/

Drones sobre aeroporto de Gatwick obrigam a suspender voos

O aeroporto internacional de Gatwick, na região de Londres, suspendeu temporariamente o tráfego aéreo devido à presença de drones na pista.

A presença de drones na pista aérea do aeroporto internacional de Gatwick, um dos aeroportos mais importantes do Reino Unido, obrigou a que os voos com destino a Gatwick tivessem de ser desviados para outras cidades e aeroportos, incluindo Paris e Amesterdão. Também os voos que tinham saída de Gatwick sofreram grandes atrasos.

Os voos estão suspensos desde a última noite na sequência do avistamento de dois drones sobre o aeroporto. Os dois drones, de origem ainda desconhecida, foram vistos pela primeira vez por volta das 21h de quarta-feira, levando os responsáveis do aeroporto a suspender e a desviar as ligações por motivos de segurança, avança o Observador.

Em comunicado, a direção do aeroporto explica que “dois drones sobrevoaram o aeroporto, pelo que tivemos que suspender os voos durante a investigação”. A BBC adianta que cerca de 10 mil passageiros foram afetados.

Cerca das 8h00 a pista ainda estava condicionada. No Twitter, o aeroporto referiu que “a segurança dos passageiros e funcionários é a nossa prioridade“.

O grupo europeu de controlo de tráfego aéreo Eurocontrol disse que a pista permanecerá fechada até as 11h00. Esta foi encerrada por volta das 21h00 de quarta-feira, quando dois drones foram vistos a sobrevoar a pista – que chegou a ser reaberta por cerca de 45 minutos nesta madrugada, tendo voltado a ser encerrada.

“Após informações sobre a presença de dois drones sobrevoando a pista do aeroporto de Gatwick por volta das 21h00, a pista foi encerrada das 21h03 de quarta-feira às 03h01 de quinta-feira”, lê-se num comunicado divulgado pelo aeroporto.

“Infelizmente, outra observação de drones nas proximidades do aeroporto forçou o encerramento da pista, novamente, por volta das 03:45″, acrescentou a nota.

O aeroporto já garantiu estar a trabalhar com as companhias aéreas para “oferecer aos passageiros estadia em hotéis” ou alternativas de viagem.

Gatwick é o oitavo aeroporto da Europa com maior volume de tráfego. A partir dali faz-se a ligação a mais de 200 cidades e de 70 países e transitam anualmente 45 milhões de passageiros. Devido a esta suspensão de atividade, os responsáveis estimam que cerca de 2.000 voos foram impedidos de descolar.

À BBC, Chris Woodroofe, chefe de operações de Gatwick, referiu que perto de 20 equipas de agentes se organizaram na busca dos drones avistados sobre o aeroporto. O avistamento “perturbou fortemente os passageiros”, sendo essa uma das razões para que a polícia não tenha tentado disparar para anular os drones.

Os drones estão proibidos de sobrevoar aeroportos e até um quilómetro de distância do seu perímetro.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.