//

Ativistas antitouradas invadem arena e são agredidos em Albufeira

44

Na última quinta-feira, uma tourada em Albufeira foi interrompida por ativistas dos direitos dos animais, que invadiram a arena em protesto. Os ativistas acabaram detidos pela GNR, mas continuaram a ser agredidos mesmo depois de já estarem algemados.

Na passada quinta-feira, dia 9 de agosto, o pânico instalou-se numa corrida de touros em Albufeira. A arena foi invadida por ativistas dos direitos dos animais, tendo a tourada sido interrompida imediatamente.

“Stop torture”; “Stop bullfight”; “Love animals” e “Tourist boycott”. Estas foram as palavras que os três ativistas escreveram no peito e nas costas, em defesa dos direitos dos animais. Entre os indivíduos responsáveis por esta ação estavam dois portugueses, Artur Nascimento e Hélder Silva, e um holandês, Peter Janssen, ativista do Vegan Strike Group.

Peter Janssen já fez cerca de 40 ações de protesto desde 2015, nas quais interrompeu touradas em vários países.

Segundo o Diário de Notícias, os três indivíduos invadiram a arena e foram imediatamente perseguidos por dois militares da GNR e vários outros homens. Um vídeo, publicado no Facebook por Janssen, mostra os ativistas a serem retirados pela GNR da praça de touros, algemados.

Tanto os três detidos como os próprios guardas são perseguidos por várias pessoas que os agridem. Já algemados, os detidos foram pontapeados e atacados com uma bandarilha por apoiantes da tourada, tendo sido repetidamente agredidos no corredor.

Mas as agressões não ficaram por aqui. Mónica Gaspar, gerente de um restaurante e de uma loja veganos em Albufeira, encontrava-se junto à praça de touros quando viu “cerca de 20 pessoas com paus de madeira e bandarilhas a bater nos ativistas e nos agentes”.

“Havia um homem que creio estar ligado ao toureio a cavalo a incitá-los: «Têm de levar mais, filhos da puta, morram.» Fui dizer para pararem e dois agarraram-me pelos colarinhos, bateram-me na cara, deram-me pontapés“, conta ao DN.

Um grupo de lisboetas, que passeavam naquela rua, viram dois homens a “agredir brutalmente” Mónica. Pedro Pereira, que estava de férias no Algarve, decidiu intervir. “Mas aí apareceram vários a agarrar-me e a tentar bater-me. Ainda consegui desviar-me, tenho um metro e oitenta e sou ágil, mas veio um por trás que me bateu com um pau e me abriu a cabeça.”

Pedro Pereira diz que a sua mulher conseguiu ver a cara do agressor, mas “quando pedimos à GNR, que entretanto tinha chegado, para ir à praça e ao pé dos camiões dos cavalos tentar encontrá-lo, não se dispuseram a isso.

Que se saiba, não há imagens das agressões que aconteceram na rua, fora da praça de touros de Albufeira. Carla Sananda, que poderá ou não ter filmado essas cenas, diz ao DN que a GNR lhe apagou o conteúdo do telefone.

“Tirei fotos e filmei. Aquilo ficou muito feio. Os ativistas ficaram muito maltratados, apesar de os polícias terem tentado protegê-los. Aí foram impecáveis, um GNR até ficou com dedos partidos por tentar defendê-los”, conta a mulher.

No entanto, quando Carla Senanda chegou à rua onde aconteciam as agressões desenfreadas, afastou-se para ligar para uma amiga “quando uma mulher ligada à empresa da praça me tirou o telefone e disse aos GNR que eu estava a filmar”.

“Um deles, em vez de me perguntar alguma coisa, fez-me logo uma chave ao pescoço. Veio outro que me dobrou, pôs-me a cabeça nos joelhos. A seguir um deu-me o telefone de volta, dizendo que tinha apagado tudo”, descreve Carla.

O Comando Nacional da GNR disse ao jornal que “no decorrer do evento de tauromaquia verificou a existência de confrontos físicos entre aficionados e ativistas, o que obrigou à intervenção da GNR, no sentido de garantir a integridade física dos manifestantes”, tendo o Comando Territorial de Faro mobilizado “os meios necessários para repor a ordem pública”.

Além disso, confirma ainda que recebeu a queixa de Mónica Gaspar. No entanto, não respondeu às perguntas sobre a alegada agressão a Carla Sananda. “No exterior do recinto, a GNR foi chamada a intervir devido a um conflito existente entre duas mulheres, motivado pela posse indevida de um telemóvel, tendo o mesmo sido recuperado pelos militares e devolvido à legítima proprietária”, diz apenas.

Hélder Milheiro, porta-voz da Federação Portuguesa de Tauromaquia, fez saber que os ativistas que invadiram a arena têm o hábito de “provocar distúrbios e apresentar-se como vítimas”.

“É um grupo sediado em Espanha pago por fundos internacionais de origem desconhecida e que se dedica a ações deste tipo”, afirma. ” Lamentamos qualquer excesso que tenha acontecido. Mas não vou colocar aqui de repente estes mercenários internacionais como pequenas vítimas. Trata-se de uma ação provocatória e atentatória aos direitos dos outros cidadãos, conclui o porta-voz.

ZAP //

44 Comments

  1. Que mais se podia esperar? Maltratam animais por prazer, batem por trás em pessoas algemadas, batem em grupo numa mulher que nada tinham sequer nada a ver, mais uma vez por trás e á traição abrem a cabeça a um homem que defende uma mulher em frente á família com crianças perto ,não vejo nada de estranho…

    E para os broncos que vão dizer que eles não deviam estar ali existe o direito ao protesto pacifico ou vão abrir a cabeça aos professores e espetar bandeirilhas neles como fizeram com uma pessoa algemada? Vão dar porradas nos taxistas nos protestos pacíficos deles? e que tal nos enfermeiros por causa do protesto pacifico que fizeram? é preciso continuar ou com um desenho chegam lá?

      • Lamento muito mas o que fizeram os anti-touradas não tem pés nem cabeça. Podem ser contra e manifestar-se mas não podem invadir um espaço privado e licenciado. Isto nem sequer é assunto, pois eles deviam era ser presos e julgados e assim aprendiam como fazer as coisas pacifica e democraticamente. Três burros no meio de uma centena ou mais de pessoas de que é que estão à espera ? Sabem o que é a democracia ?

      • Os portugueses não verão a democracia até que os seus deputados votem de acordo com os desejos do povo, que é abolir estes espetáculos bárbaros. A democracia tem sido um sonho a muito esperado por nós e acredito que estamos mais próximos dela a cada dia que passa. Esses três homens que você chama de burros são considerados heróis por muitos de nós cidadãos portugueses. Sim, porque chamar atenção as atrocidades que ocorrem no nosso país e é um ato heroico e eles merecem todo o nosso respeito.

      • O Moamed Ata, que derrubou as torres gémeas também é considerado herói por milhões de pessoas mas para mim não passa de um terrorista e de um assassino. Pontos de vista !!!

      • realmente concordo cnsigo; deveríamos fazer como hata e lancar um avião contra a arena e destruir tudo;touros,arena,aficionads e protestantes,assim estaríamos a limpar parte do problema de uma vez,os herois seriam os martires para ambos os lados das barricadas,s touros seiam so touros num grill e s media teriam assunto para 1 semana,isso sim era felicidade e ate os touros ficavam bem na foto..

      • Mas o povo é a lusitania ou a maioria onde me incluo ? SEndo a maioria onde me incluo virá a resposta da falta de civismo e de educação. O grande educador do povo era o Mao e o Stalin. Vá passear e pense no que diz ….

      • ó anormal, mas isso justifica agressões?
        Se a lei prevê que os manifestantes sejam presos, que sejam, mas a lei de certo não prevê que alguém seja agredido!
        A tua conversa é que nem sequer é assunto, agressão é crime!
        E não são balelas, está filmado e dá para reconhecer bem as fronhas dos anormais que atacaram de forma cobarde!
        Alias, estes tipos são todos cobardes, porque batem à má fé, por trás, com paus, batem em pessoas algemadas…
        Ah e andam vestidos com colans e lantejoulas LOOOOL, acho que está tudo dito!

      • Amiga, anormal é quem te fez as orelhas. Se tu, burra como os outros invadires a minha casa estás à espera que te ofereça um copo e bolos ? Um ou uma anormal que invada o espaço dos outros sujeita-se às consequências. Mas deixo-te uma sugestão bem como aos outros anormais: vai invadir o prado onde estão os touros e elucidá-los dos seus direitos !!!!

    • Se os taxistas bloquearem a ponte 25 de abril manifestando-se o que é que lhes acontece ? Os activistas são livres de se manifestar no exterior da arena ou nas bancadas da arena, respeitando os outros que concordam e os que não concordam, agora invadir a arena não tem esse direito.

    • viva o fascismo totalitário obrigar os outros a seguir as nossas ideias revela as ideias totalitárias que os anti touradas teem em relação ao aficionados

  2. Sou contra touradas, mas sou ainda mais contra a falta de respeito.
    O que os activistas fizeram, estavam mesmo a provocar o final da situação, é como meter-se em frente de um comboio de depois queixar-se que não parou.

    O problema não se resolve assim, existe meios e formas de fazer e resultam, a Cataluña é um exemplo, agora faltar ao respeito por uma tradição era esperado o final destes.

    Quanto ao resto do fui lá pedir com bons modos para parar, levei porrada, depois a polícia apagou as imagens, etc, já é fazer das pessoas de parvas, nos dias que correm ninguém consegue sequer cair na rua sem que alguém suba para o YouTube.
    Se realmente fora da arena aconteceu o que eles dizem alguém (umas quarenta pessoas) filmaram e vão subir para o YouTube, a polícia não vai poder apagar, assim como hoje toda a gente tem os telemóveis bloqueados e a polícia não iria conseguir entrar para apagar.
    Enfim o objetivo era criar a imagem e agora é tentar o máximo de aproveitamento, os touros até nem tem importância o que querem mesmo é atenção e 15 minutos de fama

    • A Catalunha é um exemplo, porque os partidos no poder eram em contra e já está. Ainda há gente que reclama. O dia em que ganhem outros partidos, provavelmente a lei mudará. Alias o PP ja quis obrigar Barcelona a voltar atras com as medidas contra as touradas.

      Basicamente o que Barcelona fez, foi que para cada Tourada fosse necessario um permisso especial do camara municipal. E eles sempre decidem nao dar esse permisso especial 🙂

      • De qualquer forma um exemplo de democracia.
        Aqui ninguém se chateia de não ter touradas e a praça de touros foi transformado em centro comercial

  3. Só se perderam as que caíram no chão.
    Eu também não vou invadir um restaurante vegan só porque sou “carnívoro ou peixívoro”, não sou vegetariano mas respeito aqueles que o são.
    Deviam aprender que a liberdade de uns acaba aonde começa a liberdade dos outros, uns gostam outros não…

    • Mas todos os direitos tb começam com manifestações ilegais…vejamos os caso da liberdade das mulheres,dos gays,até da própria democracia.

      • Andam aí umas manifestações legais que vão resolver isto…
        No Reino Unido, França e Alemanha (pelo menos), há barbudos e lençóis a manifestarem-se pela implementação da sharia. Quando isso for realidade deixe estar que acabam-se a tourada, os direitos das mulheres, dos gays e a democracia!

  4. Com certeza deve de gostar de comer bife, comer fevras de porco, frango no churrasco…

    Não adimiro touradas,só a pega pq acho que é de igual para igual, mas respeito que os outros as vejam.

    A agressão era evitada mas já que estavam dentro da arena eu deixava que eles conhecessem o touro.

  5. A democracia é respeitar as tradições e os direitos mesmo das minorias. Barrancos conseguiu ver consagrada na Lei ao fim de muita luta o direito a ter touros de morte. Não sou aficionado, nem vou ver touradas mas defenderei o direito de eles as realizarem. Mesmo que a maioria seja contra há algo que se chama história e tradição de um povo. Há povos que mantêm direitos ancestrais de caçar baleias, mesmo golfinhos, outros em Africa de matar leões ou macacos ,mesmo quando essas espécies estão ameaças. Depois temos estes idiotas que acham que devem acabar com tudo e à sua maneira são tão fundamentalistas como o DAESH ou AL-QAEDA. Não precisamos deste tipo de pessoas para nos indicar caminhos a Democracia chega

    • Estou contra a evasão da arena, mas, também, sou anti-touradas. Sr. Renato Martins – se vamos falar em “”história e tradição” vamos por maus caminhos: Não acredito que o sr. esteja de acordo,por exemplo, Cruzadas,Inquisição, santo ofício, caça às bruxas, pena de morte, escravatura, a mulher só ter obrigações (especialmente de procriar) e poucos ou nenhuns direitos.
      Sabe por que existe touradas em pleno séc. XXI? – Porque não existe civismo/Educação, valores/moral (não estou a falar da moralização hipócrita de certas religiões), existe muita inteligência do conhecimento, mas a inteligência comportamental é muito medíocre e cultura geral é melhor não falar… Já me esquecia: somos muito cultos em futebol, fátimas, novelas, casa dos degredos, crendices/milagrismos) etc.

      • Quando se procura um tom professoral é sempre bom ter conhecimento profundo do assunto pois de outra forma dá mau resultado. Por acaso sabe que no interior de Portugal existe uma grande tradição com os touros, sendo que nesses locais os populares vão para a arena protegidos por uns paus enquanto o touro lhes procura acertar ? Nesses locais os touros não são espetados com bandarilhas e a tradição mantem-se forte. O que é que isso tem a ver com civismo e educação ? Nada …

      • Vc confunde história com tradição e acaba por misturar as duas.
        Cruzadas – foram história. Sabe que aconteceram como reacção de defesa de Jerusalém? Nunca se tornaram tradição, era o Papa que “convocava” a cruzada.
        Caça às bruxas – mais uns acontecimentos de cariz histórico. Indique-me onde é que a caça às bruxas assumiu tom cultural sff.
        Escravatura – aqui sim, você tem história E para algumas culturas tradição. Sempre existiu escravatura desde que o homem é homem. Na cultura ocidental foi (e bem) abolida, já na cultura islâmica está “consagrada” no Corão, já que o profeta fez e teve muitos escravos. Actualmente continua a ser praticada na Arábia Saudita, Dubai e também nalguns países africanos (aqui sim você pode falar de tradição).
        A mulher só ter obrigações (deu como exemplo o de procriar) – mais uma vez cita um exemplo do que foi a história no ocidente, onde essa mentalidade parece estar ultrapassada e mesmo consagrada a igualdade de direitos na Lei. No entanto irá encontrar essa mentalidade como tradição em muitos países subdesenvolvidos, onde os filhos ainda são a segurança social para a velhice (vários países africanos e asiáticos, talvez mesmo alguns sul-americanos). Também tem a tradição da inferioridade da mulher relativamente ao homem confirmada por muitos imãs muçulmanos na sua cultura, recordo-lhe por exemplo, que só este ano é que foi permitido às mulheres sauditas tirar a carta de condução.
        Quanto ao civismo/educação/valores/moral, é verdade, o nosso país está manco e a nossa democracia ferida de morte. sabe porquê, porque não se fazem referendos (estes sim dão voz ao povo), e preferem andar todos à porrada, acreditando que os nossos políticozinhos medíocres nos defendem e aos nossos interesses…isto num país com um enorme grau de abstenção! Exemplo? Este mesmo das touradas, onde quem é contra (e eu não sou nem a favor nem contra) procura IMPÔR a sua vontade e ponto de vista sobre os outros. Senhor, isto assim não é democracia, é ditadura.

      • Na minha modesta opinião não me interessa saber se é tradição ou história, mas sim reconhecer, que o relacionamento humano e não só está pouco Humanizado. Não me considero dono da razão, nem perfeito, pois não existem pessoas perfeitas, no entanto, considero que já é tempo mais que suficiente, de reconsiderar como estamos a mal tratar o relacionamento Humano (somos os maiores perdedores) e a degradar o meio ambiente. Também desconhecia que criticar uma actuação ou discordar de algo que acho errado, isto é, pouco recomendável “não é democrático, é ditadura”. Infelizmente penso que muitas pessoas não merecem viver em democracia, nem sequer exercem o dever cívico de irem votar – foi para isto que tantos portugueses, tanto sofreram nas masmorras da PIDE e alguns até pagaram com a própria vida? Os políticos de então lutaram por ideais e a grande maioria actualmente quais são os seus ideais? Posso recordar, SALGUEIRO MAIA “não se preocupem o que vão fazer com o meu corpo, mas sim com aqueles que querem destruir aquilo que ajudei a construir”… Igualmente sou favorável ao referendo, mas reconheço que ainda vivemos muito no conformismo, no deixa andar e salve-se quem poder…

  6. Deves estar a enfiar o barrete, a tomar as dores de toiro, ou boi manso !!!!
    Estes activistas de merda deviam era apanhar mais, para ver se respeitam uma maioria que é aficionada e aprecia o espectaculo taurino.

      • A isso se chama de pega de caras.
        Sinceramente sou contra usar um animal para diversão, por isso recuso ir a circos com animais ou touradas, mas confesso que a pega de caras me fascina pela coragem de enfrentar, cara a cara, um animal com um poder demolidor

  7. Porque são tradições ter : escravos, mutilação genital , casamentos com crianças 5 anos etc.
    temos que continuar com tradições. Algumas nem deveriam ter existido e as que poder-mos evitar como chacinar seres vivos por puro prazer .Quem tem coragem de torturar animais também tem para seres humanos.Deveriam ser identificados e ser obrigados a testes psicologicos ou qualquer dia temos novidades de violencia domestica.

    • Por essa ordem de ideia os caçadores são todos assassinos e deviam fazer testes psicológicos … Se a burrice pagasse imposto o Mr Paulo andaria todo carimbado e os Portugueses bem mais folgados económicamente ….

      • Toureiros e caçadores desportivos são como farinha do mesmo saco. Dar-lhes um teste psicológico é, na verdade, uma boa idéia, uma vez que poderia identificar a origem de suas tendências violentas e até levá-los ao tratamento.

      • E então os militares que nas guerras matam pessoas por ordem do poder político instituído quando regressassem ao seu País deveriam ser todos julgados como criminosos !! E os polícias que abatem ladrões armados em situações limite teriam que ser julgados como criminosos. Testes psicológicos para todos antes do Julgamento … Cá para mim a Lusitânia quer é um negócio à volta da psicologia !!!!!

  8. Este fenómeno anti-tourada indica que mais ano menos ano, mais década menos década, este tipo de espetáculo irá acabar. Embora não se possa falar de uma lei da História, a verdade é que é assim que muitas “tradições” e práticas seculares acabam por desaparecer, após um período mais ou menos longo de contestação. Penso que as touradas não irão constituir exceção, uma vez que a ética animal se vai impondo e é inegável que, apesar do gado taurino ser dentro dos bovinos provavelmente o que reúne melhores condições de bem-estar na sua criação, a tourada erige-se sobre o sofrimento animal, facto que nem os mais aficionados ousarão desmentir. E isso, aos olhos do nosso tempo, começa a ser claramente inaceitável.

  9. “Havia um homem que creio estar ligado ao toureio a cavalo a incitá-los: «Têm de levar mais, filhos da puta, morram.» – claro que a frase desta senhora não incita a nada, “o homem que creio estar ligado ao toureio” é que é um ordinário (apesar de ninguem saber quem é, nem se está efetivamente ligado ao toureio)… é apenas um comentário sem intenção.
    E que tal cada qual meter-se na sua vida? Alguém obriga a ir à tourada? Alguém obriga a ser vegan? Então cada qual à sua vida…grave era eles tentarem vender a carne do touro no restaurante da senhora, mas como não era nada disso só podemos concluir que os activistas foram lá para armar espectáculo….. e depois dizem que na religião é que há extremistas. ‘Tá tudo doido!

  10. Teria sentido que invadiras um restaurante vegan se estivesses em contra que nao comessem carne. ou em contra que so comem verduras? As accoes acontecem nao porque um faz as coisas diferentes , mas porque se esta em contra do modo como os outros o fazem. Por isso esta gente faz estes protestos contra as touradas.
    A liberdade de uns e de outros nao è facilmente definida, ha muitos pontos de encontro e a fronteira imaginaria nao existe. Ha sempre alguem indignado com qualquer coisa.
    Assim se 1 pessoa gosta de touradas e outra nao, nao acontece nada. Se uma pessoa nao gosta de touradas e outra sim e a que gosta de touradas vai a touradas ou mata touros entao ja esta justificado reclamar.

  11. Eu sou a favor das Touradas, quando os Toureiros são Feridos pelos Touros e de preferencia até a Morte.
    Será que o Partido PAN tem os olhos fechados para estes Animais? pois não são Gatos nem Cães e também tem quatro patas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.