Heather quase morreu 10 vezes para curar a depressão

Quando Heather B. Armstrong concordou em fazer uma terapia experimental para tratar a depressão, já não tinha esperança. Ela sofreu durante 18 meses com um ataque de depressão resistente ao tratamento.

Todos os dias, apenas para funcionar, a norte-americana lutava contra os pensamentos contínuos de “não querer mais estar viva”. A terapia experimental em que concordou participar não parecia real.

Durante dez sessões, ao longo de três semanas, Heather ia a uma clínica em que permitia que o cérebro chegasse o mais perto possível da morte, enquanto ainda respirava. Nas suas palavras, citada pela Forbes, ela teria de passar por “dez rodadas de morte”.

A história é contada no seu novo livro “The Valedictorian of Being Dead: The True Story of Dying Ten Times to Live”, que reconta o que a levou ao extremo e a sua experiência nessa jornada.

A terapia envolve uma injeção com um potente anestésico de ação curta chamado Propofol para induzir um coma quase morte cerebral durante cerca de 15 minutos. O objetivo é aliviar os sintomas da depressão através de algo chamado “supressão de explosão” – acalmando a atividade elétrica do cérebro para uma linha reta e, em seguida, trazendo a pessoa de volta.

“Silenciar é uma maneira educada de dizer reduzir a zero”, escreve Heather no livro. Anestesistas referem-se a este coma induzido como “o abismo”.

O tratamento tem algumas semelhanças com a Terapia Eltroconvulsiva (ECT), na qual choques elétricos são administrados ao cérebro enquanto o paciente está sob anestesia, desencadeando pequenas convulsões na esperança de redefinir a química do cérebro. Mas, neste caso, não são utilizados choques elétricos, apenas a anestesia e uma dose do opióide fentanil para neutralizar as fortes dores de cabeça.

Antes de cada tratamento, Heather respondeu a uma série de questões destinadas a avaliar o seu nível de depressão – cobrindo a autoperceção, sentimentos de idealização suicida e outras áreas. As respostas às perguntas, e como mudaram ao longo do estudo, transmitem uma parte significativa de uma história positiva em última análise.

Os investigadores do Instituto de Neuropsiquiatria da Universidade de Utah que conduziram o estudo contribuem com uma quantidade razoável para o livro, fornecendo insights sobre como a forma de terapia pode um dia ser uma opção viável para muitas pessoas que de outra forma esgotaram as suas opções.

Das dez pessoas que participaram do primeiro estudo, os investigadores disseram que seis tiveram resultados positivos. Por enquanto, no entanto, a terapia permanece experimental e ainda não está pronta para uso.

“Este estudo pode ser o começo de algo novo”, disse Brian J. Mickey, da UNI. “Mas os verdadeiros benefícios do Propofol para a depressão resistente ao tratamento permanecem desconhecidos. Muito trabalho ainda precisa de ser feito”.

A depressão resistente ao tratamento afeta cerca de 30% dos portadores de depressão. Sem um meio eficaz de administrar o distúrbio, as crises de depressão podem durar um ano ou mais, muitas vezes com idealização suicida – que, muitas vezes, passa para a ação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

SpaceX quer enviar mais 40.000 satélites para o Espaço

Depois de um primeiro lançamento em meados de maio, a Space X pretende agora colocar mais 30.000 pequenos satélites em órbita, revelam documentos apresentados pela empresa de Elon Musk às autoridades de telecomunicações. De acordo …

Bola de fogo que sobrevoou o Japão em 2017 é um fragmento de um asteróide que pode atingir a Terra

Na madrugada de 28 de abril de 2017, uma pequena bola de fogo passou pelo céu de Quioto, no Japão. Agora, graças a dados da SonotaCo, os invetivadores determinaram que a rocha espacial era um …

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …