Em 1965, um homem sobreviveu sem comer durante 382 dias

Raghu Rai, Le Rétroviseur / Flickr

Segundo um mito urbano, um homem conseguiu livrar-se de 113 quilogramas depois de passar mais de um ano sem comer nada. Mas é possível que o corpo humano sobreviva sem comida durante tanto tempo?

Curiosamente, esta história estranha não é apenas um conto popular moderno e parece ter realmente acontecido. Publicado no Postgraduate Medical Journal em 1973, um estudo de caso realizado por médicos da Escola de Medicina da Universidade de Dundee, na Escócia, documenta a história de um homem de 27 anos, “grosseiramente obeso”, na Escócia, que passou 382 dias em jejum na tentativa de perder peso.

O homem pareceu conseguir reduzir o seu peso de 206 para 81 quilos e permaneceu com uma saúde surpreendentemente boa. Cinco anos após o jejum extremo, o seu peso permaneceu estável em 88 quilos.

“Inicialmente não havia intenção de tornar o jejum prolongado, mas como ele se adaptou tão bem e estava ansioso para alcançar o peso ‘ideal’, o jejum continuou no que é atualmente o mais longo período de tempo registado”, escreveram os médicos.

O homem não comeu nenhum alimento sólido durante esse tempo, embora recebesse suplementos de potássio e sódio, vitaminas e uma pequena quantidade de fermento (que contém proteína). Os médicos notam no artigo que o paciente só teve uma evacuação de fezes entre 37 a 48 dias de cada vez.

O homem visitava regularmente o hospital para fazer o teste de sangue e urina para verificar os níveis de glicose no sangue e as concentrações de eletrólitos no plasma. Embora a maioria desses níveis tenha diminuído com o passar dos meses, ele conseguiu permanecer em boa saúde e boa disposição.

“Apesar da hipoglicemia, o paciente permaneceu livre de sintomas, sentia-se bem e andou normalmente”, acrescentou o relatório do caso.

Como é que isto foi possível? Se comermos alimentos regularmente ao longo do dia, o corpo irá obter a maior parte da sua energia a partir da glicose na corrente sanguínea e no fígado. As células usam a glicose para a síntese de ATP, uma molécula que transporta energia dentro das células.

Se não houver glicose imediatamente disponível no sangue ou no fígado, seremos capazes de produzi-la a partir de glicogénio, uma longa cadeia de glicose que pode ser armazenada no fígado e nos músculos até que seja necessária. Além disso, o corpo pode quebrar a gordura corporal em glicerol, que pode eventualmente ser convertido em glicose e ácidos godos, que podem ser convertidos em cetonas.

Como o homem tinha uma quantidade tão grande de glicerol, localizada na gordura corporal, conseguiu sobreviver a esse último processo durante um tempo surpreendentemente longo, com apenas uma pequena ajuda dos suplementos.

No entanto, é extremamente provável que tivesse morrido se não fossem os suplementos de potássio, sódio e levedura, que são essenciais para funções biológicas dentro do corpo. Por exemplo, o potássio é absolutamente essencial para impulsos nervosos e contrações musculares.

Ainda assim, se estiver acima do peso e quer perder quilos, o jejum não é uma maneira conveniente de o fazer. Muitas pessoas morreram a tentar jejuar e os riscos dessa “dieta” extrema superam os benefícios.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A Família Real inglesa vai ter um novo membro (e será já no início de 2021)

A Rainha Isabel II vai ter mais um bisneto. A princesa Eugénia anunciou hoje, através das redes sociais, que está à espera do seu primeiro filho. Também a Casa real já se pronunciou sobre a …

Google Maps vai localizar e mapear áreas de contágio de covid-19

O Google Maps, 'website' e aplicação de cartografia da gigante norte-americana Google, vai poder revelar nos mapas, consultados por utilizadores, as áreas de infeção da covid-19. “Ao abrir o Google Maps, clique na guia à direita …

Cabra com mais de 400 anos encontrada mumificada numa montanha de gelo

Uma cabra morta há mais de 400 anos foi descoberta por um esquiador, em Val Aurina, em Itália. Hermann Oberlechner, alpinista e campeão de esqui, estava a caminhar quando encontrou algo invulgar e inesperado no …

Norte-americano morre após overdose de guloseimas

Um homem de 54 anos morreu na sequência de uma paragem cardíaca causada por hipocaliemia severa. A ingestão de alcaçuz preto em altas quantidades é apontada como a causa da morte. Um norte-americano de 54 anos, …

Cidade brasileira de Manaus pode já ter atingido a imunidade de grupo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, sugere que a cidade brasileira de Manaus, a capital do estado do Amazonas, pode já ter atingido a imunidade de grupo para o novo coronavírus …

Segunda vaga da covid-19 aumenta fosso entre ricos e os pobres em Madrid

A capital de Espanha foi a mais atingida da Europa ao nível de contágios e mortes por covid-19, situação que levou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, a decretar o bloqueio parcial …

Sobrinho de Pablo Escobar terá encontrado 18 milhões escondidos na parede do apartamento do traficante

Um sobrinho do traficante colombiano Pablo Escobar disse que encontrou 18 milhões de dólares em dinheiro escondidos dentro de uma parede de um dos apartamento do seu tio. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Bebé nasce durante voo (e companhia aérea oferece-lhe "passagem vitalícia")

Foi durante uma viagem de avião que uma menina resolveu vir ao mundo A mãe da bebé viajava num voo da Egyptair quando entrou em trabalho de parto e teve direito a um presente inesperado. …

Pelo menos 22 mortos em queda de avião militar na Ucrânia

Pelo menos 22 pessoas morreram, esta sexta-feira, na queda de um avião militar no este da Ucrânia, entre as quais estudantes de uma escola militar, havendo ainda registo de dois feridos graves. "Vinte mortos e dois …

Empresas espanholas terão de pagar despesas dos funcionários em teletrabalho

A lei não se aplicará se o teletrabalho tiver sido forçado pela pandemia de covid-19, mas a empresa terá de assumir, porém, as despesas dos funcionários que estejam a trabalhar à distância. De acordo com o …