Senadora democrata Kamala Harris entra na corrida para as presidenciais norte-americanas

A senadora Kamala Harris anunciou esta segunda-feira a intenção de concorrer ao lugar de candidata Democrata nas eleições presidenciais dos EUA em 2020.

Kamala Harris, de 54 anos, foi a primeira mulher a ocupar o lugar de procuradora-geral da Califórnia, antes de se tornar a primeira senadora de origem indiana e afro-americana, em janeiro de 2017.

“Eu amo o meu país e este é o momento em que sinto a responsabilidade de lutar por quem somos”, disse Harris, na sua declaração de intenção de candidatura, através das redes sociais.

“Verdade, justiça, decência, igualdade, liberdade, democracia – estas não são meras palavras, são os valores que nós, americanos, apreciamos, e que agora estão em risco”, disse Harris, para justificar a sua decisão.

Kamala Harris, filha de imigrantes da Jamaica e da Índia, é descrita como uma estrela em ascensão dentro do partido e uma das mais destacadas críticas das políticas de imigração do Presidente Donald Trump.

A ex-procuradora entra na corrida com o trunfo de poder vir a ser a candidata democrata que mais se parece com uma base eleitoral democrata cada vez mais diversificada: jovem, mulher e membro de uma minoria.

“Este é o momento em que sinto a responsabilidade de me levantar e lutar pelo melhor de quem somos”, disse Kamala Harris no programa Good Morning America, da ABC, ao anunciar a sua candidatura.

A candidata afirma que a sua campanha focar-se-à em questões como o custo de vida, as políticas de imigração, a justiça criminal e o sistema de saúde norte-americano. A senadora tem apelado a um acordo para proteger da deportação os imigrantes que foram trazidos para o país ilegalmente quando crianças, um grupo conhecido como Sonhadores.

Sob o slogan “para o povo”, Harris anunciou a sua candidatura num dia em que é feriado, em que se comemora a memória de Martin Luther King, ativista dos direitos civis.

Kamala Harris junta-se às senadoras Elizabeth Warren e Kirsten Gillibrand, bem como ao do ex-secretário da Habitação Julián Castro, na corrida Democrata para uma candidatura presidencial em 2020.

Mas também o senador Bernie Sanders – que foi o principal adversário de Hillary Clinton nas mais recentes primárias Democratas – e o ex-vice-Presidente dos EUA Joe Biden são nomes falados para essa corrida.

O vencedor das primárias Democratas deverá enfrentará o atual Presidente, o Republicano Donald Trump, que já anunciou sua intenção de concorrer à reeleição.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …