//

Centenas de artefactos de um massacre nazi encontrados numa floresta alemã

(dr) Maria Hahne / LWL

Um sapato encontrado num dos sítios arqueológicos

Arqueólogos na Alemanha desenterraram cerca de 400 artefactos que datam de um massacre nazi em que centenas de trabalhadores forçados foram executados durante as fases finais da II Guerra Mundial.

Os estágios finais da II Guerra Mundial na Europa incluíram algumas das piores atrocidades vistas durante todo o conflito, incluindo um episódio sombrio no qual as tropas alemãs receberam a ordem de fuzilar 208 prisioneiros polacos e soviéticos entre 20 e 23 de março de 1945.

Os massacres ocorreram em três locais distintos da floresta de Arnsberg, na Vestfália, Alemanha, todos os quais foram submetidos a uma investigação arqueológica liderada pela Landschaftsverband Westfalen-Lippe (LWL).

Entre as centenas de artefactos descobertos estavam sapatos, botões, uma bíblia e uma harmónica – os escassos, mas provavelmente preciosos, bens dos trabalhadores forçados. As descobertas “não só testemunham as últimas horas da vida do assassinado, mas também fornecem informações sobre o curso dos atos cruéis”, segundo um comunicado da LWL. Os resultados do trabalho foram apresentados em conferência de imprensa, segundo o Deutsche Welle.

Com o resultado da guerra quase certo, e como as forças alemãs estavam a recuar ao longo de duas grandes frentes, a liderança nazi trabalhou ativamente para impedir que os prisioneiros de guerra e trabalhadores forçados caíssem nas mãos dos Aliados e para encobrir os muitos crimes cometidos por nazis durante a guerra. O regime de Hitler usou mais de 13 milhões de estrangeiros como trabalhadores forçados durante o conflito de seis anos.

Durante o massacre na floresta de Arnsberg em março de 1945, membros da Waffen-SS e do exército alemão, sob ordens de Hans Kammler, um general da Waffen-SS, executaram 208 pessoas polacas e soviéticas fora dos campos de concentração e prisões, de acordo com o LWL, que descreveu como “um dos maiores crimes nos estágios finais da guerra na Alemanha.” A guerra na Europa terminou menos de dois meses depois, em 8 de maio de 1945. Até o momento, apenas 14 das vítimas foram identificadas.

Dois dos três locais foram descobertos pelo avanço das tropas americanas pouco depois do massacre. Os cadáveres foram exumados e alinhados e membros das comunidades próximas foram trazidos ao local e forçados a testemunhar as atrocidades nazis.

Os corpos foram enterrados no Cemitério Fulmecke, em Meschede. O terceiro sítio não foi descoberto até 1946, quando um denunciante anónimo alertou a ocupação das forças britânicas. Os restos mortais foram exumados e enterrados com as outras vítimas do massacre no mesmo cemitério em 1947.

Os relatos históricos são bem documentados, mas pouco se sabe sobre as vítimas. O recente trabalho nos três sítios, que começou no ano passado e terminou em janeiro, está a lançar uma nova luz sobre este episódio.

“Inspeções com detetores de metais e as escavações arqueológicas subsequentes forneceram mais informações sobre as cenas de crime com um grande número de descobertas”, disse o arqueólogo Manuel Zeiler.

Um dos três locais está localizado no Vale de Langenbach, perto da cidade de Warstein. Lá, 71 pessoas foram mortas, incluindo 60 mulheres, uma criança e 10 homens. Sob um falso pretexto, os trabalhadores foram levados e obrigados a deixar temporariamente os pertences na beira da estrada. Foram levados para a floresta e baleados.

As roupas dos operários foram distribuídas pelos cidadãos alemães nas proximidades e o dinheiro embolsado pelas autoridades alemãs. Durante as escavações, os arqueólogos descobriram o que não foi levado: um livro de orações, um dicionário polaco, sapatos, peças de roupa, botões coloridos e contas de costura. Algumas ferramentas de cozinha, como utensílios, panelas e talheres, também foram encontradas.

Os arqueólogos também descobriram sinais dos próprios perpetradores. Os cartuchos encontrados provam que os trabalhadores forçados foram levados para uma encosta e alvejados. No entanto, alguma das balas foram espalhados na floresta, o que significa que alguns dos trabalhadores tentaram escapar. Os assassinos também deixaram para trás pás com as quais enterraram cadáveres e pertences.

Num segundo local de massacre, em Suttrop, perto de Warstein, os investigadores encontraram cerca de 50 itens. Os trabalhadores foram instruídos a cavar trincheiras em forma de ziguezague para o exército, maa estavam a cavar as suas sepulturas. Os 57 trabalhadores entraram nas trincheiras, onde foram baleados e enterrados.

O terceiro local em Eversberg, perto da cidade de Meschede, tinha uma harmónica, uma caixa de óculos, moedas soviéticas, um pente e uma colher. Soldados alemães usaram granadas para explodir um buraco, dentro do qual os trabalhadores foram baleados. Mais tarde, os corpos foram escondidos e descobertos em 1946.

Achados como estes servem como um lembrete sombrio do que nunca deveria voltar a acontecer.

ZAP // Gizmodo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.