/

Caso Khashoggi marca cimeira do G20. Putin ignorou Trump e saudou (efusivamente) príncipe saudita

Lukas Coch / EPA

President Vladimir Putin E Mohammad Bin Salman Al Saud

Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro da coroa da Arábia Saudita e suspeito de envolvimento no assassínio de Jamal Khashoggi, é uma das figuras mais procuradas para encontros bilaterais, na cimeira do G20.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o príncipe herdeiro da coroa da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, mostraram-se bem-dispostos e cumprimentaram-se efusivamente, antes de se sentarem para um encontro à margem da cimeira do G20, nesta sexta-feira, em Buenos Aires.

O alegado envolvimento de bin Salman no assassínio do jornalista Jamal Khashoggi, no passado outubro, foi tema da reunião bilateral, mas não dissuadiu o sorriso de ambos para a fotografia protocolar.

Os dirigentes russo e saudita têm um outro interesse estratégico comum, que certamente também terá sido discutido: a queda de preço do petróleo, que preocupa os dois governos.

Em sentido contrário, e tal como nota o Russia Today, Putin e o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, evitaram qualquer contacto durante o breve encontro que partilharam com os demais líderes internacionais. Várias fotos divulgadas pela agência Reuters mostram que os líderes evitaram-se mutuamente. Putin e Trump não se cumprimentaram nem falaram, pelo menos em público, durante a cimeira do G20.

Nesta quinta-feira, Trump cancelou a reunião bilateral com Putin, que tinha sido programada para terminar na Argentina durante o G20. O Presidente dos EUA cancelou o encontro devido ao conflito e à escalada de tensão entre a Ucrânia e a Rússia. Trump afirmou, contudo, que espera encontrar-se com Putin brevemente.

Trump protagonizou ainda outro momento caricato durante a cimeira. Depois de cumprimentar o presidente argentino, Mauricio Macri, o presidente norte-americano abandonou a zona, afastando-se do seu homólogo americano enquanto acenava aos jornalistas. Trump deixou Macri sozinho em frente da cúpula do C20.

Líderes internacionais querem esclarecimentos

Não será apenas Putin a discutir o tema da morte de Khashoggi com bin Salman, que se tornou uma das figuras mais disputadas para encontros bilaterais na cimeira do G20. Theresa May, a primeira-ministra britânica, já anunciou que pretende levantar o tema do assassínio de Jamal Khashoggi no encontro com bin Salman.

“Tenciono falar com o príncipe herdeiro da coroa da Arábia Saudita. A mensagem que passarei é muito clara (…) no tema de Jamal Khashoggi, mas também no do Iémen”, disse hoje Theresa May.

A líder do governo britânico disse que pretende um esclarecimento cabal sobre o assassínio e também estar preocupada com a situação humanitária no Iémen, explicando que a solução de longo termo para este país “é uma questão política” e que encorajará todas as partes para encontrar essa solução.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, é outro dos líderes presentes na cimeira do G20 que leva na agenda o tema Khashoggi e já teve uma breve conversa com Mohammed bin Salman sobre esse assunto, quinta-feira, à chegada a Buenos Aires. Segundo o gabinete de Macron, o Presidente transmitiu a bin Salman o desejo dos europeus de “associar especialistas internacionais à investigação” do assassínio do jornalista.

Também o Presidente do Canadá, Justin Trudeau, prometeu levantar a questão do crime que vitimou Khashoggi, durante os dias da cimeira. Esta semana, o governo do Canadá impôs sanções a 17 sauditas suspeitos de envolvimento no assassínio, congelando os seus bens e impedindo a sua entrada no país.

Na agenda de reuniões bilaterais com bin Salman não está, contudo, o nome do Presidente dos Estados Unidos que esta semana repetiu não ter “provas concretas” da ligação de Mohammed bin Salman no assassínio e que continua a dizer que a Arábia Saudita é um importante aliado dos EUA. Trump diz que gostaria de reunir com bin Salman em Buenos Aires, mas confirmou que a reunião bilateral não fora marcada “por falta de tempo”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.