/

Professores “esbarram em muro de intransigência” e a guerra na Educação parece não ter fim

2

Rui Farinha / Lusa

Após a reunião com o Ministério da Educação, que tinha como objetivo retomar as negociações com os professores, o líder da Fenprof afirmou que a proposta apresentada pelo Governo é “exatamente a mesma”.

Hora e meia depois do início da reunião entre os sindicatos e o Ministério da Educação, para retomar as negociações sobre a recuperação de tempo de serviço dos professores, Mário Nogueira criticou a intransigência do Governo ao apresentar “exatamente a mesma proposta” que chegou a aprovar no ano passado e que mereceu o veto de Marcelo Rebelo de Sousa.

A recuperação de dois anos e nove meses foi a proposta apresentada pelo Ministério da Educação, longe dos nove anos e quatro meses exigidos pelos professores. “A proposta apresentada hoje pelo Governo é rigorosamente a mesma.”

“Formalmente, esta reunião seria para ver calendário. Segundo o Governo, a haver uma segunda reunião, será a 4 de março. Amanhã é que vamos decidir se, face ao que nos foi dado e à forma como nos foi dado, vale a pena estar a perder tempo”, afirmou o líder da Fenprof, citado pelo Expresso.

Em declarações aos jornalistas, o sindicalista acrescentou que, face a esta posição do Governo, e caso não haja intervenção da Assembleia da República, o ano letivo pode complicar-se.

O Governo está a ser absolutamente irresponsável ao ser intransigente e ao não admitir sequer uma posição flexível. Esbarrámos num muro de intransigência”, declarou.

Este fim de semana, em declarações ao semanário, o ministro das Finanças, Mário Centeno, tinha deixado o aviso: “Não há margem nenhuma para acomodar novos aumentos de despesa”.

Agora, o caminho é incerto. Esta terça-feira, as organizações sindicais, que há mais de um ano têm negociado a recuperação do tempo de serviço com o Ministério da Educação, irão reunir-se esta terça-feira, decidir os próximos passos e anunciá-los.

Depois da reunião entre sindicatos e Governo, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, também falou aos jornalistas, atirando a data da segunda reunião. “Este foi um primeiro episódio deste processo negocial. Só depois do próximo encontro, a 4 de março, é que se pode por em cima da mesa um decreto lei.”

No entanto, também Tiago Brandão Rodrigues não poupou críticas aos sindicatos, acusando-os de serem “intransigentes e inflexíveis”. O ministro voltou a sublinhar que a proposta de recuperação de dois anos serve para atenuar o congelamento do tempo de serviço.

ZAP //

2 Comments

  1. Professores em greve??Parece o brasil..O negócio é terceirzar todo o ensino..O governo poderia fornecer o ensino gratuito, mas as pessoas deveriam ter o poder de escolher as escolas..O governo pagaria empresas para fornecer o serviço..Ninguém gosta, mas infelizmente a única coisa que faz as coisas melhorarem é a aç~]ao de tirar as pessoas da zona de conforto…

  2. “O Governo está a ser absolutamente irresponsável ao ser intransigente e ao não admitir sequer uma posição flexível.”
    Quem não está a assumir uma posição flexível são os sindicatos, querem tudo de uma vez só!… isso não é negociar, é impor!
    Chamam-se negociações por algum motivo, cedências de parte a parte. O governo cedeu em dar já parte desses 9 anos e 4 meses e ir devolvendo os restantes!
    “o líder da Fenprof afirmou que a proposta apresentada pelo Governo é exatamente a mesma”.
    E a imposição da Fenprof é exactamente a mesma! Afinal quem é inflexível?
    Os sindicatos são uns parasitas da sociedade!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.