Brahimi e Herrera entre os jogadores mais valiosos que podem sair a custo zero

Nuno André Ferreira / Lusa

Brahimi festeja após marcar um golo contra o Desportivo das Aves

Yacine Brahimi e Héctor Herrera, do FC Porto, estão entre os jogadores mais valiosos cujos contratos expiram este verão. Nesta situação, as equipas podem contratá-los a custo zero.

A ideia de ir buscar jogadores a custo zero é tentadora para qualquer equipa. Principalmente quando esses são jogadores de qualidade e que, noutra circunstância, custariam vários milhões de euros. Esse é o caso de Brahimi e Herrera do FC Porto.

Os contratos deste jogadores terminam dia 30 de junho — um dia antes de abrir a janela de transferências na Europa. Caso não renovem até lá, os “dragões” arriscam-se a perder vários milhões de euros com a saída a custo zero destes jogadores.

O argelino de 29 anos tem um valor de mercado de 26 milhões de euros, mas a sua transferência poderia atingir o valor máximo da sua cláusula de 60 milhões. Já o mexicano, também com 29 anos de idade, conta com um cotação de mercado de 22 milhões de euros e tem a sua cláusula de rescisão fixada nos 40 milhões de euros. Juntos poderiam valer mais de 50 milhões aos cofres portistas, segundo os dados do Transfermarkt.

 

Para garantir os seus serviços, o FC Porto pagou um total de 17,5 milhões de euros. Ambos são escolhas indiscutíveis de Sérgio Conceição, mas a verdade é que o prazo de renovação dos contratos está a esgotar-se com o passar do tempo

Além destes dois jogadores, no futebol português, o único caso merecedor de destaque é Andreas Samaris, do SL Benfica. O grego conta com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros, mas vê o seu contrato expirar no início deste verão.

Qualidade a preço de saldo

Não são só os clubes portugueses que sofrem este problema. Alguns clubes de topo mundial têm jogadores em fim de contrato, que podem consistir em verdadeiras “pechinchas” para algumas equipas.

Um dos casos mais gritantes é o de Adrien Rabiot. Com apenas 24 anos de idade, o internacional francês do Paris Saint-Germain está a menos de dois meses de ficar livre para negociar diretamente com outros clubes. O médio que agarrou a titularidade nos parisienses há cinco anos, tem vindo agora a perder a sua importância no plantel.

Talvez o facto de Thomas Tuchel, o treinador do PSG, ter deixado de apostar tanto em Rabiot, faz com que o clube ainda não tenha renovado com o jovem. O jogador está avaliado em 35 milhões de euros, apesar de ter vindo a perder valor de mercado desde o início da temporada.

Ainda assim, com seis internacionalizações pela seleção gaulesa, Adrien Rabiot poderá ser uma boa opção para muitos técnicos.

Entre os mais valiosos destacam-se vários jogador da Premier League, como Ander Herrera, David Luiz, Juan Mata, Olivier Giroud, Danny Welbeck, Daniel Sturridge, entre outros. Todos estes jogadores têm um valor de mercado superior a uma dezena de milhões de euros.

Diego Godín, defesa central do Atlético Madrid avaliado em 25 milhões de euros, estava também nesta situação. No entanto, o internacional uruguaio está agora a caminho do Inter de Milão a custo zero, após nove temporadas ao serviço dos “colchoneros”.

Daniel Costa DC,ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …