Brahimi e Herrera entre os jogadores mais valiosos que podem sair a custo zero

Nuno André Ferreira / Lusa

Brahimi festeja após marcar um golo contra o Desportivo das Aves

Yacine Brahimi e Héctor Herrera, do FC Porto, estão entre os jogadores mais valiosos cujos contratos expiram este verão. Nesta situação, as equipas podem contratá-los a custo zero.

A ideia de ir buscar jogadores a custo zero é tentadora para qualquer equipa. Principalmente quando esses são jogadores de qualidade e que, noutra circunstância, custariam vários milhões de euros. Esse é o caso de Brahimi e Herrera do FC Porto.

Os contratos deste jogadores terminam dia 30 de junho — um dia antes de abrir a janela de transferências na Europa. Caso não renovem até lá, os “dragões” arriscam-se a perder vários milhões de euros com a saída a custo zero destes jogadores.

O argelino de 29 anos tem um valor de mercado de 26 milhões de euros, mas a sua transferência poderia atingir o valor máximo da sua cláusula de 60 milhões. Já o mexicano, também com 29 anos de idade, conta com um cotação de mercado de 22 milhões de euros e tem a sua cláusula de rescisão fixada nos 40 milhões de euros. Juntos poderiam valer mais de 50 milhões aos cofres portistas, segundo os dados do Transfermarkt.

 

Para garantir os seus serviços, o FC Porto pagou um total de 17,5 milhões de euros. Ambos são escolhas indiscutíveis de Sérgio Conceição, mas a verdade é que o prazo de renovação dos contratos está a esgotar-se com o passar do tempo

Além destes dois jogadores, no futebol português, o único caso merecedor de destaque é Andreas Samaris, do SL Benfica. O grego conta com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros, mas vê o seu contrato expirar no início deste verão.

Qualidade a preço de saldo

Não são só os clubes portugueses que sofrem este problema. Alguns clubes de topo mundial têm jogadores em fim de contrato, que podem consistir em verdadeiras “pechinchas” para algumas equipas.

Um dos casos mais gritantes é o de Adrien Rabiot. Com apenas 24 anos de idade, o internacional francês do Paris Saint-Germain está a menos de dois meses de ficar livre para negociar diretamente com outros clubes. O médio que agarrou a titularidade nos parisienses há cinco anos, tem vindo agora a perder a sua importância no plantel.

Talvez o facto de Thomas Tuchel, o treinador do PSG, ter deixado de apostar tanto em Rabiot, faz com que o clube ainda não tenha renovado com o jovem. O jogador está avaliado em 35 milhões de euros, apesar de ter vindo a perder valor de mercado desde o início da temporada.

Ainda assim, com seis internacionalizações pela seleção gaulesa, Adrien Rabiot poderá ser uma boa opção para muitos técnicos.

Entre os mais valiosos destacam-se vários jogador da Premier League, como Ander Herrera, David Luiz, Juan Mata, Olivier Giroud, Danny Welbeck, Daniel Sturridge, entre outros. Todos estes jogadores têm um valor de mercado superior a uma dezena de milhões de euros.

Diego Godín, defesa central do Atlético Madrid avaliado em 25 milhões de euros, estava também nesta situação. No entanto, o internacional uruguaio está agora a caminho do Inter de Milão a custo zero, após nove temporadas ao serviço dos “colchoneros”.

DC,ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Itália | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …