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A Coca-Cola quer entrar no mercado das bebidas com canábis

Atenta ao crescente mercado das bebidas infundidas em canábis, a Coca-Cola está a planear uma possível entrada neste mercado, que expandiria as ambições da maior fabricante do mundo de refrigerantes.

A empresa norte-americano anunciou o seu interesse esta segunda-feira, afirmando estar em conversação com a empresa canadiana Aurora Cannabis Inc. para desenvolver bebidas infundidas com canabidiol (CBD) – óleo extraído das sementes de cânhamo (Cannabis sativa L.) -, substância química não psicoativa encontrada na canábis.

A partir do próximo dia 17 de outubro, a canábis vai ser legalizada no Canadá. A Coca-Cola procura juntar-se a outras empresas produtoras de cerveja e cigarros para testar este tipo de mercado no país.

Em declarações distintas, a Coca-Cola e Aurora disseram estar interessadas no mercado das bebidas infundidas com canabidiol, mas não adiantaram detalhes. Depois do anúncio, as ações da Aurora subiram 17%, já as da Cola-Cola registaram um ligeiro aumento.

As bebidas com CBD não têm efeitos psicoativos mas, provavelmente, visam aliviar a inflamação, a dor e as cólicas.

Os produtos baseados em CBD seriam diferentes dos produzidos pela indústria das bebidas alcoólicas, que visam gerar sensações através do uso do tetrahidrocanabinol (THC), o principal produto químico psicoativo presente na canábis.

As produtoras de cerveja Constellation Brands, Molson Coors e Heineken já estão presentes neste mercado. Por exemplo, a cerveja artesanal da Heineken, Lagunitas, lançou recentemente o Hi-Fi Hops, uma espécie de água tónica com sabor de cerveja infundida nas substâncias de THC e CBD.

Produtos mais saudáveis

A Coca-Cola procura um segmento de rápido crescimento que se encaixa bem na sua área de produtos funcionais de bem-estar. Recentemente, a gigante norte-americana lançou um novo sabor no Brasil, a Coca-Cola Plus Café Espresso, com 40% mais cafeína e 50% menos açúcar relativamente à Coca-Cola original.

“Provavelmente, as bebidas THC ficam melhor com os fabricantes de cerveja, e talvez a CBD se encaixe melhor com a Coca-Cola, tendo em conta as suas preocupações com a saúde e o bem-esyar”, disse o analista da Liberum, Nico von Stackelberg.

Há também um crescente interesse por parte do consumidor pelo CBD, uma vez que as suas propriedades servem perfeitamente como ingredientes para bebidas de recuperação desportiva. Aliás, produtos como a Gatorade podem também interessar-se pelo novo mercado canadiano.

Além da Aurora, as empresas de canábis Tilray e Aphria também são alvos de parcerias com grandes companhias que querem explorar esse negócio na América do Norte.

O Canadá é a primeira grande economia a legalizar a canábis para fins recreativos. Vários estados dos Estados Unidos já legalizaram a canábis, mas a substância continua a se proibida pela lei federal.

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