Espanha está a envenenar o Rio Tejo (é uma “indecência ecológica”)

Paulo Cunha / Lusa

Um manto de espuma cobre a água do Rio Tejo, junto ao açude de Abrantes.

É um “cocktail de desastre” que está a sufocar o rio Tejo. Análises efectuadas à água do rio, desde a nascente em Espanha, até à foz em Portugal, revelam uma situação preocupante, e do outro lado da fronteira fala-se de “uma indecência ecológica”.

Uma reportagem da revista Sábado mostra como Espanha “maltrata” o Tejo, com base em análises efectuadas desde a nascente até à foz do rio.

Os resultados apontam que o Tejo chega a Portugal com elevados índices de poluição, melhorando à medida que corre por território nacional.

Além de algas, entre as substâncias detectadas nas análises efectuadas pela Sábado, estão “oito vezes mais fósforo do que o máximo recomendado”, “azoto também acima do normal” e “um valor de oxigénio dissolvido na água a rondar os 2 mg/l, quando o mínimo para um rio saudável são 5 mg/l“, como refere a revista.

A contribuir para esta situação preocupante estão factores como os esgotos de Madrid, o desvio de água para a rega de campos agrícolas de Múrcia e as diversas barragens que se estendem pelo leito do rio.

Para gastarem menos dinheiro, as barragens espanholas de Alcantara e Cedillo fazem descargas de água no fundo, ao invés de à superfície, o que aumentaria o nível de oxigénio no rio.

“O pior que sobra da ditadura de Franco”

E até do outro lado da fronteira, se critica a forma como Espanha faz a gestão das águas do Tejo, com o Presidente da Junta de Comunidades de Castilla-La Mancha, Emiliano García-Page, a referir que estamos perante “uma indecência ecológica” e um “atropelo anti-ecológico”, conforme declarações divulgadas pelo Diário de Castilla-La Mancha.

García-Page critica em particular o transvase Tejo-Segura, um aqueduto que é definido como uma das maiores obras hidráulicas da engenharia espanhola e que leva água das barragens de Entrepeñas (Guadalajara) e Buendía (Cuenca) até ao rio Segura.

O transvase Tejo-Segura é o pior que sobra da ditadura de Franco“, refere García-Page. O canal do aqueduto leva, actualmente, “50% mais de água do que hoje atravessa o rio Tejo”, acusa ainda. E sobre o Tejo diz que parece “um esgoto”.

O Presidente da Junta de Comunidades de Castilla-La Mancha apela ao Governo espanhol, e às regiões vizinhas de Murcia e Valência, que se alcance um acordo em matéria de gestão de água.

Também os ambientalistas da Associação Zero apelam à tomada de medidas para promover a melhoria da qualidade da água no Tejo.

“Os caudais mínimos são semanais e deviam ser diários, para haver uma continuidade de caudal e ajudar à diluição da carga poluidora”, refere ao Correio da Manhã a vice-presidente da Zero, Carla Graça.

Esta engenheira do ambiente explica, em declarações à Sábado, que as “flutuações” nos caudais “não permitem uma boa saúde do rio”. “Um dia pode haver um grande caudal libertado por Espanha e nos restantes só 600 litros, o que não é nada”, sublinha Carla Graça.

Assim, a Zero espera que o assunto seja abordado na cimeira ibérica entre Portugal e Espanha, na próxima semana. Mas até agora, não é certo que o tema faça parte da agenda.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Há quanto tempo terminou morreu Franco? Como pode ele ser o responsável pelo que fazem os cleptocratas que há 45 anos ocupam o poder em Espanha, SEMPRE COM A NOJENTA ATITUDE DE POLUIR JUNTO DAS FRONTEIRAS OU DE LÁ INSTALAREM AS CENTRAIS NUCLEARES OU DEPÓSITOS DE SUCATA mais ou menos perigosa ou poluentes? Junto das fronteiras com França, Gibraltar e Portugal! Não sei se junto de Andorras também! Os «transavases» de águas dos rios tem sido uma prática dos governos de Madrid, bem posteriores a 1975!

  2. Transformar os rios em canos de esgoto tanto deve ser especialidade espanhola como portuguesa ou estão a fingir que não sabem do mal que por cá se faz, se em vez de passarem o tempo a fazer queixinhas o passassem a tomar medidas para recuperar água enquanto chove seria mais útil para o país, mas infelizmente só se lembram de Santa Bárbara quando faz trovões.

  3. Os governantes/politicos portugueses andam mais preocupados em vigarizar, roubar, mentir etc do que GOVERNAR, PROTEGER, RESPEITAR o povo português. Isso não lhes interessa NADA. Os politicos tem um mote que é : quem vier atrás que resolva. Como NINGUÉM resolve dá nisto. Malditos Politicos é CORJA que não interessa a ninguém…

  4. O governo Portuges nao tem nenhumas tripas nem coragem para batter na mesa quando encontra o governo espanhol para tratar destes assuntos ! Preferem baixar as calças !!!!

  5. A União Europeia que mete o bedelho em tudo o que não deve, que passa a vida a legislar para favorecer os grandes, agora não tem nada a dizer? Não existem normas comunitárias que têm de ser cumpridas sob pena de haver coimas. Força nisso, Portugal que faça queixa.

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …