Drones sobre aeroporto de Gatwick obrigam a suspender voos

O aeroporto internacional de Gatwick, na região de Londres, suspendeu temporariamente o tráfego aéreo devido à presença de drones na pista.

A presença de drones na pista aérea do aeroporto internacional de Gatwick, um dos aeroportos mais importantes do Reino Unido, obrigou a que os voos com destino a Gatwick tivessem de ser desviados para outras cidades e aeroportos, incluindo Paris e Amesterdão. Também os voos que tinham saída de Gatwick sofreram grandes atrasos.

Os voos estão suspensos desde a última noite na sequência do avistamento de dois drones sobre o aeroporto. Os dois drones, de origem ainda desconhecida, foram vistos pela primeira vez por volta das 21h de quarta-feira, levando os responsáveis do aeroporto a suspender e a desviar as ligações por motivos de segurança, avança o Observador.

Em comunicado, a direção do aeroporto explica que “dois drones sobrevoaram o aeroporto, pelo que tivemos que suspender os voos durante a investigação”. A BBC adianta que cerca de 10 mil passageiros foram afetados.

Cerca das 8h00 a pista ainda estava condicionada. No Twitter, o aeroporto referiu que “a segurança dos passageiros e funcionários é a nossa prioridade“.

O grupo europeu de controlo de tráfego aéreo Eurocontrol disse que a pista permanecerá fechada até as 11h00. Esta foi encerrada por volta das 21h00 de quarta-feira, quando dois drones foram vistos a sobrevoar a pista – que chegou a ser reaberta por cerca de 45 minutos nesta madrugada, tendo voltado a ser encerrada.

“Após informações sobre a presença de dois drones sobrevoando a pista do aeroporto de Gatwick por volta das 21h00, a pista foi encerrada das 21h03 de quarta-feira às 03h01 de quinta-feira”, lê-se num comunicado divulgado pelo aeroporto.

“Infelizmente, outra observação de drones nas proximidades do aeroporto forçou o encerramento da pista, novamente, por volta das 03:45″, acrescentou a nota.

O aeroporto já garantiu estar a trabalhar com as companhias aéreas para “oferecer aos passageiros estadia em hotéis” ou alternativas de viagem.

Gatwick é o oitavo aeroporto da Europa com maior volume de tráfego. A partir dali faz-se a ligação a mais de 200 cidades e de 70 países e transitam anualmente 45 milhões de passageiros. Devido a esta suspensão de atividade, os responsáveis estimam que cerca de 2.000 voos foram impedidos de descolar.

À BBC, Chris Woodroofe, chefe de operações de Gatwick, referiu que perto de 20 equipas de agentes se organizaram na busca dos drones avistados sobre o aeroporto. O avistamento “perturbou fortemente os passageiros”, sendo essa uma das razões para que a polícia não tenha tentado disparar para anular os drones.

Os drones estão proibidos de sobrevoar aeroportos e até um quilómetro de distância do seu perímetro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …