Em 1965, um homem sobreviveu sem comer durante 382 dias

Raghu Rai, Le Rétroviseur / Flickr

Segundo um mito urbano, um homem conseguiu livrar-se de 113 quilogramas depois de passar mais de um ano sem comer nada. Mas é possível que o corpo humano sobreviva sem comida durante tanto tempo?

Curiosamente, esta história estranha não é apenas um conto popular moderno e parece ter realmente acontecido. Publicado no Postgraduate Medical Journal em 1973, um estudo de caso realizado por médicos da Escola de Medicina da Universidade de Dundee, na Escócia, documenta a história de um homem de 27 anos, “grosseiramente obeso”, na Escócia, que passou 382 dias em jejum na tentativa de perder peso.

O homem pareceu conseguir reduzir o seu peso de 206 para 81 quilos e permaneceu com uma saúde surpreendentemente boa. Cinco anos após o jejum extremo, o seu peso permaneceu estável em 88 quilos.

“Inicialmente não havia intenção de tornar o jejum prolongado, mas como ele se adaptou tão bem e estava ansioso para alcançar o peso ‘ideal’, o jejum continuou no que é atualmente o mais longo período de tempo registado”, escreveram os médicos.

O homem não comeu nenhum alimento sólido durante esse tempo, embora recebesse suplementos de potássio e sódio, vitaminas e uma pequena quantidade de fermento (que contém proteína). Os médicos notam no artigo que o paciente só teve uma evacuação de fezes entre 37 a 48 dias de cada vez.

O homem visitava regularmente o hospital para fazer o teste de sangue e urina para verificar os níveis de glicose no sangue e as concentrações de eletrólitos no plasma. Embora a maioria desses níveis tenha diminuído com o passar dos meses, ele conseguiu permanecer em boa saúde e boa disposição.

“Apesar da hipoglicemia, o paciente permaneceu livre de sintomas, sentia-se bem e andou normalmente”, acrescentou o relatório do caso.

Como é que isto foi possível? Se comermos alimentos regularmente ao longo do dia, o corpo irá obter a maior parte da sua energia a partir da glicose na corrente sanguínea e no fígado. As células usam a glicose para a síntese de ATP, uma molécula que transporta energia dentro das células.

Se não houver glicose imediatamente disponível no sangue ou no fígado, seremos capazes de produzi-la a partir de glicogénio, uma longa cadeia de glicose que pode ser armazenada no fígado e nos músculos até que seja necessária. Além disso, o corpo pode quebrar a gordura corporal em glicerol, que pode eventualmente ser convertido em glicose e ácidos godos, que podem ser convertidos em cetonas.

Como o homem tinha uma quantidade tão grande de glicerol, localizada na gordura corporal, conseguiu sobreviver a esse último processo durante um tempo surpreendentemente longo, com apenas uma pequena ajuda dos suplementos.

No entanto, é extremamente provável que tivesse morrido se não fossem os suplementos de potássio, sódio e levedura, que são essenciais para funções biológicas dentro do corpo. Por exemplo, o potássio é absolutamente essencial para impulsos nervosos e contrações musculares.

Ainda assim, se estiver acima do peso e quer perder quilos, o jejum não é uma maneira conveniente de o fazer. Muitas pessoas morreram a tentar jejuar e os riscos dessa “dieta” extrema superam os benefícios.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …

Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis. A diferença média entre …

"O primeiro passo para salvar o planeta é eleger outro presidente dos EUA"

John Kerry esteve em Lisboa para o encerramento da conferência "O Futuro do Planeta". O ex-secretário de Estado de Barack Obama lembrou que na luta para salvar a Terra, "não estamos a ganhar". John Kerry começou …

Gibraltar dissolve o parlamento e convoca eleições antes da data do Brexit

O chefe do governo de Gibraltar dissolveu esta segunda-feira o parlamento e convocou eleições para 17 de outubro, com o objetivo de preparar este território britânico situado no extremo sul de Espanha para o Brexit, …

Aumento do turismo nos Açores provoca mais acidentes de viação (mas menos graves)

O aumento de viaturas de aluguer que circulam nas estradas açorianas tem levado a um aumento da sinistralidade, ainda que muitos deles não sejam registados. Ainda assim, os acidentes são, no geral, menos graves. Quem o …

Menos plástico e menos jantares. Partidos prometem campanha eleitoral mais sustentável

A sustentabilidade e a proteção do ambiente estão entre as preocupações dos partidos políticos que concorrem às eleições legislativas, com algumas direções a comprometerem-se em diminuir a pegada ecológica e reduzir no plástico, numa campanha …