O primeiro-ministro defendeu que Portugal deve manter o atual regime bi-horário e ter uma hora de verão e uma hora de inverno. “Não vejo razão para que se contrarie a ciência”, considerou António Costa.
Questionado, em entrevista à TVI, qual a posição do Governo português sobre a discussão no âmbito da União Europeia sobre este tema, António Costa salientou o que, até agora, foi expresso pela “entidade competente”, o Observatório Astronómico de Lisboa.
“O que foi expresso até ao momento é o entendimento de que em Portugal devemos manter este regime bi-horário, com hora de verão e hora de inverno. Não vejo razão para que se contrarie a ciência e se faça algo de forma discricionária”, afirmou.
António Costa salientou não ser “nem contra, nem a favor” do fim da mudança da hora, mas considerou que “há matérias sobre as quais não vale a pena ter doutrinas políticas”.
“Vale a pena seguir o que é a informação da ciência. Se a ciência entende que o regime horário mais adequado é este, quem sou eu para dizer o contrário?”, afirmou.
Recentemente, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já tinha defendido que a União Europeia tem assuntos mais importantes a resolver do que a questão da mudança da hora, sobre a qual não quis revelar já a sua posição.
No final de agosto, o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, anunciou que esta instituição vai propor formalmente o fim da mudança de hora na União Europeia, depois de um inquérito não vinculativo feito a nível comunitário, segundo o qual mais de 80% dos inquiridos disseram preferir manter sempre o mesmo horário.
Já em setembro, Juncker defendeu a supressão da mudança da hora, responsabilizando cada Estado-membro por escolher o horário de inverno ou de verão no seu último discurso sobre o Estado da União. “Em maio de 2019 [data das eleições europeias], os europeus não vão aplaudir-nos se continuarmos a mudar a hora duas vezes por ano”, disse.
“A mudança de hora deve ser suprimida. Os Estados-membros devem decidir por si próprios se querem que os cidadãos vivam no horário de verão ou no de inverno”, disse.
A ser formalizada, a proposta da comissão terá de ser aprovada pelo Parlamento Europeu e depois pelo Conselho Europeu.
ZAP // Lusa
Ó Costa, não és tu que deves decidir, a maioria dos portugueses manifestaram a sua vontade de se manterem no horário de Verão, ok? Como chefe de governo, deves honrar quem te meteu no poleiro, ok?
Caro Novais, não me lembro de ter havido qualquer consulta representativa sobre este assunto, em Portugal…
O Novais não está bom da cabeça. Está desvairado por um sentimento ideologico anti-Costa, primário.
Os portugueses não fazem dos 80% DOS EUROPEUS que votaram!
De sentimento anti-Costa primário passamos a defesa acérrima do “socialismo”?
80% do europeus votaram?!!
Quando foi isso?!
Na ultima votação, votaram “apenas” 4,6 milhões de europeus – portanto, está bem longe dos 80% dos 510 milhões de habitantes da UE!…
A votação foi pública (e publicitada) durante bastante tempo, não votou quem não quis, da mesma forma que existe a abstenção e depois toda a gente crítica e dá a sua opinião…
Segundo, da mesma forma que o Sr. Costa não foi escolhido por uma maioria sente que deve continuar com uma atitude coerente e decidir pela minoria e vontade própria…
Ou antes, de Inverno!
Vai pentear macacos. Por essa ordem de ideias então o Costa não pode fazer nada sem referendar primeiro. Puseram-no lá, agora levem com ele!
E se lhe apetece mudar a hora muda e tu levas com a mudança de hora e calas-te!
Para a próxima pensa duas vezes no macaco em que votas. Porque quando o macaco chega ao ramo mais alto vai-te cagar em cima.
Eu também não concordo que a hora mude ninguém pode ir contra a natureza.
Qual foi a maioria de portugueses que decidiu? Se em toda a Europa houve 5 milhões de respostas…
Grandes democratas!
CONCORDO!
A esmagadora maioria dos europeus, sobretudo Portugueses, não votou.
Não votaram porque não quiseram. Eu votei pela manutenção do horário de Verão durante todo o ano.
Houve divulgação do inquérito na imprensa, eu também votei a favor do fim da mudança da hora e ficar com a hora de verão! Quem não votou que não se queixe!
…lá vem a m***a da Ditadura !!! quem é que o Costa julga que é, para decidir isto com base na Ciência ?? e quando passamos a ter mudança de hora também foi com base na Ciência… não Costa !!! foi com base nos problemas Economicos !!! agora mais uma vez o Costa vai “engolir o sapo” !!! porque, se os outros Países Europeus deixarem de mudar a hora, vocês vão ver se nós não deixamos também… lol…lol… ó Costa meu amigo, vá dar banho ao cãozinho… lol…lol,..
Concordo plenamente com a manutenção do horário de Verão todo o ano. Considero muito melhor acordar se for preciso ainda quase de noite mas aos poucos a partir das 7,30h da manhã ver o dia a clarear do que estar sentado a trabalhar e ver a noite surgir a partir das 5h da tarde. Acho deprimente…
Pois, certíssimo, e isso é o que diz também muitíssima gente!
No que me toca, penso exactamente da mesma maneira. Aliás, isso foi o que disse a maioria das pessoas que expressou a sua opinião no inquérito da CE.
Nas cidades onde o nevoeiro é intenso, parece que começa a anoitecer ainda bastante antes das 17:00.
O Costa usa o argumento mais patético que existe para este caso. A ciência??? Mas qual ciência??? Para que serve a “ciência” se o que se trata é de saber o que as pessoas preferem e o que as faz sentir melhor. A melhor ciência neste acaso é ouvir as próprias pessoas, e foi isso que a CE fez.
E já agora, a ciência não é o tal fulano que falou, convém não confundir as coisas. Eu sou cientista e a minha opinião é pela manutenção da hora de verão todo o ano.
Já agora, o pseudo porta-voz da ciência usou argumentos da fisiologia e da bioquímica do organismo. Mas o que percebe esse fulano, que penso ter formação em física, de fisiologia e bioquímica? Provavelmente menos que alguém que perca 2 minutos a ler a wikipédia… pelos menos a julgar pelas asneiras que se ouviram…
É deprimente porque é Inverno e os dias são mais curtos do que as noites: 9 horas de dia e 15 horas de noite. Além disso, o céu está quase sempre encoberto e chove a rodos. A partir do Natal os dias começam a crescer e as tardes a aumentarem. É deprimente é no final de Março, quando entra a hora de Verão, ter de voltar a acordar de noite escura, como se regredissemos ao Inverno, e jantar antes do sol pôr, de um dia para o outro, como se tivessemos viajado para outro planeta. Isso sim, é que é verdadeiramente doentio.
Ai Costa, Costa!
Felizmente a geografia colocou-nos na Europa. Se dependesse deste buda do chiado…
Só comentários burros. Costa fez muito bem. A mudança de hora foi concebida para economizar energia. Mudar, só se for para dar mais dinheiro ao Mexia.
Mas qual economizar energia? Era pra poupar na cera das velas!!!!O Benjamin Franklin sugeriu isso na frança em 1700 e troca o passo!!! AHAHAHAHAH!!!!
Poupar energia elétrica? Hoje em dia com tudo o que existe é elétrico?!?!!? Não se poupa nada! Tudo ilusões!
óh, xuxa tás a ver se o Costa ganha as eleições para te dar um job.
Patetico, base “cientifica” para que haja mudança de hora. Que ciencia esta que vai contra o que é natural e o relogio biológico. Vivemos debaixo da ditadura do relógio até quando?
Alguém deu a Costa o mandato para se pronunciar sobre a mudança da hora? Se o povo quer porque raio está ele contra ? Começou com a traição a Seguro, depois o faz de conta das negociações com o PSD, depois a mentira da palavra dada palavra honrada, depois um brutal aumento de impostos indirectos, o estado de graça deste senhor dura tempo demais, apenas uma maquina propagandista a funcionar muito bem o mantém no poder. dar 5 euros de aumento no salário, e passar pelo maior, quando nos leva o dobro disso mensalmente no aumento que ele criou para os combustíveis e outro tanto no IVA da electricidade que criticou quando aumentou para 23 % .. Sim é verdade Costa dá com uma mão,mas retira com as duas.
Eu não sou PS mas tenho que te perguntar.
O PSD deu alguma coisa quando esteve no poleiro?
É que não me lembro.
Acho ridículo os 5€, mais valia não dar nenhum mas que eu saiba quando o PSD esteve lá só nos tirou, sobrecarregou-nos de impostos.
Acho bem que haja mudança da hora, não me apeteçe acordar as 7h e parecer que é meia noite. Já se explicou o porque da mudança de hora, o problema é o fuso horário devia de passar do UTC para UTC + 1 como na Madeira.
A Madeira por acaso tem a mesmíssima hora legal do Continente: UTC no Inverno e UTC+1 no Verão. É estúpido, mas é verdade. Estão assim desde 1966. Até aí tinham hora de Inverno UTC-1 (e não UTC+1, como diz) — e os Açores UTC-2 –, correspondente aos seu fuso horários, mas em 1966 e até 1976 seguiram as pisadas do Continente, que teve hora de Verão permanente (UTC+1 no caso de Portugal C.). Em Setembro de 1976 o Continente corrigiu isso e voltou a ter hora de Inverno UTC e de Verão UTC+1, mas a Madeira e os Açores não corrigiram, e em vez disso têm a antiga hora de Verão no Inverno e dupla hora de Verão no Verão (Madeira UTC/+1 e Açores UTC-1/UTC)!
Valdemar Ferrão
Uma oportunidade de termos todos o mesmo horário na Europa mas Não São sempre os mesmos a decidir tem que ser obrigatório senão estas mentalidades não mudam sempre as minorias a impor aos outros o que é melhor para eles é muito bom sair de dia mas á os outros que teêm que trabalhar mais horas andam sempre de noite e ainda ,sempre que muda a hora ter que andar com problemas de saúde devido ao metabolismo reagir para se adaptar politicos da treta
A mesma hora legal na Europa, tipo tudo com hora UTC+1, a hora da Alemanha?! Nem pense nisso! O território da Europa, desde os Açores à Grécia, estende-se por 5 fusos horários (e não 3, como eles matreiramente dizem): -2, -1, 0, +1 e +2. O que acontece é que os Açores (que deviam ter hora -2) adoptaram -1, a Madeira (que devia ter hora -1) tem hora 0; e a Espanha, a França e o Benelux (que deviam ter hora 0) têm hora +1 — e até contam mal, porque há 4 e não 3 horas legais distintas.
Os distúrbios metabólicos só ocorrem quando se muda da hora de Inverno para a hora de Verão, em Março (e não o contrário) e prolongam-se pelos 7 meses seguintes, sinal de que a hora de Verão é perniciosa para a saúde. Se fosse sempre hora de Inverno, a partir da Primavera os dias cresceriam na mesma, e haveria luz a rodos (+3 de manhã e +3 à tarde), sem necessidade de se ter hora de Verão e adiantar o relógio.
Abaixo o fim da mudança de hora!!!
Por mim trocávamos o horário. As atuais 08:00 passavam a ser as antigas 00:00.
Trabalhávamos todos de noite e deste modo recebíamos suplementos mensais de trabalho noturno.
Se o Mário Nogueira se lembra desta…
Mas este Costa sabe o que diz?!?!?!? Então quantos estudos saíram recentemente a falar sobre os efeitos nefastos da mudança da hora?!?!??!! Ignorante que não sabe o que diz! e é este homem primero ministro!??!!??!
FIM À MUDANÇA ANTI NATURAL DA HORA JÀ!!!!!
O director do OAL é um nabo, não percebe nada do assunto, e não pesca nada de cronobiologia, nem dos malefícios da hora de Verão. Até, como astrónomo que é, sabe perfeitamente que o meio-dia solar ocorre todos os dias à mesma hora (mais coisa menos coisa) e que, portanto, ao ter-se hora de Verão, adiantado o relógio uma hora, vai criar-se um desfasamento de 1h30 entre a hora legal e a hora solar. Em vez do meio-dia solar ocorrer às 12h30 UTC passa a acontecer só às 13h30 UTC+1. Quer dizer, quem almoçar sempre às 12h30 do relógio, se for hora de Verão UTC+1, a essa hora estará a almoçar às 11h00 e não às 12h00 solares como quando era hora de Inverno UTC! O Costa é outro grandecíssimo nabo, e cheira-me que toda esta história vai acabar muito mal para os portugueses.
Carrega Costa. Mete estes labregos todos a trabalhar dia e noite. As preferências do povo que se fod$%&. O que interessa é que trabalhem para tu os chulares com os impostos que depois repartes com a tua seita.
palhaçada de comentários LOL
dos que votaram cerca de 80% foram apenas alemães LOOOOOOOOOOL
Ciência ou a vontade de uma mão cheia de mentecaptos e atrasados? Cá para mim é a última, não me venha falar de ciência pois isto nada tem a ver com Ciência.
E Eu que votei no horario de verao se manter Todo o ano! Para que votar??
Pois… eu também votei no Passos Coelho e agora tenho de levar com este aldrabão
Pois, desculpa lá mas não me parece que o Passos Coelho tenha feito alguma coisa para mudar esta questão que tanto nos desagrada.
Não me parece coisa para politiquice e sim para referendo.
Nessa lógica então referende-se tudo. Aumentos para a função pública? Referende-se. Privatização / nacionalização da TAP? Referende-se…
Olhe… tenha juízo
Se souber lêr Português, pode SF voltar a lêr o que escrevi!…
Acho que escrevi que ESTE assunto em particular não me parece coisa para politiquice.
Eu prometo que vou aprender a ler Português se me prometer que vai primeiro aprender a escrever corretamente! Lêr????!!! Quereria dizer Ler?
A questão da hora legal não deve ser deixada ao critério de leigos que não percebem nada do assunto. No século XIX era tratada unicamente pelos observatórios do Estado, e em todos os países andava certinha pela hora solar. A partir do século XX, a coisa virou uma bagunça total, desde que os políticos e os governos começaram a meter o bedelho no assunto.
A questão não é de devemos mudar, ou não mudar! Eu votei contra a mudança da hora, e é-me indiferente se ficaria a hora de verão ou de inverno. A questão é o Costa, ou seja quem for, basear-se numa opinião absurda duma única pessoa, por mais diplomas que tenha, e dizer que isso é a opinião da Ciência!! E são estas ideias que atestam a ignorância e incompetência de quem governa.
Eu também sou contra a mudança da hora.
Devemos manter a hora legal, mas mudar de fuso horário. Estamos bem para oeste de Greenwich, não faz sentido termos a hora UTC, deveríamos ter UTC-1. Isso resolveria o “problema” de ver o sol nascer às 9h00.
Do ponto de vista científico, se é verdade que a mudança de hora tem origem nos trabalhos de Benjamin Franklin, isso foi há quase 3 séculos, quando era fundamental poupar carvão, gás e o trabalho dos “acendedores/apagadores” da iluminação pública (em Londres, que nós por cá nem sabíamos o que isso era).
Hoje em dia, não é consensual nos meios científicos que a mudança de hora traga benefícios económico/financeiros relevantes. Fala-se de uma poupança no maximo de 5%, que pode ser obtida por outros meios/acções, e que é largamente suplantada pelas desvantagens que esta mudança tem sobre as pessoas.
Por isso, o nosso primeiro deveria ter mais cuidado ao apoiar-se à bengala da ciência.
Mas são políticos, tudo serve para justificar as próprias posições, sobretudo se tal lhes evida ter que “dar a cara”.
A actual hora de Inverno UTC é a melhor para Portugal Continental. Já está adiantada 30 minutos em relação à hora solar. Se no Continente tivessemos a hora UTC-1 (adequada para a Madeira e não para o Continente), no Inverno o sol nasceria às 7h00, mas pôr-se-ia às 16h00! E se essa hora vigorasse durante todo o ano no Verão o sol nasceria às 4h00 e pôr-se-ia às 19h00! Dada a obsessão generalizada pelo rígido horário de trabalho das 9h00 às 17h00 (ou 18h ou 19h), essa hora legal ainda seria pior do que actual de Inverno. O melhor mesmo seria manter a hora UTC (hora de Inverno) durante todo o ano. No Inverno o nascente seria às 8h00 e o poente às 17h00 e no Verão, às 5h00 e às 20h00, o que seria perfeitamente razoável. Afinal, ao fim do dia é expectável que chegue a noite e não que se prolongue artificialmente o dia solar só para agradar a meia dúzia de farristas que gostam de se levantar tarde, ao contrário de quem tem de se levantar cedo para ir trabalhar.
Concordo plenamente contigo Ana Costa.
Sempre que muda a hora, principalmente para a de Verão tenho imensos problemas na adaptação.
Que se lixe o que 80% dos participantes que vivem insatisgeitos com a mudança, expressaramqo é. O observatório astronómico é que opina pela vida pessoal e laboral do povo. ’tástico!
Juncker … “Em maio de 2019 [data das eleições europeias], os europeus não vão aplaudir-nos se continuarmos a mudar a hora duas vezes por ano”, disse.
Ó sr. Juncker, eu não aplaudo mas não é por causa da mudança da hora, não!