Brahimi e Herrera entre os jogadores mais valiosos que podem sair a custo zero

Nuno André Ferreira / Lusa

Brahimi festeja após marcar um golo contra o Desportivo das Aves

Yacine Brahimi e Héctor Herrera, do FC Porto, estão entre os jogadores mais valiosos cujos contratos expiram este verão. Nesta situação, as equipas podem contratá-los a custo zero.

A ideia de ir buscar jogadores a custo zero é tentadora para qualquer equipa. Principalmente quando esses são jogadores de qualidade e que, noutra circunstância, custariam vários milhões de euros. Esse é o caso de Brahimi e Herrera do FC Porto.

Os contratos deste jogadores terminam dia 30 de junho — um dia antes de abrir a janela de transferências na Europa. Caso não renovem até lá, os “dragões” arriscam-se a perder vários milhões de euros com a saída a custo zero destes jogadores.

O argelino de 29 anos tem um valor de mercado de 26 milhões de euros, mas a sua transferência poderia atingir o valor máximo da sua cláusula de 60 milhões. Já o mexicano, também com 29 anos de idade, conta com um cotação de mercado de 22 milhões de euros e tem a sua cláusula de rescisão fixada nos 40 milhões de euros. Juntos poderiam valer mais de 50 milhões aos cofres portistas, segundo os dados do Transfermarkt.

 

Para garantir os seus serviços, o FC Porto pagou um total de 17,5 milhões de euros. Ambos são escolhas indiscutíveis de Sérgio Conceição, mas a verdade é que o prazo de renovação dos contratos está a esgotar-se com o passar do tempo

Além destes dois jogadores, no futebol português, o único caso merecedor de destaque é Andreas Samaris, do SL Benfica. O grego conta com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros, mas vê o seu contrato expirar no início deste verão.

Qualidade a preço de saldo

Não são só os clubes portugueses que sofrem este problema. Alguns clubes de topo mundial têm jogadores em fim de contrato, que podem consistir em verdadeiras “pechinchas” para algumas equipas.

Um dos casos mais gritantes é o de Adrien Rabiot. Com apenas 24 anos de idade, o internacional francês do Paris Saint-Germain está a menos de dois meses de ficar livre para negociar diretamente com outros clubes. O médio que agarrou a titularidade nos parisienses há cinco anos, tem vindo agora a perder a sua importância no plantel.

Talvez o facto de Thomas Tuchel, o treinador do PSG, ter deixado de apostar tanto em Rabiot, faz com que o clube ainda não tenha renovado com o jovem. O jogador está avaliado em 35 milhões de euros, apesar de ter vindo a perder valor de mercado desde o início da temporada.

Ainda assim, com seis internacionalizações pela seleção gaulesa, Adrien Rabiot poderá ser uma boa opção para muitos técnicos.

Entre os mais valiosos destacam-se vários jogador da Premier League, como Ander Herrera, David Luiz, Juan Mata, Olivier Giroud, Danny Welbeck, Daniel Sturridge, entre outros. Todos estes jogadores têm um valor de mercado superior a uma dezena de milhões de euros.

Diego Godín, defesa central do Atlético Madrid avaliado em 25 milhões de euros, estava também nesta situação. No entanto, o internacional uruguaio está agora a caminho do Inter de Milão a custo zero, após nove temporadas ao serviço dos “colchoneros”.

DC,ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Campo magnético da Terra pode mudar 10 vezes mais rápido do que se pensava

As mudanças na direção do campo magnético da Terra podem ocorrer dez vezes mais rápido do que se pensava até então, sugerem novas simulações levadas a cabo por cientistas da Universidade de Leeds (Reino Unido) …

O buraco negro mais faminto do Universo engole por dia uma massa equivalente à do Sol

No centro do quasar mais brilhante já descoberto "mora" um dos maiores buracos negros que é também o mais "faminto" de todo o Universo: por dia, engole o equivalente à massa do nosso Sol. As …

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …