/

Varoufakis lidera lista internacional para eleições europeias na Alemanha

marclozano / Flickr

O ex-ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis

O antigo ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis vai liderar uma lista internacional para as eleições europeias que se apresenta na Alemanha, anunciou o grupo através do Twitter.

Yanis Varoufakis foi eleito este domingo cabeça de lista do movimento Democracia na Europa, por 46 votos contra oito. Democracia na Europa é a ala alemã do movimento europeu DIEM 25 fundado por Varoufakis.

“Eu aceito a nomeação porque resume a nova política transnacional de que precisamos na Europa”, afirmou Yanis Varoufakis numa conferência de imprensa em Berlim citado pelo jornal Público, onde os seus colegas partidários apresentaram uma faixa com a frase “primavera europeia”.

“Peço a todos vocês que se unam a nós nesta busca pela democracia na Europa e na Alemanha como condição para a prosperidade e para uma democracia autêntica”, pediu também o ex-ministro das Finanças grego.

https://twitter.com/DiEM_25/status/1066713929123069952?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1066713929123069952&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.publico.pt%2F2018%2F11%2F26%2Fmundo%2Fnoticia%2Fvaroufakis-disputara-eleicoes-europeias-alemanha-1852453

A lista inclui 10 homens e 10 mulheres de sete nacionalidades, incluindo o filósofo croata Sreko Horvat. Varoufakis decidiu fundar o movimento após ter deixado o cargo de ministro das Finanças da Grécia e de ter concluído que para conseguir mudanças na Europa é necessário um movimento pan-europeu.

Na Alemanha, o movimento liderado por Varoufakis vai disputar os votos da esquerda com outras formações e deverá fazer campanha com infra-estruturas escassas, dependendo em boa parte do impacto mediático do ex-ministro grego.

Varoufakis abandonou a pasta das Finanças do governo grego em 2015 por não estar de acordo com os termos de saída do resgate europeu e fundou o movimento DIEM 25 depois da sua saída.

Durante o período de maior crise na Grécia, Varoufakis foi visto como o principal opositor do então ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, e das políticas de austeridade.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.