/

“A democracia não pode prescindir da Quadratura do Círculo”, diz Costa

1

Tiago Petinga / Lusa

António Costa considerou que o programa “Quadratura do Círculo”, que hoje é emitido pela última vez na SIC-Notícias, é essencial para o debate democrático, destacando-se ao longo dos anos pela qualidade e inteligência da discussão.

O primeiro-ministro transmitiu esta posição sobre o programa “Quadratura do Círculo” esta quinta-feira no final de uma visita ao armazém “Ephemera”, Biblioteca e Arquivo José Pacheco Pereira, no Barreiro.

Falando na presença do antigo dirigente social-democrata Pacheco Pereira, do antigo ministro socialista Jorge Coelho e do jornalista Carlos Andrade – três dos quatro elementos deste programa de debate político (o outro é o antigo dirigente do CDS António Lobo Xavier) -, o primeiro-ministro recordou que também ele foi participante neste programa semanal, até começar a desempenhar as funções de secretário-geral do PS a partir de setembro de 2014.

“Este é um programa que começou na rádio, ainda intitulado “Flash Back”, com José Magalhães (PS) e Nogueira de Brito (CDS) e que se reinventou no espaço televisivo”, observou o líder do executivo.

Sem nomear qualquer canal de televisão, o primeiro-ministro observou depois que “é muito bom saber que, mesmo quando uma televisão entende que pode prescindir de um programa com a qualidade da Quadratura do Círculo, há outra televisão que percebe que dar-lhe continuidade é muito importante para a qualidade da nossa democracia”.

“Não há democracia sem debate político. E o debate político, para dar vida à democracia, tem de ser inteligente e com qualidade. A Quadratura do Círculo – não falo do tempo em que lá estive para não ser suspeito – é seguramente o espaço mais inteligente, mais competente e de maior qualidade de debate que existe em Portugal”, acrescentou.

Sobre a sua presença neste programa, Costa considerou que aquilo que mais o marcou “foi a relação pessoal que se estabeleceu” entre os diferentes participantes nesse espaço de debate, “sem prejuízo das diferenças que havia em termos de pensamento”.

“Mas é isso que enriquece o programa”, acrescentou.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Ainda bem, e como Costa disse e um programa essencial para a nossa democracia, através da elevação do debate de ideias. Bem haja a TVI24. E e
    de aplaudir a continuação do programa neste canal. Sempre que podia, lá estava eu a escuta-los

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.