/

Agência reguladora dos EUA acusa Musk de fraude

oninnovation / Flickr

Elon Musk, fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

Comissão americana de Títulos e Câmbio denuncia CEO da Tesla por anúncio de suposto plano para fechar capital da empresa. A mensagem fez com que as ações da construtora de carros elétricos disparassem 11% em Wall Street.

A Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC) acusou esta quinta-feira (27/09) o fundador e presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, de fraude por anunciar, numa mensagem na sua conta do Twitter, em agosto, que planeava fechar o capital da empresa.

A denúncia foi apresentada num tribunal de Nova York. A SEC, órgão equivalente à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), afirmou que Musk se comportou de forma “temerária”, e que a sua mensagem era “falsa e enganosa” e terá prejudicado os investidores da Tesla.

As acusações ocorreram menos de dois meses depois de Musk anunciar na rede social que pensava fechar o capital da Tesla em 420 dólares por ação.

“Financiamento garantido”, destacou. A mensagem fez as ações da companhia disparar quase 11% na Bolsa de Nova York. Semanas após anunciar o fecho de capital, Musk voltou atrás e disse que o melhor caminho para a Tesla era continuar na Bolsa de Valores.

A SEC afirmou também que Musk sabia que não satisfazia as outras contingências ao declarar que apenas o voto dos acionistas seria necessário para fechar o capital da empresa. Com a acusação, o empresário pode ser punido com uma multa. Depois desta punição, as ações da empresa caíram 5,7%.

Em comunicado, Musk rejeitou as acusações. “Essa ação injustificada da SEC deixa-me profundamente triste e desapontado. Tomei sempre medidas para a verdade e transparência. A integridade é o valor mais importante da minha vida e os factos vão mostrar que nunca comprometi isso”, ressaltou.

A companhia sediada em Silicon Valley vive um momento decisivo nos seus oito anos de história como empresa de capital aberto, já que a concorrência com construtoras europeias deve intensificar-se com o lançamento dos novos modelos elétricos da Audi e da Jaguar. Mais rivais devem chegar ao mercado no próximo ano.

Sob pressão para aumentar a produção do sedan Model 3, a Tesla anunciou planos para construir uma fábrica em Xangai, na China, e outra na Europa. Os detalhes sobre esta intenção ainda não foram revelados, não se sabendo quem seriam os financiadores.

Fechar o capital é uma das forma para evitar uma análise minuciosa por parte do mercado neste momento desafiador. Musk tem trocado farpas publicamente com reguladores, críticos, revendedores e repórteres, e alguns analistas sugerem que menos transparência seria bem-vinda para o executivo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.