/

Mega-operação das autoridades portuguesas salva francês das mãos de mafioso

amn.pt

Podia ser um filme de acção com selo de Hollywood, mas aconteceu de verdade, com uma mega-operação que envolveu Polícia Judiciária, Marinha, Polícia Marítima e Força Aérea Portuguesa a conseguir o resgate de um francês sequestrado, em alto mar, por um conterrâneo com ligações a grupos mafiosos e ao tráfico de droga.

A Polícia Judiciária (PJ) conseguiu libertar um cidadão francês de 28 anos, vítima de sequestro e coacção dentro do seu próprio veleiro, numa mega-operação que envolveu também a Unidade Nacional Contra Terrorismo, a Marinha, a Força Aérea Portuguesa e a Polícia Marítima.

O sequestrador, também de nacionalidade francesa, está em prisão preventiva. O detido, de 42 anos, tem antecedentes por crimes de natureza violenta, revelou a coordenadora da Unidade Nacional Contra-Terrorismo (UNCT), Patrícia Silveira, em conferência de imprensa.

O Correio da Manhã acrescenta que o detido tem ligações a “um grupo mafioso” que está associado ao tráfico de droga.

O veleiro e a vítima foram localizados na passada sexta-feira, já em águas internacionais, “a 400 quilómetros da costa”, explica o porta-voz da Marinha, o comandante Pereira da Fonseca, em declarações citadas pelo Diário de Notícias.

As autoridades portuguesas agiram depois de um pedido de ajuda das autoridades francesas emitido na quinta-feira, a alertar para o possível sequestro a bordo de uma embarcação ao largo da costa portuguesa.

O alerta do sequestro foi dado por um amigo da vítima, em França, a quem esta conseguiu enviar um SMS a pedir ajuda.

“Costumamos colaborar com a Polícia Judiciária em casos de narcotráfico, mas, em 28 anos, não me lembro de uma situação de sequestro”, confidencia ao DN o porta-voz da Marinha.

Já a Judiciária fala do caso como tendo “contornos de criminalidade especialmente violenta“.

A detecção do veleiro com a vítima e o sequestrador só foi possível graças à colaboração da Polícia Marítima e da Unidade Especial de Fuzileiros da Marinha.

A operação de resgate envolveu ainda um helicóptero da Força Aérea e a corveta da marinha Jacinto Cândido que “abordou o veleiro pelas 16:00 de sábado”, com agentes da Judiciária a libertarem a vítima.

A coordenadora da UNCT refere que o barco partiu do porto de Leixões na manhã de 26 de Julho e que se suspeita que o sequestrador queria coagir a vítima a fazer um transporte de droga.

No veleiro, foi apreendida “uma grande quantia de dinheiro“, anuncia a PJ.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.