Heather quase morreu 10 vezes para curar a depressão

Quando Heather B. Armstrong concordou em fazer uma terapia experimental para tratar a depressão, já não tinha esperança. Ela sofreu durante 18 meses com um ataque de depressão resistente ao tratamento.

Todos os dias, apenas para funcionar, a norte-americana lutava contra os pensamentos contínuos de “não querer mais estar viva”. A terapia experimental em que concordou participar não parecia real.

Durante dez sessões, ao longo de três semanas, Heather ia a uma clínica em que permitia que o cérebro chegasse o mais perto possível da morte, enquanto ainda respirava. Nas suas palavras, citada pela Forbes, ela teria de passar por “dez rodadas de morte”.

A história é contada no seu novo livro “The Valedictorian of Being Dead: The True Story of Dying Ten Times to Live”, que reconta o que a levou ao extremo e a sua experiência nessa jornada.

A terapia envolve uma injeção com um potente anestésico de ação curta chamado Propofol para induzir um coma quase morte cerebral durante cerca de 15 minutos. O objetivo é aliviar os sintomas da depressão através de algo chamado “supressão de explosão” – acalmando a atividade elétrica do cérebro para uma linha reta e, em seguida, trazendo a pessoa de volta.

“Silenciar é uma maneira educada de dizer reduzir a zero”, escreve Heather no livro. Anestesistas referem-se a este coma induzido como “o abismo”.

O tratamento tem algumas semelhanças com a Terapia Eltroconvulsiva (ECT), na qual choques elétricos são administrados ao cérebro enquanto o paciente está sob anestesia, desencadeando pequenas convulsões na esperança de redefinir a química do cérebro. Mas, neste caso, não são utilizados choques elétricos, apenas a anestesia e uma dose do opióide fentanil para neutralizar as fortes dores de cabeça.

Antes de cada tratamento, Heather respondeu a uma série de questões destinadas a avaliar o seu nível de depressão – cobrindo a autoperceção, sentimentos de idealização suicida e outras áreas. As respostas às perguntas, e como mudaram ao longo do estudo, transmitem uma parte significativa de uma história positiva em última análise.

Os investigadores do Instituto de Neuropsiquiatria da Universidade de Utah que conduziram o estudo contribuem com uma quantidade razoável para o livro, fornecendo insights sobre como a forma de terapia pode um dia ser uma opção viável para muitas pessoas que de outra forma esgotaram as suas opções.

Das dez pessoas que participaram do primeiro estudo, os investigadores disseram que seis tiveram resultados positivos. Por enquanto, no entanto, a terapia permanece experimental e ainda não está pronta para uso.

“Este estudo pode ser o começo de algo novo”, disse Brian J. Mickey, da UNI. “Mas os verdadeiros benefícios do Propofol para a depressão resistente ao tratamento permanecem desconhecidos. Muito trabalho ainda precisa de ser feito”.

A depressão resistente ao tratamento afeta cerca de 30% dos portadores de depressão. Sem um meio eficaz de administrar o distúrbio, as crises de depressão podem durar um ano ou mais, muitas vezes com idealização suicida – que, muitas vezes, passa para a ação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …

380 baleias morreram encalhadas na Austrália. Este é o maior incidente registado no país

Morreram pelo menos 380 baleias-piloto presas numa baía remota da Tasmânia. Apesar dos intensos esforços para tentar salvá-las não foi possível evitar este cenário, informou hoje um responsável pelos serviços de socorro. "Temos um número mais …