O número de pessoas que morreram no naufrágio de um navio de passageiros no lago Vitória, na Tanzânia, subiu para 170, de acordo com os meios de comunicação locais.
As operações de resgate recomeçaram na manhã deste sábado, tendo sido recuperados mais 24 corpos, segundo informou a televisão estatal TBC. A embarcação MV. Nyerere naufragou na quinta-feira no lago Vitória, a cerca de 50 metros do local onde iria atracar.
O navio transportava cerca de 400 passageiros, apesar de a sua capacidade máxima ser para 100 pessoas e 25 toneladas de carga.
O Presidente da Tanzânia, John Magufuli, já enviou condolências às famílias das vítimas mortais e desejou uma rápida recuperação aos passageiros que foram, entretanto, hospitalizados.
O navio pertence à Agência de Serviços Eletrónicos e Eletromecânicos da Tanzânia e naufragou enquanto fazia a ligação entre a península de Ukerewe e a ilha de Ukora, na zona sul do lago Vitória, o maior do continente africano.
Naquele lago – um importante ponto de atração turística rodeado pelos territórios da Tanzânia e Quénia – registam-se vários naufrágios todos os anos sobretudo devido a fortes tempestades.
Segundo a Cruz Vermelha, em 1996, mais de 800 pessoas morreram no naufrágio do ferryboat “Bukoba” no Lago Vitória, ao largo de Mwanza.
// Lusa