/

Negrão condena queixa do BE contra deputado que chamou “porcaria” a debate

2

Manuel de Almeida / Lusa

O líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão

O líder da bancada do PSD, Fernando Negrão, escreveu uma carta a Ferro Rodrigues em que questiona e critica a atitude de duas deputadas do BE, que anunciaram que iam apresentar queixa do deputado Bruno Vitorino à Comissão para a Igualdade de Género (CIG). 

Em causa está um comentário que o deputado Bruno Vitorino fez, no Facebook, contra uma palestra promovida na escola EB 2/3 Quinta da Lomba, no Barreiro, dirigida a alunos entre os 11 e os 13 anos, para “promover a igualdade de género” e “sensibilizar os alunos para as diferentes orientações sexuais”.

Bruno Vitorino considerou a ação, pela qual foi pedida dinheiro aos alunos e que revertia a favor da associação, uma “vergonha” e uma “porcaria”. As deputadas do Bloco de Esquerda, Joana Mortágua e Sandra Cunha, anunciaram esta quarta-feira que vão apresentar queixa na Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Na carta de Negrão dirigida ao presidente da Assembleia da República, a que o Público teve acesso, o tom do líder parlamentar do PSD é duro.

Esta queixa viola o direito à liberdade de expressão, que não é um exclusivo dos deputados do BE que, aliás, nele se escudam muito regularmente para expressarem as suas opiniões doutrinárias e de pouca flexibilidade ideológica”, lê-se na missiva.

O líder da bancada social-democrata assume “acompanhar a legitimidade da crítica” do deputado considerando que “a queixa não tem fundamento pelo seu objeto não configurar qualquer discriminação de género ou expressão homofóbica”.

Além disso, Fernando Negrão entende que a queixa, ao ser apresentada por deputadas contra um deputado, “fere as mais elementares regras de relacionamento parlamentar”.

Negrão questiona ainda a “pertinência de ações” deste tipo junto de “crianças nesta faixa etária” e a “transparência” de uma palestra para a qual é pedida dinheiro, o que pode “consubstancia financiamento direto a associações que defendem direitos LGBT”.

ZAP //

2 Comments

  1. Tentarem impor à maioria opiniões super minoritárias é antidemocrático, tentar incutir idas dessas a jovens adolescentes é simplesmente criminoso Deixem as crianças crescer porque a natureza se encarregará de escolherem o que querem para si. é por estas e por outras que nascem os Trump do nosso tempo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.