/

Heather quase morreu 10 vezes para curar a depressão

Quando Heather B. Armstrong concordou em fazer uma terapia experimental para tratar a depressão, já não tinha esperança. Ela sofreu durante 18 meses com um ataque de depressão resistente ao tratamento.

Todos os dias, apenas para funcionar, a norte-americana lutava contra os pensamentos contínuos de “não querer mais estar viva”. A terapia experimental em que concordou participar não parecia real.

Durante dez sessões, ao longo de três semanas, Heather ia a uma clínica em que permitia que o cérebro chegasse o mais perto possível da morte, enquanto ainda respirava. Nas suas palavras, citada pela Forbes, ela teria de passar por “dez rodadas de morte”.

A história é contada no seu novo livro “The Valedictorian of Being Dead: The True Story of Dying Ten Times to Live”, que reconta o que a levou ao extremo e a sua experiência nessa jornada.

A terapia envolve uma injeção com um potente anestésico de ação curta chamado Propofol para induzir um coma quase morte cerebral durante cerca de 15 minutos. O objetivo é aliviar os sintomas da depressão através de algo chamado “supressão de explosão” – acalmando a atividade elétrica do cérebro para uma linha reta e, em seguida, trazendo a pessoa de volta.

“Silenciar é uma maneira educada de dizer reduzir a zero”, escreve Heather no livro. Anestesistas referem-se a este coma induzido como “o abismo”.

O tratamento tem algumas semelhanças com a Terapia Eltroconvulsiva (ECT), na qual choques elétricos são administrados ao cérebro enquanto o paciente está sob anestesia, desencadeando pequenas convulsões na esperança de redefinir a química do cérebro. Mas, neste caso, não são utilizados choques elétricos, apenas a anestesia e uma dose do opióide fentanil para neutralizar as fortes dores de cabeça.

Antes de cada tratamento, Heather respondeu a uma série de questões destinadas a avaliar o seu nível de depressão – cobrindo a autoperceção, sentimentos de idealização suicida e outras áreas. As respostas às perguntas, e como mudaram ao longo do estudo, transmitem uma parte significativa de uma história positiva em última análise.

Os investigadores do Instituto de Neuropsiquiatria da Universidade de Utah que conduziram o estudo contribuem com uma quantidade razoável para o livro, fornecendo insights sobre como a forma de terapia pode um dia ser uma opção viável para muitas pessoas que de outra forma esgotaram as suas opções.

Das dez pessoas que participaram do primeiro estudo, os investigadores disseram que seis tiveram resultados positivos. Por enquanto, no entanto, a terapia permanece experimental e ainda não está pronta para uso.

“Este estudo pode ser o começo de algo novo”, disse Brian J. Mickey, da UNI. “Mas os verdadeiros benefícios do Propofol para a depressão resistente ao tratamento permanecem desconhecidos. Muito trabalho ainda precisa de ser feito”.

A depressão resistente ao tratamento afeta cerca de 30% dos portadores de depressão. Sem um meio eficaz de administrar o distúrbio, as crises de depressão podem durar um ano ou mais, muitas vezes com idealização suicida – que, muitas vezes, passa para a ação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.