/

Estados Unidos advertem para risco de atentado em Barcelona no Natal

Andreu Dalmau / EPA

Mossos d’Esquadra patrulham as ruas de Barcelona após o atentado

O Departamento de Estado dos Estados Unidos pediu este domingo aos cidadãos norte-americanos cuidados redobrados se estiverem em “las Ramblas”, no centro de Barcelona, por haver risco de ataque terrorista “com pouco ou nenhum aviso” durante a quadra natalícia.

A diplomacia norte-americana publicou um aviso na conta da rede social Twitter do Consulado, que coordena a ajuda aos norte-americanos que vivem no exterior.

“Extrema precaução em zonas com movimento de veículos, incluindo autocarros, na zona de ‘las Ramblas’ de Barcelona durante o Natal e Ano Novo. Os terroristas podem atacar com pouco ou nenhum aviso”, escreveram as autoridades norte-americanas.

O Consulado dos Estados Unidos em Barcelona repetiu a mensagem na sua página na Internet e pediu aos norte-americanos para que evitem a zona de “las Ramblas”, da Praça da Catalunha à Praça do Portal de la Pau, e que exerçam uma “vigilância adicional” durante as festividades do Natal.

O El País adianta entretanto que as autoridades estão à procura, em Barcelona, de um marroquino de 30 anos, identificado como por “B.L.”, que poderá estar relacionado com a preparação dos alegados atentados.

O suspeito, realça o jornal espanhol, tem carta de condução autocarros, e foi identificado pela polícia em 2006, depois de ter insultado agentes da Guardia Civil no aeroporto de Málaga. As autoridades têm conhecimento de que “B.L.” fez viagens de Almería para Nador, em 2015, e de Tânger para Algeciras, este ano.

Desde junho de 2015, o Alerta de Terrorismo em Espanha está no nível 4 numa escala com 5 níveis. A 17 e 18 de agosto de 2017, as cidades de Barcelona e Cambrils, na  Catalunha, foram alvo de dois atentados com atropelamentos, que mataram dezenas de pessoas e fizeram mais de 100 feridos.

A organização terrorista Estado islâmico reivindicou a responsabilidade pelos ataques.

ZAP // Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.