte dispara “projétil não identificado”. É o segundo teste em menos de uma semana

(dr) DPR

A Coreia do Norte terá lançado um novo projétil, esta quinta-feira, disse fonte das forças militares da Coreia do Sul. Este será o segundo teste com armas em menos de uma semana.

No passado sábado, a Coreia do Norte terá lançado vários projéteis de curto alcance, de 70 a 200 quilómetros, que acabaram por cair no mar entre o país e o Japão, segundo o comunicado das forças militares da Coreia do Norte.

Se o lançamento de dia 4 de maio foi feito a partir de Wonsan, na costa leste, o de dia 9 foi feito a partir de Sino-ri, a noroeste de Pyongyang, a capital norte-coreana. A informação foi avançada pelo The New York Times.

O lançamento de sábado terá sido registado, em fotografia, por uma empresa privada de satélites — Planet —, conforme revelou a CNN. “A localização do lançamento, a aparência espessa e esfumaçada dos fumos libertados e o fato de que há apenas um trilho desenhado pelo rocket sugerem que se tratar do míssil balístico de curto alcance que a Coreia do Norte mostrou na sua propaganda”, disse Jeffrey Lewis, diretor do Programa de Não-Proliferação do Leste da Ásia no Middlebury Institute.

Foram registados vários mísseis que viajaram entre 70 e 100 quilómetro por hora, segundo a nota oficial. “Os nossos militares estão a acompanhar de perto os movimentos da Coreia do Norte” em “estreita coordenação com os EUA“, acrescenta o comunicado.

O regime de Pyongyang anunciou a 18 de abril que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, tinha supervisionado um teste de uma nova arma tática no dia anterior. Um porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano referiu, mais tarde, que se tratou de um teste com um sistema de mísseis para combate terrestre.

São os primeiros lançamentos de mísseis da Coreia do Norte desde que, em Novembro de 2017, testou um míssil balístico intercontinental, e desde que se iniciaram os encontros entre Kim e Donald Trump, o Presidente dos EUA.

Apesar de não se tratar de uma violação do compromisso assumido por Kim com Trump, de não lançar mísseis nucleares ou de longo alcance, reflete um mal-estar crescente na Coreia do Norte.

Durante a cimeira com o presidente russo, em Vladivostok, Kim terá confessado a Vladimir Putin que “os EUA adotaram uma atitude de má-fé” na cimeira de Fevereiro passado, segundo reporta a KCNA.

A Coreia do Norte tem exigido que cessem “totalmente” as sanções que a ONU impôs ao regime devido aos testes nucleares e balísticos iniciados em 2006. Todavia, a Casa Branca mantém a posição de não ceder a essa pressão enquanto Pyongyang não tomar medidas concretas para desmantelar o seu arsenal nuclear.

Imagens de satélite da Coreia do Norte mostram que “o principal local nuclear” do país revelava “movimento no mês passado”, como salienta a BBC. Isto pode ser um sinal de que o regime de Pyongyang continua empenhado no seu programa nuclear.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.