/

As setas do PSD desapareceram sem aviso. Militantes estão revoltados

14

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O símbolo do PSD perder as suas três míticas setas. Esta mudança está a provocar algum desagrado entre os militantes do partido.

A direção de Rui Rio remodelou o site do partido e fez desaparecer todas as setas que antes integravam o logótipo do PSD. Os canais digitais do partido foram renovados e, ao que parecem, o símbolo de Partido Social Democrata é agora um retângulo laranja com a sigla a branco.

Não estão em lado nenhum. As três famosas setas sobrepostas e viradas para cima, desapareceram. As setas simbolizam a luta dos militantes sociais-democratas contra o nazismo e os três princípios do movimento: o poder político e intelectual, a força económica e social e a força física.

As cores das setas – laranja, vermelho e preto – simbolizam “movimentos e correntes de pensamento que contribuíram para a síntese ideológica e de ação da social-democracia”.

“A seta negra recorda os movimentos libertários do século passado, a vermelha, lembrando as lutas das classes trabalhadoras e dos seus movimentos de massa, e a branca, apontando os valores do homem, a tradição Cristã e humanista da Europa consubstanciada no Personalismo”, lê-se no site do PSD.

Os militantes não gostaram. Virgínia Estorninho, uma militante histórica de Lisboa que deu conta da alteração no último Conselho Nacional do partido, não se conforma. “Tiraram-nos as setas e enfiaram-nos num quadrado laranja. Não admito isso”, disse ao Público, queixando-se de que estão a apagar a identidade do PSD.

“Se as setas não foram repostas, organizo uma manifestação à porta da sede do PSD”, garante Virgínia Estorninho, adiantando que, apesar de não ter dado prazo a José Silvano, secretário-geral do partido, para repor a imagem, planeia concretizar esta ameaça.

Por sua vez, José Silvano diz que a alteração foi realizada antes de tomar posse do cargo de secretário-geral do partido, mas admite que as setas poderão voltar a ser integradas no símbolo do partido.

As setas – que fazem parte do símbolo do partido desde 1974 – desapareceram do site do PSD, da PSD TV e da página de Facebook do partido. No site, já só se veem em fotografias e no fundo da página, junto ao símbolo do PPE.

O ex-deputado e ex-secretário-geral adjunto do PSD entre 2000 e 2002, Luís Cirilo, já se manifestou o seu desagrado no Twitter. “A direção do PSD só tem um caminho: Repor imediatamente as setas e pedir desculpa aos militantes por esta agressão à nossa memória e à nossa identidade. E ontem já era tarde…”, escreveu.

À TSF, António Capucho, histórico do PSD que já não é militante do partido, admite que a mudança do símbolo viola os estatutos do partido. “O símbolo do Partido é formado por três setas, de cor preta, vermelha e branca, que representam os valores fundamentais da Social-Democracia: a liberdade, a igualdade e a solidariedade”, consta no artigo 4.º.

ZAP //

14 Comments

  1. Se tirarem as setas… É ridículo. Eu sei que não é um logo que faz um partido nem as qualidades dos seus políticos e militantes. Mas alterar o símbolo pode também querer dizer alterar a ideologia que ele simboliza… E isso não faz sentido nenhum. Se querem outra ideologia fundem outro partido e comecem do zero.

    Se é mudam-se os tempos, mudam-se as vontades… Mudem então para outro partido.

    Mas o mais certo é voltarem em breve, as setas.

  2. Se está no artigo 4 dos estatutos então está a violar a sua própria lei. Lol. Mesmo fora do governo os partidos violam as leis que criaram. Lol.

    • O problema é que os adeptos dos clubes de futebol, ai perdão, queria dizer os militantes dos partidos políticos, olham a politica com um sentido clubistico, defendem cegamente medidas e acções só porque são daquela côr e símbolo!
      A politica não tem de ter cores ou símbolos, a politica são as pessoas e o que elas conseguem fazer por uma causa, seja ela qual for!
      Quero lá saber se são de direita ou esquerda, desde que façam o melhor por Portugal e pelos Portugueses…
      Por isso quando vou votar, voto em pessoas independentemente da cor politica… Vai contra o que os partidos querem, bem sei, porque afinal para eles é o fim do seu alimento.
      No entanto, quem vê a politica desta forma não se deixa toldar por manipulações clubistico-partidárias.
      Sou livre de pensamento e livre de julgamento não deixo que nenhum partido me manipule, viva a pluralidade de ideias e de convicções!
      Abaixo as maiorias absolutas, vivam as geringonças de esquerda e/ou direita!

      • Ana Isabel, parabéns pelo comentário. Já há muitos anos que também digo isso mesmo. Não se é de um partido como se de um clube se tratasse. Vota-se no partido, numa decisão puramente racional, que melhor defender os nossos interesses num determinado momento. De contrário, quem se diz ser do partido A ou B como se de um clube se tratasse, só contribui para transformar a política num circo, como é o futebol.

      • Partilho, a 1000%.

        Só comento que mudar o símbolo de um partido, normalmente, não é como mudar o símbolo de uma marca comercial, pura decisão de marketing e do director de turno, em função das sensações e do vento do mercado…

        Tem a ver com uma identidade ideológica e com alguns preceitos estatutários.
        Feito desta forma, tem um bocado de sabor de despotismo.

        Espero que os militantes, os simpatizantes e toda a restante população tire as devidas conclusões.

  3. Eu não sou do PSD nem do PS, mas retirar as setas ao PSD, ou a foice do partido comunista, ou já agora a esfera anillar da bandeira nacional… parece-me um pouco idiota. Mas é certo que os tempos mudam… era preciso é votar na assembleia do partido, uma vez que está escrito nos estatutos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.