Heather quase morreu 10 vezes para curar a depressão

Quando Heather B. Armstrong concordou em fazer uma terapia experimental para tratar a depressão, já não tinha esperança. Ela sofreu durante 18 meses com um ataque de depressão resistente ao tratamento.

Todos os dias, apenas para funcionar, a norte-americana lutava contra os pensamentos contínuos de “não querer mais estar viva”. A terapia experimental em que concordou participar não parecia real.

Durante dez sessões, ao longo de três semanas, Heather ia a uma clínica em que permitia que o cérebro chegasse o mais perto possível da morte, enquanto ainda respirava. Nas suas palavras, citada pela Forbes, ela teria de passar por “dez rodadas de morte”.

A história é contada no seu novo livro “The Valedictorian of Being Dead: The True Story of Dying Ten Times to Live”, que reconta o que a levou ao extremo e a sua experiência nessa jornada.

A terapia envolve uma injeção com um potente anestésico de ação curta chamado Propofol para induzir um coma quase morte cerebral durante cerca de 15 minutos. O objetivo é aliviar os sintomas da depressão através de algo chamado “supressão de explosão” – acalmando a atividade elétrica do cérebro para uma linha reta e, em seguida, trazendo a pessoa de volta.

“Silenciar é uma maneira educada de dizer reduzir a zero”, escreve Heather no livro. Anestesistas referem-se a este coma induzido como “o abismo”.

O tratamento tem algumas semelhanças com a Terapia Eltroconvulsiva (ECT), na qual choques elétricos são administrados ao cérebro enquanto o paciente está sob anestesia, desencadeando pequenas convulsões na esperança de redefinir a química do cérebro. Mas, neste caso, não são utilizados choques elétricos, apenas a anestesia e uma dose do opióide fentanil para neutralizar as fortes dores de cabeça.

Antes de cada tratamento, Heather respondeu a uma série de questões destinadas a avaliar o seu nível de depressão – cobrindo a autoperceção, sentimentos de idealização suicida e outras áreas. As respostas às perguntas, e como mudaram ao longo do estudo, transmitem uma parte significativa de uma história positiva em última análise.

Os investigadores do Instituto de Neuropsiquiatria da Universidade de Utah que conduziram o estudo contribuem com uma quantidade razoável para o livro, fornecendo insights sobre como a forma de terapia pode um dia ser uma opção viável para muitas pessoas que de outra forma esgotaram as suas opções.

Das dez pessoas que participaram do primeiro estudo, os investigadores disseram que seis tiveram resultados positivos. Por enquanto, no entanto, a terapia permanece experimental e ainda não está pronta para uso.

“Este estudo pode ser o começo de algo novo”, disse Brian J. Mickey, da UNI. “Mas os verdadeiros benefícios do Propofol para a depressão resistente ao tratamento permanecem desconhecidos. Muito trabalho ainda precisa de ser feito”.

A depressão resistente ao tratamento afeta cerca de 30% dos portadores de depressão. Sem um meio eficaz de administrar o distúrbio, as crises de depressão podem durar um ano ou mais, muitas vezes com idealização suicida – que, muitas vezes, passa para a ação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Austrália. Depois dos incêndios, chega o granizo (e já está a provocar estragos)

A Austrália está a recuperar dos enormes incêndios dos últimos meses. No entanto, a costa oriental do país debate-se agora com chuvas intensas que tem provocado inúmeras inundações. As fortes chuvas que caíram esta segunda-feira proporcionaram …

Taxa sobre produtos poluentes rendeu 200 milhões em dois anos

A taxa aplicada sobre produtos poluentes - plástico, cartão, embalagens de vidro, entre outros -, rendeu ao Estado português 199,6 milhões de euros em dois anos, avança o Jornal de Notícias esta segunda-feira. O valor, arrecadado …

"Mito sem sentido". Santos Silva rejeita que Portugal seja "amigo especial" da China

O ministro dos Negócios Estrangeiros rejeitou, em entrevista ao Financial Times, que Portugal esteja a desenvolver uma dependência problemática relativamente à China. É um "mito sem sentido", defendeu Augusto Santos Silva. O governante falou ao …

Justiça espanhola liga ex-ministro a alegado caso de corrupção. António Vitorino nega

A Justiça espanhola diz que o ex-ministro socialista se terá apropriado de 35 milhões de euros da petrolífera estatal venezuelana PDVSA. António Vitorino nega. A justiça espanhola alega que uma sociedade de António Vitorino, antigo ministro …

Há um obstáculo que pode travar a primeira condenação de Salgado

Ricardo Salgado foi condenado a pagar 4 milhões de euros e proibido de ser banqueiro nos próximos dez anos. No entanto, ainda há um último obstáculo que pode travar a sua condenação. O Tribunal Constitucional rejeitou …

Diplomatas portugueses salvaram entre 60 mil e 80 mil vidas durante a II Guerra Mundial

Os diplomatas portugueses terão salvo entre 60 mil a 80 mil refugiados do regime nazi, maioritariamente judeus, durante o período da II Guerra Mundial, estimou a historiadora Irene Flunser Pimentel em entrevista à agência Lusa. Além …

"Absolutamente determinantes." Autárquicas de 2021 vão ser a prova de fogo de Rui Rio

Rui Rio foi reeleito presidente do PSD este sábado, mas tem pela frente vários desafios. O maior deles todos serão as autárquicas de 2021 que vão ditar muito do seu futuro político.  Rui Rio mostrou-se disponível …

Deputados do PS querem reabrir linha do Tâmega

Os deputados do PS do distrito do Porto querem que a linha do Tâmega, que fazia a ligação ferroviária entre Livração, em Marco de Canaveses, e Amarante, como existia até março de 2009, seja reaberta …

Joacine disposta a fazer "cedências necessárias". Livre diz que só por milagre as relações serão retomadas

O Livre decidiu retirar a confiança política a Joacine Katar Moreira. A deputada única do partido admite fazer as cedências necessárias, mas o partido diz que só por milagre as relações entre os dois vão …

Jorge Jesus diz que o campeonato português está pior (mas que o Benfica tem mais qualidade)

Jesus diz que o campeonato português está pior em comparação com outros anos, mas acredita que o Benfica está "num patamar superior" em relação a Porto e Sporting. Depois de um mês de férias em Portugal …