Agência reguladora dos EUA acusa Musk de fraude

oninnovation / Flickr

Elon Musk, fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

Comissão americana de Títulos e Câmbio denuncia CEO da Tesla por anúncio de suposto plano para fechar capital da empresa. A mensagem fez com que as ações da construtora de carros elétricos disparassem 11% em Wall Street.

A Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC) acusou esta quinta-feira (27/09) o fundador e presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, de fraude por anunciar, numa mensagem na sua conta do Twitter, em agosto, que planeava fechar o capital da empresa.

A denúncia foi apresentada num tribunal de Nova York. A SEC, órgão equivalente à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), afirmou que Musk se comportou de forma “temerária”, e que a sua mensagem era “falsa e enganosa” e terá prejudicado os investidores da Tesla.

As acusações ocorreram menos de dois meses depois de Musk anunciar na rede social que pensava fechar o capital da Tesla em 420 dólares por ação.

“Financiamento garantido”, destacou. A mensagem fez as ações da companhia disparar quase 11% na Bolsa de Nova York. Semanas após anunciar o fecho de capital, Musk voltou atrás e disse que o melhor caminho para a Tesla era continuar na Bolsa de Valores.

A SEC afirmou também que Musk sabia que não satisfazia as outras contingências ao declarar que apenas o voto dos acionistas seria necessário para fechar o capital da empresa. Com a acusação, o empresário pode ser punido com uma multa. Depois desta punição, as ações da empresa caíram 5,7%.

Em comunicado, Musk rejeitou as acusações. “Essa ação injustificada da SEC deixa-me profundamente triste e desapontado. Tomei sempre medidas para a verdade e transparência. A integridade é o valor mais importante da minha vida e os factos vão mostrar que nunca comprometi isso”, ressaltou.

A companhia sediada em Silicon Valley vive um momento decisivo nos seus oito anos de história como empresa de capital aberto, já que a concorrência com construtoras europeias deve intensificar-se com o lançamento dos novos modelos elétricos da Audi e da Jaguar. Mais rivais devem chegar ao mercado no próximo ano.

Sob pressão para aumentar a produção do sedan Model 3, a Tesla anunciou planos para construir uma fábrica em Xangai, na China, e outra na Europa. Os detalhes sobre esta intenção ainda não foram revelados, não se sabendo quem seriam os financiadores.

Fechar o capital é uma das forma para evitar uma análise minuciosa por parte do mercado neste momento desafiador. Musk tem trocado farpas publicamente com reguladores, críticos, revendedores e repórteres, e alguns analistas sugerem que menos transparência seria bem-vinda para o executivo.

PARTILHAR

RESPONDER

Muro, fake news e Obamacare. Trump anuncia oficialmente a recandidatura à Casa Branca

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a sua recandidatura à Casa Branca, num comício em Orlando, Flórida, e voltou a acusar os jornalistas de serem "fake news" e disse que o país tem a …

Platini saiu em liberdade depois de muitas horas de interrogatório

O antigo presidente da UEFA Michel Platini saiu esta quarta-feira em liberdade, depois de várias horas a ser ouvido, no âmbito da atribuição da organização do Mundial de futebol de 2022 ao Qatar. ”A custódia é …

Descoberta bactéria que pode ajudar a criar uma vacina para o stress. Estava escondida na terra

Cientistas isolaram um padrão molecular único que pode, um dia, permitir a criação de uma vacina para o stress. Este padrão estava escondida dentro de uma bactéria que vive na terra. O Mycobacterium vaccae é uma …

Cientistas descobrem uma família de partículas imortais

Desafiando as leis que regem o universo da Física, uma equipa de cientistas acaba de descobrir uma família de partículas (quasipartículas) que, em sistemas quânticos, é capaz de se desintegrar e voltar a renascer numa …

A Via Láctea pode já ter colidido com outra galáxia

Astrónomos predizem que a Via Láctea está em rota de colisão com a Andrómeda e teremos apenas uns milhares de milhões de anos para nos prepararmos para esse impacto. Por outro lado, a nossa galáxia pode …

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …