O líder norte-coreano, Kim Jong-un, supervisionou o teste de armamento, o segundo deste tipo desde que iniciou, em abril do ano passado, o processo de negociações sobre os programas nucleares e de mísseis.
Citado pela agência oficial de notícias norte-coreana KCNA, Kim Jong-un descreveu o desenvolvimento do sistema de armas como um passo “importante para aumentar o poder de combate do Exército Popular [Forças Armadas] da Coreia do Norte”.
A arma, não especificada, foi lançada da Academia de Ciência de Defesa. Em novembro, Pyongyang já tinha anunciado ter testado “uma nova arma tática de alta tecnologia” da qual não tinha especificado a natureza.
De acordo com a agência Yonhap, da Coreia do Sul, esta foi a primeira vez em cinco meses que Kim esteve numa inspeção de atividades militares.
O anúncio é feito dois meses após a cimeira de Hanói entre o líder norte-coreano e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, TER sido considerada um “fiasco” por não ter avançado nos pontos concretos relacionados com a desnuclearização de Pyonygyang.
ZAP // Lusa