Agência reguladora dos EUA acusa Musk de fraude

oninnovation / Flickr

Elon Musk, fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

Comissão americana de Títulos e Câmbio denuncia CEO da Tesla por anúncio de suposto plano para fechar capital da empresa. A mensagem fez com que as ações da construtora de carros elétricos disparassem 11% em Wall Street.

A Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC) acusou esta quinta-feira (27/09) o fundador e presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, de fraude por anunciar, numa mensagem na sua conta do Twitter, em agosto, que planeava fechar o capital da empresa.

A denúncia foi apresentada num tribunal de Nova York. A SEC, órgão equivalente à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), afirmou que Musk se comportou de forma “temerária”, e que a sua mensagem era “falsa e enganosa” e terá prejudicado os investidores da Tesla.

As acusações ocorreram menos de dois meses depois de Musk anunciar na rede social que pensava fechar o capital da Tesla em 420 dólares por ação.

“Financiamento garantido”, destacou. A mensagem fez as ações da companhia disparar quase 11% na Bolsa de Nova York. Semanas após anunciar o fecho de capital, Musk voltou atrás e disse que o melhor caminho para a Tesla era continuar na Bolsa de Valores.

A SEC afirmou também que Musk sabia que não satisfazia as outras contingências ao declarar que apenas o voto dos acionistas seria necessário para fechar o capital da empresa. Com a acusação, o empresário pode ser punido com uma multa. Depois desta punição, as ações da empresa caíram 5,7%.

Em comunicado, Musk rejeitou as acusações. “Essa ação injustificada da SEC deixa-me profundamente triste e desapontado. Tomei sempre medidas para a verdade e transparência. A integridade é o valor mais importante da minha vida e os factos vão mostrar que nunca comprometi isso”, ressaltou.

A companhia sediada em Silicon Valley vive um momento decisivo nos seus oito anos de história como empresa de capital aberto, já que a concorrência com construtoras europeias deve intensificar-se com o lançamento dos novos modelos elétricos da Audi e da Jaguar. Mais rivais devem chegar ao mercado no próximo ano.

Sob pressão para aumentar a produção do sedan Model 3, a Tesla anunciou planos para construir uma fábrica em Xangai, na China, e outra na Europa. Os detalhes sobre esta intenção ainda não foram revelados, não se sabendo quem seriam os financiadores.

Fechar o capital é uma das forma para evitar uma análise minuciosa por parte do mercado neste momento desafiador. Musk tem trocado farpas publicamente com reguladores, críticos, revendedores e repórteres, e alguns analistas sugerem que menos transparência seria bem-vinda para o executivo.

PARTILHAR

RESPONDER

Alguém apostou no Placard num café fechado. Santa Casa perdeu dois milhões de euros

Durante quatro dias, a Santa Casa da Misericórdia registou o valor de dois milhões de euros em apostas, a partir de um café encerrado em Odivelas. Entre 9 e 12 de fevereiro, alguém apostou dois milhões …

Bairro da Jamaica. Novas suspeitas reabrem queixa contra agentes

Os moradores envolvidos nos confrontos de janeiro de 2019, no Bairro da Jamaica, pedem a reabertura do processo contra os agente da PSP. A defesa quer ver anulada a decisão do Ministério Público que acusou …

"Cuidados de morte." Governo acusado de cortar em cuidados paliativos para poupar dinheiro

A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) acusa o Governo de estar a cortar nos cuidados paliativos para poupar dinheiro. A TSF avança esta sexta-feira que a Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) não tem dúvidas …

Novo Banco contrata detetives para seguir ex-líder da Ongoing

O Novo Banco contratou equipas especializadas compostas por investigadores privados para fazer o levantamento de todos os bens que possam ser associados a Nuno Vasconcellos, ex-líder da Ongoing. Segundo avança o Correio da Manhã esta sexta-feira, …

Eurobic nega que Teixeira dos Santos esteja a ser investigado pelo Banco de Portugal

Na quinta-feira, o jornal Público deu conta de uma investigação do Banco de Portugal (BdP) ao papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do caso Luanda Leaks. Agora, o banco vem a público …

"Comigo, não acontecerá." Ferro Rodrigues decide que castração química não será debatida no Parlamento

Admitindo que as responsabilidades pela decisão de não admissibilidade do projeto de lei do Chega eram suas, Ferro Rodrigues deixou claro que, consigo na presidência da Assembleia da República, projetos de lei (provavelmente) inconstitucionais como …

Eleições para o Tribunal Constitucional suspensas. Boletins de voto estavam ilegais

A votação dos nomes para ocuparem as duas vagas no Tribunal Constitucional foi suspensa porque os boletins de votos que foram entregues aos deputados não estavam conforme manda a lei. De acordo com o jornal ECO, …

Chega já é a 5.ª força política em Portugal. CDS ultrapassado pelo PAN e Iniciativa Liberal

O PS mantém a distância para o PSD em fevereiro, segundo o Barómetro Político da Aximage para o Jornal Económico, que dá ainda conta que o CDS está em queda, posicionando-se apenas à frente do …

Eliminação da Liga Europa dita fim de linha para Silas

O desportivo Record escreve esta sexta-feira que a eliminação do Sporting da Liga Europa ditou o fim de linha para Silas no comando dos leões. De acordo com a publicação, os dirigentes leoninos ficaram desagradados …

Covid-19. Voos cancelados, máscaras à venda por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália

Voos cancelados, máscaras à venda online por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália. Estas são algumas das mais recentes consequências do novo coronavírus, a epidemia oriunda da cidade chinesa de Wuhan que …