/

Sete anos de prisão para polícia de Chicago que matou jovem negro com 16 tiros

1

Antonio Perez / Pool / EPA

O polícia de Chicago que matou um jovem negro, em Illinois, em 2014, foi condenado na sexta-feira a sete anos de prisão, anunciaram as autoridades.

Jason Van Dyke matou Laquan McDonald na noite de 20 de outubro de 2014, depois de disparar 16 vezes sobre o jovem de 17 anos. O caso, tornado público um ano depois, desencadeou vários debates sobre racismo e conduta policial nos EUA.

Advogados de ambos os lados concordaram que o ex-polícia, agora com 40 anos, poderá ser libertado em menos de três anos e meio por bom comportamento na cadeia.

De acordo com a agência Associated Press, a família do jovem lamentou a pena “muito leve” imposta a Van Dyke, uma sentença que, consideram, “reduz a vida” de Laquan McDonald “a um cidadão de segunda classe”.

Em outubro do ano passado, depois de dois dias de deliberação, o júri decidiu que o polícia Jason Van Dyke que deveria ser condenado por homicídio em segundo grau.

Se fosse condenado por homicídio em primeiro grau, a pena do agente variava entre 45 anos e prisão perpétua. Com a sentença por homicídio em segundo grau, Van Dyke arrisca até 20 anos de prisão.

O polícia de Chicago também foi considerado culpado de 16 crimes de agressão agravada com uma arma de fogo, que implica uma sentença mínima obrigatória de seis a 30 anos. Porém, foi considerado inocente do crime de má conduta oficial.

Apesar do caso remontar a 2014, o vídeo que serviu de prova aos juízes só foi divulgado pelas autoridades municipais mais de um ano depois. Imagens “violentas e arrepiantes”, nas palavras dos juízes, que despoletaram protestos no país.

No vídeo, filmado pela câmara de bordo do carro patrulha, vê-se o adolescente cair no chão depois de ter sido alvejado, aparentemente incapacitado, e o agente a continuar a disparar tiro atrás de tiro sobre o seu corpo.

Em 2017, três agentes da polícia de Chicago foram acusados de mentir e conspirar para encobrir este assassínio.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Afinal ainda há alguma justiça nos EUA onde frequentemente a polícia limpa o sebo a um qualquer inocente desarmado e não acontece nada!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.