//

Em 1965, um homem sobreviveu sem comer durante 382 dias

1

Segundo um mito urbano, um homem conseguiu livrar-se de 113 quilogramas depois de passar mais de um ano sem comer nada. Mas é possível que o corpo humano sobreviva sem comida durante tanto tempo?

Curiosamente, esta história estranha não é apenas um conto popular moderno e parece ter realmente acontecido. Publicado no Postgraduate Medical Journal em 1973, um estudo de caso realizado por médicos da Escola de Medicina da Universidade de Dundee, na Escócia, documenta a história de um homem de 27 anos, “grosseiramente obeso”, na Escócia, que passou 382 dias em jejum na tentativa de perder peso.

O homem pareceu conseguir reduzir o seu peso de 206 para 81 quilos e permaneceu com uma saúde surpreendentemente boa. Cinco anos após o jejum extremo, o seu peso permaneceu estável em 88 quilos.

“Inicialmente não havia intenção de tornar o jejum prolongado, mas como ele se adaptou tão bem e estava ansioso para alcançar o peso ‘ideal’, o jejum continuou no que é atualmente o mais longo período de tempo registado”, escreveram os médicos.

O homem não comeu nenhum alimento sólido durante esse tempo, embora recebesse suplementos de potássio e sódio, vitaminas e uma pequena quantidade de fermento (que contém proteína). Os médicos notam no artigo que o paciente só teve uma evacuação de fezes entre 37 a 48 dias de cada vez.

O homem visitava regularmente o hospital para fazer o teste de sangue e urina para verificar os níveis de glicose no sangue e as concentrações de eletrólitos no plasma. Embora a maioria desses níveis tenha diminuído com o passar dos meses, ele conseguiu permanecer em boa saúde e boa disposição.

“Apesar da hipoglicemia, o paciente permaneceu livre de sintomas, sentia-se bem e andou normalmente”, acrescentou o relatório do caso.

Como é que isto foi possível? Se comermos alimentos regularmente ao longo do dia, o corpo irá obter a maior parte da sua energia a partir da glicose na corrente sanguínea e no fígado. As células usam a glicose para a síntese de ATP, uma molécula que transporta energia dentro das células.

Se não houver glicose imediatamente disponível no sangue ou no fígado, seremos capazes de produzi-la a partir de glicogénio, uma longa cadeia de glicose que pode ser armazenada no fígado e nos músculos até que seja necessária. Além disso, o corpo pode quebrar a gordura corporal em glicerol, que pode eventualmente ser convertido em glicose e ácidos godos, que podem ser convertidos em cetonas.

Como o homem tinha uma quantidade tão grande de glicerol, localizada na gordura corporal, conseguiu sobreviver a esse último processo durante um tempo surpreendentemente longo, com apenas uma pequena ajuda dos suplementos.

No entanto, é extremamente provável que tivesse morrido se não fossem os suplementos de potássio, sódio e levedura, que são essenciais para funções biológicas dentro do corpo. Por exemplo, o potássio é absolutamente essencial para impulsos nervosos e contrações musculares.

Ainda assim, se estiver acima do peso e quer perder quilos, o jejum não é uma maneira conveniente de o fazer. Muitas pessoas morreram a tentar jejuar e os riscos dessa “dieta” extrema superam os benefícios.

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.