/

Acordo está assinado, mas EUA mantêm sanções até “completa desnuclearização”

Mike Pompeo disse que os Estados Unidos não repetirão o erro de suspender as sanções à Coreia do Norte antes da completa desnuclearização do país.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, garantiu, esta quinta-feira, que os Estados Unidos “não vão aliviar as sanções” até à “completa desnuclearização da Coreia do Norte”, desmentindo assim as informações divulgadas por media coreanos.

A agência de notícias estatal norte-coreana KCNA terá avançado que Donald Trump disse ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, durante o encontro histórico, que Washington teria a intenção de suspender as sanções contra Pyongyang.

Em Seul, para discutir os resultados da histórica cimeira com os ministros dos Negócios Estrangeiros do Japão e da Coreia do Sul, Taro Kono e Kang Kyung-wha, respetivamente, Mike Pompeo reiterou que os Estados Unidos ainda querem a “completa, verificável e irreversível” desnuclearização da Coreia do Norte.

Na quarta-feira, o chefe da diplomacia norte-americana disse esperar que “o essencial do desarmamento nuclear” da Coreia do Norte ocorra até ao final do mandato de Donald Trump, em 2020.

O Presidente dos Estados Unidos e o líder norte-coreano tiveram, esta terça-feira, um encontro histórico, em Singapura, no final do qual Trump disse estar preparado para iniciar uma nova etapa nas relações com a Coreia do Norte. Já Kim Jong-un comprometeu-se com a desnuclearização completa do arsenal de Pyongyang.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.