/

Brahimi e Herrera entre os jogadores mais valiosos que podem sair a custo zero

Nuno André Ferreira / Lusa

Brahimi festeja após marcar um golo contra o Desportivo das Aves

Yacine Brahimi e Héctor Herrera, do FC Porto, estão entre os jogadores mais valiosos cujos contratos expiram este verão. Nesta situação, as equipas podem contratá-los a custo zero.

A ideia de ir buscar jogadores a custo zero é tentadora para qualquer equipa. Principalmente quando esses são jogadores de qualidade e que, noutra circunstância, custariam vários milhões de euros. Esse é o caso de Brahimi e Herrera do FC Porto.

Os contratos deste jogadores terminam dia 30 de junho — um dia antes de abrir a janela de transferências na Europa. Caso não renovem até lá, os “dragões” arriscam-se a perder vários milhões de euros com a saída a custo zero destes jogadores.

O argelino de 29 anos tem um valor de mercado de 26 milhões de euros, mas a sua transferência poderia atingir o valor máximo da sua cláusula de 60 milhões. Já o mexicano, também com 29 anos de idade, conta com um cotação de mercado de 22 milhões de euros e tem a sua cláusula de rescisão fixada nos 40 milhões de euros. Juntos poderiam valer mais de 50 milhões aos cofres portistas, segundo os dados do Transfermarkt.

 

Para garantir os seus serviços, o FC Porto pagou um total de 17,5 milhões de euros. Ambos são escolhas indiscutíveis de Sérgio Conceição, mas a verdade é que o prazo de renovação dos contratos está a esgotar-se com o passar do tempo

Além destes dois jogadores, no futebol português, o único caso merecedor de destaque é Andreas Samaris, do SL Benfica. O grego conta com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros, mas vê o seu contrato expirar no início deste verão.

Qualidade a preço de saldo

Não são só os clubes portugueses que sofrem este problema. Alguns clubes de topo mundial têm jogadores em fim de contrato, que podem consistir em verdadeiras “pechinchas” para algumas equipas.

Um dos casos mais gritantes é o de Adrien Rabiot. Com apenas 24 anos de idade, o internacional francês do Paris Saint-Germain está a menos de dois meses de ficar livre para negociar diretamente com outros clubes. O médio que agarrou a titularidade nos parisienses há cinco anos, tem vindo agora a perder a sua importância no plantel.

Talvez o facto de Thomas Tuchel, o treinador do PSG, ter deixado de apostar tanto em Rabiot, faz com que o clube ainda não tenha renovado com o jovem. O jogador está avaliado em 35 milhões de euros, apesar de ter vindo a perder valor de mercado desde o início da temporada.

Ainda assim, com seis internacionalizações pela seleção gaulesa, Adrien Rabiot poderá ser uma boa opção para muitos técnicos.

Entre os mais valiosos destacam-se vários jogador da Premier League, como Ander Herrera, David Luiz, Juan Mata, Olivier Giroud, Danny Welbeck, Daniel Sturridge, entre outros. Todos estes jogadores têm um valor de mercado superior a uma dezena de milhões de euros.

Diego Godín, defesa central do Atlético Madrid avaliado em 25 milhões de euros, estava também nesta situação. No entanto, o internacional uruguaio está agora a caminho do Inter de Milão a custo zero, após nove temporadas ao serviço dos “colchoneros”.

DC,ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.