/

Resgate na gruta da Tailândia vai ser transformado num documentário

Royal Thai Army Handout / EPA

As 12 crianças que ficaram presas numa gruta na Tailândia

A história do grupo que em 23 de junho do ano passado ficou preso numa gruta da Tailândia após um treino de futebol vai ser convertido num documentário.

Os rapazes, de 11 a 16 anos, e o seu técnico entraram na caverna Tham Luang Nang Non depois de uma partida de futebol, no dia 23 de junho. Os rapazes foram encontrados nove dias depoiss e resgatados por mergulhadores experientes que os encaminharam através de passagens estreitas e submersas, e sempre sedados para não entrarem em pânico – a maioria deles não sabia nadar.

Foram necessários três dias para tirar todo o grupo da gruta, com a participação de centenas de voluntários, mergulhadores e militares. Só a 10 de julho estavam todos fora da gruta.

A extraordinária história do grupo resgatado foi acompanhada por milhões de pessoas em todo o mundo e, agora, menos de um ano depois, uma produtora de Hollywood vai adquirir os direitos de imagem dos jovens e do treinador e produzir um documentário que será exibido pela Netflix.

A “13 Tham Luang”, empresa tailandesa que detém os direitos, afirmou que vai assinar um acordo, ainda este mês, com a SK Global Entertainment, uma produtora de Hollywood responsável por filmes como “Podres dos Ricos”, “A idade de Adeline”, “Morte num funeral” ou “O estado das coisas”.

A SK Global Entertainment terá os direitos vitalícios “para usar a história das vítimas e produzir conteúdos multimédia.” O documentário será depois exibido, de acordo com o Expresso, na Netflix. Ainda não há uma previsão de data de lançamento.

O documentário vai narrar e explorar, em vários episódios, a maneira como o grupo chegou à gruta e os esforços feitos para que todos fossem resgatados com vida. Tanto os 12 rapazes como o treinador vão depor na narrativa.

Também a National Geographic já anunciou que está a produzir um documentário sobre o tema. A direção será de Kevin Macdonald e terá o nome “Thai Cave Rescue” (O Resgate na Caverna Tailandesa, em português).

A pensar na prevenção de catástrofes, 15% das receitas do acordo vão ser doadas ao Departamento de Prevenção de Desastres do Governo da Tailândia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.