/

Tsunami na Indonésia faz pelo menos 20 mortos

Pelo menos 20 pessoas morreram quando um tsunami atingiu as praias no estreito de Sunda, na Indonésia, na noite deste sábado, informou a Agência de Mitigação de Desastres da Indonésia em um comunicado.

Pelo menos 20 pessoas morreram e outras 165 ficaram feridas na sequência de um tsunami que atingiu este sábado a zona costeira do Estreito de Sunda, entre as ilhas de Java e Sumatra, na Indonésia.

A informação está a ser adiantada pela agência Reuters, que cita a Agência Nacional de Mitigação de Desastres indonésia. O tsunami pode ter sido causado pela atividade do vulcão Krakatoa, que terá provocado deslizamentos de terras sob o mar.

O porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, adiantou entretanto no Twiiter que há outras pessoas desaparecidas, podendo o número de vítimas mortais vir a aumentar nas próximas horas.

De acordo com o US Geological Survey, que regista todos os terramotos no globo, houve também quatro terramotos nas últimas 24 horas em quatro zonas diferentes da Indonésia.

A Indonésia está localizada no Anel de Fogo do Pacífico, um arco de linhas de falhas na Bacia do Pacífico com mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 ativos. A região, com grande atividade sísmica e vulcânica, regista cerca de sete mil terramotos por ano – na sua grande maioria moderados.

Gringer / wikimedia

Anel de Fogo do Pacífico

Em outubro, um terramoto de intensidade 7,5 na escala de Richter que atingiu a ilha de Celebes, na Indonésia, tinha resultado na morte de mais de 2 mil pessoas.

Entre 29 de junho e 19 de agosto, pelo menos 557 pessoas morreram e quase 400.000 ficaram deslocadas devido a quatro terramotos de magnitudes compreendidas entre 6,3 e 6,9, que sacudiram a ilha indonésia de Lombok.

O país foi uma dos mais atingidos pelo tsunami no Oceano Índico de 26 dezembro de 2004, uma das maiores catástrofes naturais de sempre, tendo provocado a morte de mais de 230 mil pessoas em 14 países. O sismo que o originou, com epicentro na costa oeste de Sumatra, é conhecido pela comunidade científica como terremoto de Sumatra-Andaman.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.