A senadora Kamala Harris anunciou esta segunda-feira a intenção de concorrer ao lugar de candidata Democrata nas eleições presidenciais dos EUA em 2020.
Kamala Harris, de 54 anos, foi a primeira mulher a ocupar o lugar de procuradora-geral da Califórnia, antes de se tornar a primeira senadora de origem indiana e afro-americana, em janeiro de 2017.
“Eu amo o meu país e este é o momento em que sinto a responsabilidade de lutar por quem somos”, disse Harris, na sua declaração de intenção de candidatura, através das redes sociais.
“Verdade, justiça, decência, igualdade, liberdade, democracia – estas não são meras palavras, são os valores que nós, americanos, apreciamos, e que agora estão em risco”, disse Harris, para justificar a sua decisão.
Kamala Harris, filha de imigrantes da Jamaica e da Índia, é descrita como uma estrela em ascensão dentro do partido e uma das mais destacadas críticas das políticas de imigração do Presidente Donald Trump.
A ex-procuradora entra na corrida com o trunfo de poder vir a ser a candidata democrata que mais se parece com uma base eleitoral democrata cada vez mais diversificada: jovem, mulher e membro de uma minoria.
“Este é o momento em que sinto a responsabilidade de me levantar e lutar pelo melhor de quem somos”, disse Kamala Harris no programa Good Morning America, da ABC, ao anunciar a sua candidatura.
A candidata afirma que a sua campanha focar-se-à em questões como o custo de vida, as políticas de imigração, a justiça criminal e o sistema de saúde norte-americano. A senadora tem apelado a um acordo para proteger da deportação os imigrantes que foram trazidos para o país ilegalmente quando crianças, um grupo conhecido como Sonhadores.
Sob o slogan “para o povo”, Harris anunciou a sua candidatura num dia em que é feriado, em que se comemora a memória de Martin Luther King, ativista dos direitos civis.
Kamala Harris junta-se às senadoras Elizabeth Warren e Kirsten Gillibrand, bem como ao do ex-secretário da Habitação Julián Castro, na corrida Democrata para uma candidatura presidencial em 2020.
Mas também o senador Bernie Sanders – que foi o principal adversário de Hillary Clinton nas mais recentes primárias Democratas – e o ex-vice-Presidente dos EUA Joe Biden são nomes falados para essa corrida.
O vencedor das primárias Democratas deverá enfrentará o atual Presidente, o Republicano Donald Trump, que já anunciou sua intenção de concorrer à reeleição.
ZAP // Lusa