/

Lago chinês renasceu após décadas sem gota de água

(dr) Sun Zhicheng, Feng Yulei /Xinhua

Li Fei, estudante da Universidade Agrícola de Pequim, estuda o lago Har em 2007. Em baixo, o lago no dia 19 de março deste ano.

Li Fei, estudante da Universidade Agrícola de Pequim, estuda o lago Har em 2007. Em baixo, o lago no dia 19 de março deste ano.

O lago Har, localizado no deserto de Gobi, na província de Gansu, na China, renasceu muitos anos depois de ter secado, graças a um ambicioso plano de recuperação das autoridades chinesas.

Com mais de 24 quilómetros quadrados, o local não tinha nem uma gota de água desde os anos 1970. No entanto, de acordo com o China Daily, após anos de investimentos e obras em canais de alimentação, as autoridades chinesas conseguiram ressuscitar o Har.

“Vários anos de dragagem e reparação de canais dos rios locais, além de um alto nível de precipitação no ano passado, trouxeram o lago de volta à vida“, disse Sun Zhicheng, chefe do departamento de pesquisa da Administração de Reserva Natural de Dunhuang.

Segundo Wu Jinkui, investigador da Academia de Ciências da China, o renascimento desse lago significa que o nível de água subterrânea tem aumentado, e serve como prova da melhoria ecológica geral na região.

No entanto, o Har pode voltar a desaparecer. “Se o lago não conseguir acumular água suficiente na próxima primavera, ele pode desaparecer novamente no verão”, alerta o investigador.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.