Estados Unidos advertem para risco de atentado em Barcelona no Natal

Andreu Dalmau / EPA

Mossos d’Esquadra patrulham as ruas de Barcelona após o atentado

O Departamento de Estado dos Estados Unidos pediu este domingo aos cidadãos norte-americanos cuidados redobrados se estiverem em “las Ramblas”, no centro de Barcelona, por haver risco de ataque terrorista “com pouco ou nenhum aviso” durante a quadra natalícia.

A diplomacia norte-americana publicou um aviso na conta da rede social Twitter do Consulado, que coordena a ajuda aos norte-americanos que vivem no exterior.

“Extrema precaução em zonas com movimento de veículos, incluindo autocarros, na zona de ‘las Ramblas’ de Barcelona durante o Natal e Ano Novo. Os terroristas podem atacar com pouco ou nenhum aviso”, escreveram as autoridades norte-americanas.

O Consulado dos Estados Unidos em Barcelona repetiu a mensagem na sua página na Internet e pediu aos norte-americanos para que evitem a zona de “las Ramblas”, da Praça da Catalunha à Praça do Portal de la Pau, e que exerçam uma “vigilância adicional” durante as festividades do Natal.

O El País adianta entretanto que as autoridades estão à procura, em Barcelona, de um marroquino de 30 anos, identificado como por “B.L.”, que poderá estar relacionado com a preparação dos alegados atentados.

O suspeito, realça o jornal espanhol, tem carta de condução autocarros, e foi identificado pela polícia em 2006, depois de ter insultado agentes da Guardia Civil no aeroporto de Málaga. As autoridades têm conhecimento de que “B.L.” fez viagens de Almería para Nador, em 2015, e de Tânger para Algeciras, este ano.

Desde junho de 2015, o Alerta de Terrorismo em Espanha está no nível 4 numa escala com 5 níveis. A 17 e 18 de agosto de 2017, as cidades de Barcelona e Cambrils, na  Catalunha, foram alvo de dois atentados com atropelamentos, que mataram dezenas de pessoas e fizeram mais de 100 feridos.

A organização terrorista Estado islâmico reivindicou a responsabilidade pelos ataques.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Governo da Malásia pede desculpa após recomendações sexistas para período de confinamento

O Governo da Malásia pediu desculpas após reações contra recomendações consideradas sexistas dirigidas às mulheres durante o período de confinamento devido à pandemia de Covid-19, que já causou naquele país causou três mortes e 2.766 …

Linha SNS 24 está a atender mais de 18 mil chamadas por dia

O secretário de Estado da Saúde saudou a capacidade de adaptação dos profissionais de saúde e do Governo à pandemia covid-19, dando como exemplo a Linha SNS 24 que está a atender mais de 18 …

Bolsonaro mais moderado. "A minha preocupação sempre foi salvar vidas”

O Presidente brasileiro adotou um tom mais moderado naquele que foi o seu quarto discurso ao país sobre o novo coronavírus, mas voltou a insistir na importância de a população manter os empregos durante a …

Diabéticos representam 9% das mortes por covid-19

Os doentes da diabetes são um grupo de risco, representando “mais de 9% das pessoas falecidas com covid-19”, mas não têm mais probabilidades de ser infetados pelo novo coronavírus. A informação foi avançada esta quarta.feira pelo …

Covid-19: Infarmed diz que nenhum medicamento provou eficácia no tratamento

O Infarmed assegurou, na terça-feira, estar a acompanhar todos os esforços nacionais e internacionais para o desenvolvimento de potenciais tratamentos e vacinas para a covid-19, mas insistiu que nenhum fármaco provou ainda a sua eficácia …

Adolescente de 13 anos morre no Reino Unido devido a Covid-19

Um adolescente britânico de 13 anos morreu na segunda-feira depois de testar positivo para o novo coronavírus, informou na terça-feira o hospital. Segundo a família, o jovem não sofria de nenhuma outra doença. Segundo noticiou a …

"Por favor, não venham". Autarca de Vila Real apela a emigrantes que não regressem a Portugal

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, apela aos emigrantes para que, "por favor", não regressem agora ao país e nesta Páscoa "fiquem nas terras" que os "acolheram em segurança". "Este vírus infernal que …

84 pessoas detidas por desobediência ao estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até esta terça-feira, 84 pessoas pelo crime de desobediência e encerraram 1600 estabelecimentos, no âmbito do estado de emergência. Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que, entre as …

Há creches, ATL e colégios privados a cobrar valores indevidos na quarentena

Há creches, ATL e colégios privados a cobrarem valores indevidos referentes a alimentação, transporte e atividades extracurriculares. O alerta foi dado pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco). De acordo com a jurista da Deco, Carolina …

Pedro Proença acredita que "vai ser possível jogar na presente temporada"

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de realizar jogos à porta fechada e ainda esta temporada. Em entrevista à rádio TSF, Pedro Proença disse acreditar que ainda "vai …