/

Morreu Inuka, o único urso polar nascido nos trópicos

Wallace Woon / EPA

Inuka, o urso polar do zoo de Singapura

O único urso polar alguma vez nascido nos trópicos, Inuka, morreu esta terça-feira em Singapura, aos 27 anos, por problemas relacionados com a sua avançada idade, anunciou a organização Wildlife Reserves Singapore.

“Com grande pesar, dizemos adeus ao nosso querido urso polar Inuka nesta manhã. Apesar dos maiores esforços de sua equipa veterinária, o estado de Inuka agravou-se e foi adotada a decisão, difícil mas necessária, de não o reanimar”, adiantou a organização em comunicado.

Um exame médico efetuado no último dia 3 confirmou que a saúde deste urso branco, ou Ursus maritimus, nascido a 26 de dezembro de 1990 no zoológico de Singapura, onde foi acolhido como um presente natalício, se tinha deteriorado acentuadamente.

Os pais de Inuka eram Cheeba, nascida em cativeiro e que chegou a Singapura procedente de um zoológico alemão, e Nanook, nascido em liberdade e que acabou no zoológico canadiano Winnipeg.

A esperança de vida de um urso polar macho em liberdade oscila entre 15 e 18 anos. Aos 27 anos, a idade de Inuka correspondia à de um humano com 70 anos.

With a heavy heart, we bade farewell to our beloved senior polar bear Inuka this morning. Despite the best efforts of…

Publicado por Wildlife Reserves Singapore em Terça-feira, 24 de Abril de 2018

A morte de Inuka, o quarto e último urso polar na reserva de Singapura, encerra uma era no zoológico da cidade asiática. A direção anunciou que Inuka não será substituído, e que o Zoo de Singapura não terá mais ursos polares.

A exposição do animal gerava críticas de grupos de ativistas dos direitos dos animais, que desde sempre se manifestaram contra a presença da espécie nos trópicos.

Os ursos polares vivem em países de clima frio, como a Gronelândia, o Canadá ou a Rússia. As temperaturas em Singapura, arquipélago com clima tropical junto à linha do Equador, quase nunca descem a valores inferiores aos 25 graus.

Wallace Woon / EPA

Adeus, Inuka

ZAP // EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.