/

Espanha está a envenenar o Rio Tejo (é uma “indecência ecológica”)

7

Paulo Cunha / Lusa

Um manto de espuma cobre a água do Rio Tejo, junto ao açude de Abrantes.

É um “cocktail de desastre” que está a sufocar o rio Tejo. Análises efectuadas à água do rio, desde a nascente em Espanha, até à foz em Portugal, revelam uma situação preocupante, e do outro lado da fronteira fala-se de “uma indecência ecológica”.

Uma reportagem da revista Sábado mostra como Espanha “maltrata” o Tejo, com base em análises efectuadas desde a nascente até à foz do rio.

Os resultados apontam que o Tejo chega a Portugal com elevados índices de poluição, melhorando à medida que corre por território nacional.

Além de algas, entre as substâncias detectadas nas análises efectuadas pela Sábado, estão “oito vezes mais fósforo do que o máximo recomendado”, “azoto também acima do normal” e “um valor de oxigénio dissolvido na água a rondar os 2 mg/l, quando o mínimo para um rio saudável são 5 mg/l“, como refere a revista.

A contribuir para esta situação preocupante estão factores como os esgotos de Madrid, o desvio de água para a rega de campos agrícolas de Múrcia e as diversas barragens que se estendem pelo leito do rio.

Para gastarem menos dinheiro, as barragens espanholas de Alcantara e Cedillo fazem descargas de água no fundo, ao invés de à superfície, o que aumentaria o nível de oxigénio no rio.

“O pior que sobra da ditadura de Franco”

E até do outro lado da fronteira, se critica a forma como Espanha faz a gestão das águas do Tejo, com o Presidente da Junta de Comunidades de Castilla-La Mancha, Emiliano García-Page, a referir que estamos perante “uma indecência ecológica” e um “atropelo anti-ecológico”, conforme declarações divulgadas pelo Diário de Castilla-La Mancha.

García-Page critica em particular o transvase Tejo-Segura, um aqueduto que é definido como uma das maiores obras hidráulicas da engenharia espanhola e que leva água das barragens de Entrepeñas (Guadalajara) e Buendía (Cuenca) até ao rio Segura.

O transvase Tejo-Segura é o pior que sobra da ditadura de Franco“, refere García-Page. O canal do aqueduto leva, actualmente, “50% mais de água do que hoje atravessa o rio Tejo”, acusa ainda. E sobre o Tejo diz que parece “um esgoto”.

O Presidente da Junta de Comunidades de Castilla-La Mancha apela ao Governo espanhol, e às regiões vizinhas de Murcia e Valência, que se alcance um acordo em matéria de gestão de água.

Também os ambientalistas da Associação Zero apelam à tomada de medidas para promover a melhoria da qualidade da água no Tejo.

“Os caudais mínimos são semanais e deviam ser diários, para haver uma continuidade de caudal e ajudar à diluição da carga poluidora”, refere ao Correio da Manhã a vice-presidente da Zero, Carla Graça.

Esta engenheira do ambiente explica, em declarações à Sábado, que as “flutuações” nos caudais “não permitem uma boa saúde do rio”. “Um dia pode haver um grande caudal libertado por Espanha e nos restantes só 600 litros, o que não é nada”, sublinha Carla Graça.

Assim, a Zero espera que o assunto seja abordado na cimeira ibérica entre Portugal e Espanha, na próxima semana. Mas até agora, não é certo que o tema faça parte da agenda.

ZAP //

7 Comments

  1. Há quanto tempo terminou morreu Franco? Como pode ele ser o responsável pelo que fazem os cleptocratas que há 45 anos ocupam o poder em Espanha, SEMPRE COM A NOJENTA ATITUDE DE POLUIR JUNTO DAS FRONTEIRAS OU DE LÁ INSTALAREM AS CENTRAIS NUCLEARES OU DEPÓSITOS DE SUCATA mais ou menos perigosa ou poluentes? Junto das fronteiras com França, Gibraltar e Portugal! Não sei se junto de Andorras também! Os «transavases» de águas dos rios tem sido uma prática dos governos de Madrid, bem posteriores a 1975!

  2. Transformar os rios em canos de esgoto tanto deve ser especialidade espanhola como portuguesa ou estão a fingir que não sabem do mal que por cá se faz, se em vez de passarem o tempo a fazer queixinhas o passassem a tomar medidas para recuperar água enquanto chove seria mais útil para o país, mas infelizmente só se lembram de Santa Bárbara quando faz trovões.

  3. Os governantes/politicos portugueses andam mais preocupados em vigarizar, roubar, mentir etc do que GOVERNAR, PROTEGER, RESPEITAR o povo português. Isso não lhes interessa NADA. Os politicos tem um mote que é : quem vier atrás que resolva. Como NINGUÉM resolve dá nisto. Malditos Politicos é CORJA que não interessa a ninguém…

  4. O governo Portuges nao tem nenhumas tripas nem coragem para batter na mesa quando encontra o governo espanhol para tratar destes assuntos ! Preferem baixar as calças !!!!

  5. A União Europeia que mete o bedelho em tudo o que não deve, que passa a vida a legislar para favorecer os grandes, agora não tem nada a dizer? Não existem normas comunitárias que têm de ser cumpridas sob pena de haver coimas. Força nisso, Portugal que faça queixa.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.