//

Gaurav despede-se do pai. A foto já vale milhões de rúpias (e muito mais em solidariedade)

1

Shiv Sunny / Twitter

Guarav de 11 anos despede-se do pai, instantes antes da cremação

A foto publicada no Twitter foi partilhada milhares de vezes, gerando uma onda de solidariedade que já angariou mais de 7 milhões de rúpias. A maioria do dinheiro servirá para ajudar a pagar as despesas de educação de um menino indiano.

A fotografia mostra um menino, Gaurav de 11 anos, a despedir-se do pai que morrera dias antes num acidente de trabalho em Dabri, na zona ocidental de Nova Deli. Sem dinheiro para pagar a cerimónia fúnebre, a família de Gaurav teve de pedir ajuda aos vizinhos.

Momentos antes do início da cremação, a fotografia captada por Shiv Sunny, jornalista no The Hindustan Times, foi publicada no Twitter e criou uma onda de solidariedade que poderá mudar o destino do rapaz e da sua família.

“Foi totalmente inesperado. Costumo abrir a secção crime e já vi muita tragédia, mas algo como aquilo nunca tinha visto”, contou Shiv Sunny à BBC. “Só queria chamar à atenção para o problema dos trabalhadores dos esgotos”, acrescentou.

Todos os anos, na Índia, cerca de 100 trabalhadores dos esgotos morrem. Esta era a profissão do pai de 37 anos que levava consigo, todos os dias, o menino de 11 anos. Guarav ficava encarregue de tomar conta das roupas do pai enquanto este mergulhava nos esgotos.

O rapaz que provavelmente seguiria o mesmo percurso profissional, contou ao The Hindustan Times que o pai lhe dizia “que ainda não tinha idade para entrar nos esgotos”.

A família de Guarav, que dependia do ordenado do pai, vivia com dificuldades e nem sempre conseguia comida à hora das refeições. Em função disso, as irmãs de Guarav, de sete e três anos, estão mal nutridas.

Semanas antes da fotografia que pode mudar o futuro desta família ser tirada, Guarav perdera o irmão de quatro meses. Sem dinheiro para a medicação, o irmão de Guarav sucumbiu a uma pneumonia.

Após a fotografia ser publicada, a Uday Foundation, uma organização não governamental indiana, criou um crowdfunding em nome de Guarav.

“A maioria do dinheiro vai ser mantida um depósito a prazo no nome do menino. Mas parte vai ser entregue à família para ajudar a pagar as despesas de educação e a sustentá-lo”, referiu Rahul Verma, fundador da ONG, citado pelo The Hindustan Times.

A angariação de fundos já ultrapassou os 7 milhões de rúpias, algo como 85 mil euros e promete não ficar por aqui.

ZAP // Expresso

1 Comment

  1. Um país que infelizmente mais parecenças tem com um esgoto humano do que um paraíso para se viver, ainda têm muito a pedalar mas duvido que lá cheguem com tanto excesso de população e tanta crença a dividi-los.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.