Uma mega aula de yoga, iluminada por velas sustentáveis, foi o desafio lançado hoje pela organização não-governamental World Wide Fund for Nature (WWF) em Portugal para a “Hora do Planeta” 2014.
Tal como acontece desde 2007, no último sábado de março todos os habitantes do planeta são convidados a apagar a luz às 20:30 (hora local), numa ação simbólica em defesa do ambiente.
Em Portugal está a ser promovida uma mega aula de yoga para essa hora, tendo sete cidades já aderido à iniciativa: Lisboa, Cascais, Oeiras, Santarém, Coimbra, Évora e Tomar.
A aula é aberta a todos os cidadãos e vai ser iluminada por velas sustentáveis, que serão distribuídas aos participantes.
Segundo Ângela Morgado, da WWF, a “Hora do Planeta” começou em 2007 na Austrália, no ano seguinte “transformou-se num movimento global com mais de 65 milhões de pessoas em 35 pessoas a aderirem”.
“No ano passado, participaram dois mil milhões de pessoas, em 164 países e sete mil cidades”, acrescentou.
Em Portugal, está previsto que mais de 30 cidades participem no dia 29 nesta iniciativa, que vai também deixar às escuras vários monumentos nacionais como a Ponte 25 de Abril, o Cristo Rei, o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém (todos em Lisboa), os palácios da Pena e de Monserrate e o Castelo dos Mouros (em Sintra), entre outros.
Presente nesta cerimónia de apresentação da “Hora do Planeta 2014” esteve o vereador do Ambiente e Energia na câmara de Lisboa, José Sá Fernandes, bem como alguns dos embaixadores da iniciativa, como as atrizes Joana Seixas e Sylvie Dias, a radialista Joana Cruz e a apresentadora Ana Rita Clara.
/Lusa