Brahimi e Herrera entre os jogadores mais valiosos que podem sair a custo zero

Nuno André Ferreira / Lusa

Brahimi festeja após marcar um golo contra o Desportivo das Aves

Yacine Brahimi e Héctor Herrera, do FC Porto, estão entre os jogadores mais valiosos cujos contratos expiram este verão. Nesta situação, as equipas podem contratá-los a custo zero.

A ideia de ir buscar jogadores a custo zero é tentadora para qualquer equipa. Principalmente quando esses são jogadores de qualidade e que, noutra circunstância, custariam vários milhões de euros. Esse é o caso de Brahimi e Herrera do FC Porto.

Os contratos deste jogadores terminam dia 30 de junho — um dia antes de abrir a janela de transferências na Europa. Caso não renovem até lá, os “dragões” arriscam-se a perder vários milhões de euros com a saída a custo zero destes jogadores.

O argelino de 29 anos tem um valor de mercado de 26 milhões de euros, mas a sua transferência poderia atingir o valor máximo da sua cláusula de 60 milhões. Já o mexicano, também com 29 anos de idade, conta com um cotação de mercado de 22 milhões de euros e tem a sua cláusula de rescisão fixada nos 40 milhões de euros. Juntos poderiam valer mais de 50 milhões aos cofres portistas, segundo os dados do Transfermarkt.

 

Para garantir os seus serviços, o FC Porto pagou um total de 17,5 milhões de euros. Ambos são escolhas indiscutíveis de Sérgio Conceição, mas a verdade é que o prazo de renovação dos contratos está a esgotar-se com o passar do tempo

Além destes dois jogadores, no futebol português, o único caso merecedor de destaque é Andreas Samaris, do SL Benfica. O grego conta com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros, mas vê o seu contrato expirar no início deste verão.

Qualidade a preço de saldo

Não são só os clubes portugueses que sofrem este problema. Alguns clubes de topo mundial têm jogadores em fim de contrato, que podem consistir em verdadeiras “pechinchas” para algumas equipas.

Um dos casos mais gritantes é o de Adrien Rabiot. Com apenas 24 anos de idade, o internacional francês do Paris Saint-Germain está a menos de dois meses de ficar livre para negociar diretamente com outros clubes. O médio que agarrou a titularidade nos parisienses há cinco anos, tem vindo agora a perder a sua importância no plantel.

Talvez o facto de Thomas Tuchel, o treinador do PSG, ter deixado de apostar tanto em Rabiot, faz com que o clube ainda não tenha renovado com o jovem. O jogador está avaliado em 35 milhões de euros, apesar de ter vindo a perder valor de mercado desde o início da temporada.

Ainda assim, com seis internacionalizações pela seleção gaulesa, Adrien Rabiot poderá ser uma boa opção para muitos técnicos.

Entre os mais valiosos destacam-se vários jogador da Premier League, como Ander Herrera, David Luiz, Juan Mata, Olivier Giroud, Danny Welbeck, Daniel Sturridge, entre outros. Todos estes jogadores têm um valor de mercado superior a uma dezena de milhões de euros.

Diego Godín, defesa central do Atlético Madrid avaliado em 25 milhões de euros, estava também nesta situação. No entanto, o internacional uruguaio está agora a caminho do Inter de Milão a custo zero, após nove temporadas ao serviço dos “colchoneros”.

DC,ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Tão lentamente quanto humanamente possível". Site simula como era usar a Internet nos anos 90

Se é jovem e gostaria de experimentar as velocidades lentas da Internet dos anos 90, está com sorte. Um novo site simula a experiência dolorosa à qual já não estamos habituados com as redes atuais. Nos …

Novembro vai ser “muito duro e muito exigente” (e fechar escolas seria uma "grande falta de respeito")

O primeiro-ministro, António Costa, avisou hoje que “convém não criar falsas expectativas”, porque novembro vai ser “muito duro e muito exigente”, sendo maior a probabilidade de, daqui a 15 dias, acrescentar mais concelhos à lista …

O Torsus Praetorian é o autocarro mais radical de sempre (e não permite faltas à escola)

Cheias, árvores caídas ou tempestades. Há muitas razões para faltar à escola ou, neste caso, haviam. É que a Torsus lançou um novo autocarro capaz de enfrentar todos os obstáculos e transportar as crianças até …

Spot, o cão-robô, visitou Chernobyl (e analisou os seus níveis de radiação)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Bristol visitou a Central Nuclear de Chernobyl na semana passada para testar Spot, um robô de quatro patas feito pela empresa norte-americana Boston Dynamics. O Spot é o robô …

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …