/

Em 2017, PSD recebeu 14 vezes mais donativos do que no ano anterior

5

Mário Cruz / Lusa

No total, os cinco partidos mais votados receberam 1,2 milhões de euros em donativos, mas o PSD foi o que mais recebeu no último ano.

Os cinco partidos mais votados nas últimas legislativas receberam um total de 1,2 milhões de euros em donativos. No entanto, segundo dados obtidos pelo Jornal de Negócios, o PSD foi o partido que recolheu o maior montante: 881 mil euros em 2017.

Este valor é 14 vezes maior do que o valor recebido no ano anterior, que foi de 61 mil euros. Em comparação, o PS recebeu 206 mil euros no último ano.

Os donativos, que só podem ser feitos por singulares e cujo registo histórico prova aumentarem ligeiramente em ano eleitoral, são uma das fontes de financiamento partidário.

Nas contas de 2017 entregues na ECFP, encontram-se as listas de doadores de cada partido. No que diz respeito aos sociais democratas, receberam 394 doações, destacando-se os contributos de Maria Luís Albuquerque, ex-ministra das Finanças, que entregou 1.250 euros, e do anterior líder parlamentar, Luís Montenegro, que doou 900 euros.

Os donativos do Partido Socialista têm-se mantido estáveis nos últimos seis anos, sendo que no ano passado recebeu 206 mil euros num total de 409 doações.

De acordo com a lista, consultada pelo jornal, destacam-se os contributos do eurodeputado Carlos Zorrinho, com 3.340 euros, e os de Alberto Arons de Carvalho e João Cravinho com 25 euros cada. Surge ainda o nome do ex-secretário de Estado do Turismo de um Governo socialista, Bernardo Trindade, com 500 euros e o presidente do Governo regional dos Açores, Vasco Cordeiro, com 1.800 euros.

Já o CDS recebeu 131 mil euros em 2017. Entre os contribuintes destaca-se os deputados Telmo Correia, com 48 euros, Filipe Anacoreta Correia, que entregou 713 euros, e Filipa Champalimaud, neta de António Champalimaud, com cinco mil euros.

Apesar de ter registado o maior montante dos últimos seis anos, o Bloco de Esquerda recebeu apenas 7.720 euros. Por sua vez, o PCP recebeu 6.680 euros.

ZAP //

5 Comments

  1. Alguma desta súbita generosidade leva a desconfiar.
    Donativos a partidos para quê? Para poluirem o país, de norte a sul, com cartazes dignos de imbecis?

    • Concordo consigo! o termo é mesmo esse… POLUIR e POLUIR e no final, depois de assentarem praça no poleiro, fabricam leis para lixar aquele que atira 1 papel ao chão….

    • Normalmente são “devoluções”/contrapartidas por dinheiro/decisões que receberam do Estado de forma fraudulenta (com a ajuda dos políticos desse partido)!
      Como as famosas tranches (que passaram o milhão de euros) que foram depositados na contas do CDS depois da aprovação polêmica do abate de sobreiros (para fazer um favor aos “amigos” do grupo Espirito Santo)!…

  2. Deviam investigar era o Portugal 2020 e o POISE. Ver que candidaturas são aprovadas e os motivos. Investiguem e pasmem-se com os resultados!

    • Mas isso já é bem mais “investigado” e escrutinado do qualquer conta/donativo de qualquer partido!!
      É que nem tem comparação…
      Mas conta/mostra lá um caso, para ver se é assim tão chocante como dás a entender…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.