/

Pró-russos proclamam “República Popular de Odessa”

halfgeek / Flickr

-

Manifestantes pró-russos proclamaram hoje na internet a criação da “República Popular de Odessa”, cidade do sul da Ucrânia banhada pelo Mar Negro, à semelhança do que ocorreu a 7 de abril em Donetsk, no leste.

“A partir do dia de hoje, a região de Odessa declara-se República Popular de Odessa, onde todo o poder é do povo que vive no seu território”, escreveram os pró-russos de Odessa na sua página na internet.

No texto, citado pela agência EFE, os pró-russos de Odessa afirmam que começou uma guerra civil na Ucrânia e apelaram à população para bloquear os transportes para a cidade.

“Se não querem uma guerra que transforme o nosso país numa ruína como a Síria e a Líbia, que reclame milhares de vidas, então há que atuar. Odessa já está rodeada de postos de controlo inimigos. No país já foi declarado o estado de guerra”, afirmam.

O apelo visa impedir a entrada de militares ucranianos em Odessa e juntar a população da cidade ao movimento que exige a realização de um referendo federalista nas regiões do sul do país.

A 7 de abril, os pró-russos da região de Donetsk proclamaram uma “república popular” e controlam atualmente vários edifícios governamentais.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.